14 de janeiro de 2010

Kid Vinil: "Os melhores discos nacionais de 2009"





Kid Vinil falou em sua coluna no Yahoo sobre o que considera os melhores discos nacionais do ano que passou:

"Esse ano também foi bastante produtivo para o rock e para a música brasileira em geral. Mais do que nunca a cena independente dominou, e além dos grandes nomes como Caetano, Ney Matogrosso e Erasmo Carlos lançarem bons discos, foram revelados grandes talentos da nova MPB como Lucas Santana e Mariana Aydar.

Resolvi fazer uma lista, não somente de rock, mas incluindo grupos e intérpretes que tem influência do rock, porém bebem na fonte da MPB e de outros estilos."

1 - ERASMO CARLOS - ROCK ´N´ ROLL

O primeiro da minha lista é o "tremendão" pois tudo começou lá na jovem guarda, no inicio dos anos sessenta. Bobagem contestar e questionar se aquilo era rock ou não. É evidente que era o rock brasileiro da década de 60. Erasmo Carlos é um de nossos primeiros roqueiros, e esse disco é uma maravilha de cabo a rabo.

2- ARNALDO ANTUNES - IÊ, IÊ,IÊ

Um dia ele foi dos Titãs do Iê,Iê,Iê e hoje ele resgata as influências dos anos sessenta, quando se usava esse termo na Jovem Guarda. Não se trata de um disco de regravações, mas de canções inéditas e inspiradas de Arnaldo Antunes.

3-OTTO - CERTA MANHÃ ACORDEI DE SONHOS INTRANQUILOS

Em 1999 quando trabalhei na gravadora Trama, Otto (ex-Mundo Livre) lançava "Samba Pra Burro", seu primeiro álbum. A mistura das batidas eletrônicas com rock e música brasileira sempre foram os ingredientes principais dos trabalhos de Otto.

4-CIDADÃO INSTIGADO - UHUUU!

Banda cearense radicada em São Paulo, lançou seu terceiro disco em 2009 com aquelas agradáveis influências setentistas, teclados, moog sintetizadores e l etras bem humoradas. Faz até lembrar aquela época inspirada dos anos 70 quando apareceu o pessoal do Ceará: Ednardo, Fagner, Belchior e Amelinha.

5-NUMISMATA - CHORUME

Essa é uma das minhas bandas favoritas da recente cena independente paulista. O disco anterior de 2003, "Brazilians On The Moon", é outro grande álbum dos caras. Sempre fazendo aquela ponte entre a MPB e o rock, esse novo disco tem convidados como Maria Alcina, Luiz Melodia, Kassin e Tatá Aeroplano.

6-MÓVEIS COLONIAIS DE ACAJÚ - C_MPL_TE

Outro dos meus independentes favoritos de 2009, essa super banda de Brasilia é boa em disco e melhor ainda ao vivo. Com dois discos espetaculares e uma mistura deliciosa de rock, ska, bossa nova, jazz e MPB.

7-SERGUEI E BANDA PANDEMONIUM - BOM SELVAGEM

Ele é figura lendária do rock brasileiro, faz parte do folclore roqueiro e lançou esse disco espetacular. Rock básico, letras divertidas, uma fórmula simples, mas que quando interpretadas por Serguei fazem a diferença.

8-RELESPUBLICA - EFEITO MORAL

O trio de Curitiba lançou esse disco no final de 2008, mas pra todos os efeitos eu recebi somente em janeiro desse ano, então resolvi incluí-lo em minha lista de 2009. É o quinto disco do Relespublica, que aposta como sempre num rock mais carregado de influencias sixties de Beatles e The Who.

9-PARALAMAS DO SUCESSO - BRASIL AFORA

Semana passada fui a um show dos Paralamas e, além da banda espetacular que eles são, os caras são de uma humildade e simplicidade que eu jamais vi no rock brasileiro. Esse novo disco resgata aquele clima festeiro que caracterizou a brilhante carreira dos Paralamas.

10-RONEI JORGE E OS LADRÕES DE BICICLETA - FRASCOS COMPRIMIDOS COMPRESSAS

Grupo baiano que, seguindo aquela tradição setentista dos Novos Baianos e pegando carona nas raízes tropicalistas, dão um novo sabor ao rock brasileiro.

11-CHARME CHULO - NOVA ONDA CAIPIRA

Esses curitibanos apostaram, em seu novo disco, no rock que me fez lembrar dos bons tempos de Sá, Rodrix e Guarabyra nos anos setenta.

12- TITÃS - SACOS PLÁSTICOS

Os meus queridos Titãs lançaram um novo disco em 2009 e, vocês sabem, partindo deles só vem coisa boa.

13-MUTANTES - HAIL! OR AMORTECEDOR

Tá certo, não são os Mutantes com Rita e Arnaldo, mas Sergio Dias e seus convidados conseguiram fazer um disco que não faz feio se comparado à clássica discografia da melhor banda do rock brasileiro de todos os tempos.

14-PULLOVERS - TUDO QUE EU SEMPRE SONHEI

Acompanho essa banda há muito tempo, desde quando eles cantavam em inglês. Essa foi a primeira e bem sucedida aventura com letras em portugês.

15-BLACK DRAWING CHALKS - LIFE IS A BIG HOLIDAY FOR US

Há muito tempo existe um selo em Goiania chamado Monstro records, que agita anualmente toda cena cultural local, com festivais como Goiania Noise e Bananada. Essa banda resgata o hard rock setentista com letras em inglês e se enquadram no estilo "Stoner Rock".

16-PUBLICA - COMO NUM FILME SEM UM FIM

Gaúchos premiados como banda revelação de 2009 pela MTV. O quinteto traz em suas influencias coisas básicas como Beatles, Stones, Smiths e Stone Roses.

17-ECOS FALSOS - QUASE

Outra boa surpresa de 2009 é esse terceiro disco da banda paulista Ecos Falsos, bem mais pop que o anterior "Descartável Longa Vida" de 2007.

18-BANDA GENTILEZA - BANDA GENTILEZA

Sexteto curitibano dentro dessa linha de misturar ao rock vários elementos como bolero e samba.

19- WADO - ATLANTICO NEGRO

De Maceió, uma nova proposta misturando música eletrônica, rock, funk e disco music e, naturalmente, as raízes brasileiras.

20- LETUCE - PLANO DE FUGA PRA CIMA DOS OUTROS E DE MIM

Do Rio de Janeiro, a cantora Leticia Novaes e sua banda Letuce fazem um pop bem calmo e melódico.

Fonte desta matéria: Yahoo Música

Nenhum comentário:

Postar um comentário