10 de outubro de 2009

Metalcore: os dez trabalhos essenciais do estilo





As origens do metalcore remontam aos meados dos anos 80, onde bandas como AGNOSTIC FRONT e SUICIDAL TENDENCIES misturavam thrash, punk e hardcore. O Metalcore rapidamente se tornou um dos gêneros mais populares com bandas como BULLET FOR MY VALENTINE, TRIVIUM e AVENGED SEVENFOLD atingindo o topo das paradas e conquistando uma grande base de fãs. Abaixo segue uma lista com os 10 álbuns essenciais do estilo, em ordem alfabética por banda.



AS I LAY DYING - 'Frail Words Collapse'




Primeiro álbum após eles terem assinado contrato com a Metal Blade Records, “Frail Words Collapse” é o álbum com o qual a banda aconteceu, onde eles finalmente ganharam um pouco de fama e reconhecimento. O AS I LAY DYING começou a encontrar o som que para eles era mais adequado, o que os levaria para o sucesso no futuro. As primeiras faixas “94 Hours” e “Forever”, umas das principais músicas da banda, fazem parte de “Frail Words Collapse” lançado em 2003.




AVENGED SEVENFOLD - 'Waking The Fallen'



Enquanto os seus últimos álbuns são suspeitos em sua qualidade, o “Waking The Fallen” é o trabalho mais que essencial do AVENGED SEVENFOLD. Não importa o que eles façam no futuro, todo álbum será de certa forma comparado com este lançado nos primórdios de 2003. Os vocais de M. Shadows são executados de forma perfeita, The Ver detona a bateria e a guitarra é acentuada, mesmo com uma produção seca. O AVENGED SEVENFOLD não teve medo de se aventurar em músicas longas, como a “I Won’t See You Tonight”, dividida em duas partes, estas que juntas atingem quase trinta minutos, e a “And All Things Will End” de quase oito minutos.




BULLET FOR MY VALENTINE - 'The Poison'



O primeiro álbum do BULLET FOR MY VALENTINE recebeu críticas positivas e negativas nos EUA. Contudo, ele atingiu disco de ouro com singles como “Tears Don’t Fall” e “All The Things I Hate (Revolve Around Me)”. Em “The Poison” a banda não faz nada original, porém oferece uma diversão aos seus ouvintes, e possui uma faísca de criatividade. Os solos voam livres, os vocais possuem um forte contraste entre rasgados e limpos, e os refrãos são muito pegajosos para seu próprio bem.




CONVERGE - 'Jane Doe'



Considerado o melhor álbum da banda pelos fãs assim como também pelos críticos, “Jane Doe” lançado em 2001 é um ataque sônico implacável, perfurando o ouvido dos ouvintes com vocais rasgados penetrantes e trabalhados de uma forma rítmica imprevisível. A melodia também está lá, com vocais limpos prevalecendo sobre os vocais guturais. Como SHAI HULUD e OVERCAST, o CONVERGE foi uma das primeiras a trazer um som que mais tarde seria copiado por centenas de bandas.




EARTH CRISIS - 'Destroy The Machines'



Um dos primeiros álbuns de metalcore que deu início ao crescimento e popularidade do gênero em meados dos anos 90, “Destroy The Machines” é um marco que simboliza o começo de algo novo no metal. Vocais rasgados, um ritmo ligeiro de guitarras, e uma mistura de elementos hardcore são os ingredientes principais que fazem de “Destroy The Machines” lançado em 1995 um ótimo trabalho. Curto e direto ao ponto, o primeiro disco do EARTH CRISIS é um exemplo reluzente de um metalcore bem desenvolvido.




KILLSWITCH ENGAGE - 'The End Of Heartache'



O vocalista Howard Jones provou ser capaz de substituir Jesse Leach no terceiro álbum, “The End Of Heartache”, lançado em 2004. A banda diminuiu um pouco a agressividade, deixando a melodia se fazer um pouco mais presente na composição. Jones possui tantos vocais guturais energéticos como também um estilo mais limpo. A faixa título, épica e próxima do obscuro “Hope Is…” se prende ao ouvinte muito mesmo depois da última nota ser tocada.




OVERCAST- 'Reborn To Kill Again'



O OVERCAST foi a primeira banda do vocalista Brian Fair atualmente no SHADOWS FALL e do baixista Mike D’Antonio atualmente no KILLSWITCH ENGAGE. Em 2008, o recém reunido OVERCAST lançou “Reborn To Kill Again” que é composto de regravações de 11 músicas antigas e duas faixas novas. A banda teve um grande impacto sobre bandas posteriores, através de seus primeiros álbuns (“Expectational Dilution” de 1994 e “Fight Ambition To Kill” de 1997) que nunca receberam muita atenção da mídia. Com uma forte produção, uma ótima apresentação de Fair, e um punhado moderno de clássicos metalcore, “Reborn To Kill Again” é um golpe do passado que é capaz de se manter relevante, mesmo com a supersaturação do gênero.




SHADOWS FALL - 'The Art Of Balance'



Apesar de ter se direcionado mais para o thrash metal nos anos posteriores, a SHADOWS FALL, de Massachusetts, se tornou uma das principais bandas de metalcore de 2002 com seu terceiro álbum “The Art Of Balance”. Os guitarristas Jonathan Donais e Matt Bachand fizeram uma dupla infernal, com suas primeiras apresentações e uma impressionante exibição de proezas técnicas da qual o metalcore tende a se afastar timidamente. O SHADOWS FALL também fez um ótimo trabalho com um cover de “Welcome To The Machine” do PINK FLOYD.



SHAI HULUD - 'Hearts Once Nourished With Hope And Compassion'



O primeiro álbum do SHAI HULUD lançado em 1997 teve um grande impacto sobre o rumo que o metalcore viria a tomar. Misturando punk, hardcore e metal, o “Hearts Once Nourished With Hope And Compassion” é uma monção de peso que sufoca o ouvinte, com uma poderosa mensagem da qual tirar proveito. Enquanto a banda agregou mais elementos progressivos em seus álbuns posteriores, o “Hearts Once Nourished With Hope And Compassion” era o som de uma banda jovem e enraivecida pronta para dominar o mundo.



TRIVIUM - 'Ascendancy'



“Ascendancy” de 2005 é um álbum fantástico de metalcore, possui os melhores elementos do gênero e não satura o álbum com repartições inúteis e baladas extravagantes desnecessárias, guardadas para “Dying In Your Arms”. Uma coisa que não podemos negar é a habilidade nas guitarras de Matt Heafy, e ele estava finalmente encontrando sua voz, com urros fortes e aperfeiçoando os vocais limpos. “A Gunshot To The Head Of Trepidation” e “Like Light To The Flies” possui guitarras insanas e são as melhores “porradas” do álbum inteiro.

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