22 de janeiro de 2010

Discos Marcantes do Slade







Slade - Slayed? (1972)

Origem: Inglaterra
Produtor: Chas Chandler
Formação Principal no Disco: Noddy Holder - Dave Hill - Jim Lea - Don Powell
Estilo: Glam Rock
Relacionados: David Bowie/T. Rex/Alice Cooper/Suzi Quatro
Destaque: Mama Weer All Crazee Now
Melhor Posição na Billboard: 1o


Se David Bowie representava o lado apolíneo do Glam Rock britânico, o lado dionisíaco ficou por conta do Slade. Uma das mais bem sucedidas bandas britânicas de todos os tempos, conseguindo seis primeiros lugares nas paradas de sucesso e doze Top 5. a banda colocava gente até no lustre em shows lotados e a dupla Noddy Holder e Jim Lea (letra e música, respectivamente) chegaram em ombrear gente da estatura de Jagger e Richards no sentido de concorrerem à um duo de criadores da melhor da trilha sonora dos anos 70, com hinos de rock como Happy Xmas Everybody e Cum On Feel The Noise. O paradoxal é que, a despeito de tomarem o Reino Unido de assalto entre 1971 e 74, eles nunca obtiveram êxito similar em terras ianques — o que não os impediu de se tornarem influentes o suficiente para serem a inspiração para o estilo de bandas como o Kiss. Gene Simmons disse que, desde o princípio, admirava a forma com qual o Slade lidava com o público em suas apresentações, sua presença de palco e, sem dúvida, o arranjo marcante de canções como Gudbye T' Jane, que eram canções típicas, em ritmo de marcial, e que se mostrariam, com o tempo, um paradigma de rock’n roll muito boas para — usando a expressão corrente — ‘levantar estádios’, como, por que não dizer, Hold Back The Water, do Bachman Turner Overdrive (1973) e, como não poderia deixar de ser, outra descendente direta de Gudbye T' Jane, Rock And Roll All Nite, do Kiss (curiosamente, as duas fizeram mais sucesso em versões ao vivo). Slayed?, seria o big bang dessa vistosa coqueluche. Embora não tão incensado, audacioso e sofisticado como o Slade On Flame, o terceiro álbum do quarteto inglês apontava para o mega estrelato da banda, com hits como Mama Weer All Crazee Now — primeiro lugar absoluto (em setembro de 72, e que naturalmente alavancou Slayed?, que sairia dois meses depois) nas paradas do Reino Unido, além da supracitada Gudbye T' Jane. O disco ainda contém covers bastante singulares de Move Over, da Janis Joplin e Let The Good Times Roll, da dupla de R&B norte-americana dos anos 50, Shirley And Lee.

Nenhum comentário:

Postar um comentário