Elton John – Madman Across The Water (1971)
Origem: Inglaterra
Produtor: Gus Dudgeon
Formação Principal no Disco: Elton John - Paul Buckmaster - Tony Burrows - B.J. Cole - Roger Cook - Ray Cooper - Terry Cox - Brian Dee - Lesley Duncan - Jack Emblow - Herbie Flowers - David Glover - Sue Glover - Davey Johnstone - David Katz - Chris Laurence - Sunny Leslie - Diane Lewis - Barry Morgan - Lee Murray - Brian Odgers - Nigel Olsson - Alan Parker - Roger Pope - Caleb Quaye - Barry St. John - Chris Spedding - Terry Steele - Liza Strike - Les Thatcher - Rick Wakemann
Estilo: Rock Pop
Relacionados: Bread/Bee Gees/America
Destaque: Levon
Melhor Posição na Billboard: 41o
Madman Across The Water, o quarto álbum do britânico Elton John, está um pouco longe de representar o auge do compositor, como em Goodbye Yellow Brick Road ou Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy, mas se notabiliza por dois aspectos interessantes: é tanto a consolidação da perfeita parceria musical entre ele e o poeta e letrista Bernie Taupin (certamente uma das mais exitosas e duradoras da história do rock), iniciada quatro anos antes e o começo da fase mais prolífica de John, iniciada em Tumbleweed Connection. Junto com outra dupla, Gus Dudgeon na produção e Paul Buckmaster nos arranjos (principalmente os de orquestra de cordas), o quarteto capitaneado por Elton se tornou em uma massiva fábrica de discos de excelente qualidade ao entronizar uma fórmula que amalgamava um soft rock convincente em letras extensas e narrativas e baladas pop consistentes com camerísticos arranjos orquestrais (Buckmaster, que também colaborou com os Rolling Stones em Sticky Fingers e Goat Head’s Soup, tinha a capacidade de modernizar a linguagem orquestral em músicas eminentemente pop, sem cair em fórmulas macarrônicas e batidas, no melhor (!) estilo Mantovani) e corais (como em All The Nasties) que transformam Madman em uma quase cantata moderna. Madman também se destaca por apresentar um sabor mais pastoral às letras típicas de Taupin em faixas menos incensadas de Elton John (como Crocodile Rock, por exemplo) que, anos mais tarde, iria flertar com o glam rock e se transformar num personagem de si mesmo. Muitos que travaram conhecimento com essa segunda fase do compositor inglês desconhecem o momento mágico do músico em formação, que precedeu o Liberace colecionador de óculos das décadas seguintes. E Madman surpreende por ser um disco perfeito e pouco conhecido, com um material — vamos dizer assim — plenamente inédito de sucesso (com exceção de Tiny Dancer, Levon e a faixa que dá título ao disco). O próprio Elton John só recentemente resolveu desenterrar algumas de suas canções no set-list de sua mais recente turnê, fazendo justiça a um dos melhores trabalhos de sua extensa (embora um pouco irregular nos últimos tempos) carreira. É o melhor álbum para conhecer uma faceta ligeiramente B do cantor e compositor — ou o seu autêntico lado A.
Faixas
Lado 1
1. "Tiny Dancer" – 6:12
2. "Levon" – 5:37
3. "Razor Face" – 4:40
4. "Madman Across the Water" – 5:22
Lado 2
1. "Indian Sunset" – 6:45
2. "Holiday Inn" – 4:22
3. "Rotten Peaches" – 5:14
4. "All the Nasties" – 5:08
5. "Goodbye" – 1:48
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