26 de outubro de 2009

Hoje na história do Rock Brasileiro - 26/10



- 1950: Nasceu, no Rio de Janeiro (RJ), Francisco Sérgio de Sousa Medeiros, mais conhecido como Sérgio Magrão, baixista do 14 Bis. Ele trabalhou como técnico de som da banda O Terço e também tocou como músico de apoio de Sá & Guarabira no início dos anos 70.

- 1954: Nasceu, em São Paulo, o baterista Franklin Paulillo da Costa que já tocou com Tutti Frutti, Made in Brazil, Marcelo Nova & Raul Seixas, Camisa de Vênus, entre outros. Franklin é fera!

ATENÇÃO - 1979: Surgiu a banda paulistana de punk rock Cólera. Considerada uma das primeiras bandas punks do Brasil, o Cólera participou da primeira coletânea de punk rock Grito Suburbano, ao lado de Olho Seco e Inocentes. Em 1984 lançou o primeiro disco Tente Mudar o Amanhã e foi a primeira banda de rock no Brasil a fazer uma turnê européia, em 1987. Entre seus sucessos estão “Violar Suas Leis”, “Subúrbio Geral”, “Medo”, “Palpebrite” e “Pela Paz”. A formação inicial era Redson (baixo e vocal), Pierre (bateria) e Helinho (guitarra. A formação clássica era Redson (guitarra e vocal), Pierre (bateria) e Val (baixo).

ATENÇÃO - 1989: A Legião Urbana lançou o quarto disco As Quatro Estações. Os destaques são “Pais e Filhos”, “Há Tempos”, “Meninos e Meninas”, “Quando o Sol Bater na Janela do seu Quarto” e “Eu era um Lobisomem Juvenil”. O disco chegou às lojas com 450 mil cópias vendidas e é um dos maiores sucessos da discografia da banda.

- 1992: O Engenheiros do Hawaii lançou o sétimo disco Gessinger, Licks & Maltz. Os destaques são “Ninguém = Ninguém” e “Parabólica”.

ATENÇÃO - 2006: Morreu, aos 74 anos, em decorrência de um câncer na bexiga, o maestro, arranjador e compositor Rogério Duprat. Em 1956 fundou a Orquestra de Câmara de São Paulo e fez diversas composições para televisão, cinema e teatro, sendo autor de mais de 40 trilhas sonoras. Participou dos movimentos Música Nova e Tropicália. Em 1963, foi o arranjador de “Vigésimo Andar” (Twenty Flight Rock, original de Eddie Cochran), gravado por Albert Pavão. Fez diversos arranjos para Os Mutantes e recebeu diversos prêmios. Afastou-se da música por motivos de audição e resurgiu em 1997 numa participação no disco Liga Lá de Lulu Santos como arranjador da música “Tempo/Espaço”. Duprat transformou-se em uma espécie de George Martin (produtor dos Beatles) do rock brasileiro, especialmente pelo trabalho ao lado dos Mutantes. Nos anos sessenta, além dos Mutantes, ele produziu discos de Gilberto Gil e Gal Costa e, nos setenta, do Terço (no disco "Criaturas da Noite") e, nos oitenta, do 14 Bis, especialmente. Duprat nasceu em 07 de fevereiro de 1932.



http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário