28 de dezembro de 2009

Neu!








Neu! (alemão: "Novo") foi uma banda alemã de rock, um dos maiores expoentes do Krautrock. Foi formada em 1971, em Düsseldorf, por Michael Rother e Klaus Dinger após os dois terem participado da banda alemã Kraftwerk. A história dos Neu! é feita de separações e reuniões, álbum após álbum. O último trabalho gravado foi Neu! 4, durante a década de 1980, mas apenas em 1996 o álbum foi editado. Apesar de pouco sucesso comercial, a banda é creditada como influência por diversos grupos de artistas, como PiL, Joy Division, David Bowie, Stereolab, Gary Numan, Ultravox e Simple Minds.

Informação geral

Origem:Düsseldorf

País:Alemanha

Gêneros:Krautrock,industrial,art rock,música eletrônica

Período em atividade:1971 - 1975; 1985 - 1986

Gravadoras:Brain Records,Billingsgate,Astralwerks,Grönland Records

Integrantes:Klaus Dinger,Michael Rother,Konrad "Conny" Plank,Thomas Dinger,Hans Lampe,Eberhard Kranemann,Uli Trepte

História

O Neu! foi formado em 1971 em Düsseldorf como uma variação de uma das formações de outra banda de krautrock, Kraftwerk, cujos primeiros trabalhos também foram produzidos por Conny Plank.

O baterista Klaus Dinger reuniu-se ao Kraftwerk durante as sessões de gravação do álbum debut. O guitarrista Michael Rother foi então recrutado para a banda para o término do álbum. O fundador do Kraftwerk Ralf Hütter deixou a banda nesse momento, e por seis meses a bana consistia de Rother, Dinger e Florian Schneider, uma formação que apresentava-se esporadicamente e que realizava aparições na televisão no programa alemão Beat Club.

O primeiro e homônimo álbum foi lançado em 1972 e vendeu pouco, mas atualmente é citado por diversos artistas como uma referência. Já o segundo álbum Neu! 2 apresenta alguns dos primeiros exemplos de remixes. Empolgados para gravar outro álbum, os integrantes decidiram comprar diversos instrumentos musicais. Com o capital investido pela gravadora eles puderam gravar somente metade do material para um álbum. A empresa não queria aumentar a verba pois as vendas do primeiro álbum não haviam sido boas. Para preencher a falta de material, a banda compôs o segundo lado do álbum com versões manipuladas de seu compacto já lançado, "Neuschnee"/"Super". A canção "Super 16," tornou-se tema do filme de artes marciais de 1976 Master of the Flying Guillotine, de Jimmy Wang Yu. O filme foi posteriormente referenciado por Quentin Tarantino em Kill Bill, também apresentando a canção.

Dinger e Rother eram muito diferentes quando não criavam material juntos, o que influenciou o próximo álbum do grupo, Neu! '75. Um dos lados continha produções de Rother influenciadas pela música ambiente, enquanto segundo tornou-se posteriormente uma influência para a cena punk rock britânica. A banda terminou após o lançamento desse álbum.

Entre outubro de 1985 e abril de 1986, Dinger e Rother voltaram e tentaram adicionar mais sintetizadores e um aspecto mais comercial às canções. Conny Plank faleceu em 1987. Dinger e Rother não trabalharam juntos até a década de 1990, existindo certa acidez entre os dois, parcialmente devido ao lançamento de Dinger de material do Neu! sem conhecimento ou consentimento de Rother, através da Captain Trip Records. No final de 1995 essa gravadora lançou as sessões de gravação de Neu! 4, entre 1985 e 1986. Também lnaçou Neu! '72 Live in Dusseldorf (gravado em 6 de maio de 1972).

Um álbum de tributo ao Neu! foi lançado em 1999, A Homage to NEU! (Cleopatra Records), contando com versões executadas por artistas como Legendary Pink Dots, Download, Autechre, Dead Voices On Air, Khan, Sunroof, System 7 e James Plotkin.

Os direitos do catálogo da banda são conjuntos de Rother, Dinger e Christa Fast, esta, viúva de Plank. Entretanto, por muito anos existiu desentendimento entre Rother e Dinger no licenciamento para tornar a música da banda disponível em CD. A situação foi resolvida em 2001, quando a dupla entrou em estúdio para transferir os álbuns clássicos da banda para CD. A obra foi lançada pela Grönland Records no Reino Unido.

Integrantes

* Klaus Dinger — vocal, bateria, guitarra e teclado (1971 — 1975, 1985 — 1986)
* Michael Rother — vocal, guitarra e teclado (1971 — 1975, 1985 — 1986)
* Konrad "Conny" Plank — produção e engenharia de som

Colaboradores

* Thomas Dinger — bateria (1975)
* Hans Lampe — bateria (1975)
* Eberhard Kranemann — baixo (1972)
* Uli Trepte (1972)

Discografia

Álbuns

* 1972 - Neu! (Brain Records)
* 1973 - Neu! 2 (Brain Records)
* 1975 - Neu! '75 (Brain Records)
* 1995 - Neu! 4 (Captain Trip Records)
* 1996 - Neu! '72 Live in Dusseldorf (Captain Trip Records)

Compactos

* 1972 - "Super / Neuschnee" (Brain Records)

Nenhum comentário:

Postar um comentário