14 de outubro de 2009

Discos Marcantes do Emerson, Lake & Palmer II





Emerson, Lake & Palmer - Pictures at an Exhibition (1971)

Origem: Inglaterra

Produtor: Greg Lake

Formação Principal no Disco: Keith Emerson – Greg Lake – Carl Palmer

Estilo: Rock Progressivo

Relacionados: Yes/ Jethro Tull/ King Crimson

Destaque: Nutrocker

Melhor Posição na Billboard: 10o


Conforme aparece na capa da partitura, "em Lembrança a Viktor Hartmann", o compositor russo Modest Mussorgsky — um dos solenes membros do nacionalista Grupo dos Cinco — concebeu em 1874 a suíte em dez movimentos para piano a quatro mãos em memória ao inesquecível amigo (de longa data) pintor (um tanto obscuro), desaparecido trágica e precocemente, no ano anterior. Obscuro porque muito da produção de Viktor restou apenas na fatigada retina de Modest que, na forma da moda de antanho, escreveu Pictures at an Exhibition no estilo dos poemas sinfônicos de Liszt, ou seja, transpondo para a imaginação musical as impressões visuais de forma absolutamente livre, inspirado em aquarelas e de desenhos do Hartmann criou sobre vigileaturas ao Velho Continente e cenas de sua terra natal, a Ucrânia. A partitura foi concluída em menos de um mês; contudo, ela permaneceu em esboço e só foi publicada (em 1931) muito tempo depois da própria morte de Mussorgsky. Um dos colaboradores do Grupo dos Cinco, Nikolai Riminski Korsakov (o maior de todos, da A Grande Páscoa Russa e de Sheherazade) foi quem concluiu o trabalho restante e a editou. Em 1922, Ravel transpôs a música para orquestra sinfônica — fato que ajudou a popularização da suíte de Mussorgsky pelas salas de concerto afora. Porém, o autor do Bolero não foi o único a transcrever Pictures at an Exhibition: no auge do seu sucesso, o trio britânico Emerson, Lake & Palmer decidiu transformar a peça do compositor russo em sua profissão-de-fé. superando todas as dificuldades, o trio recriou cenas da suíte e detalhe: ao vivo, no City Hall de Newcastle. O mais genial ficou a cargo de Keith Eemerson: além de um Hammond, de um moog (responsável pelos trechos mais 'grotescos' das cenas da suíte) e de uma clavineta, ele arastou um órgão de igreja para a sala de concerto. E o órgão que toca o Promenade, o leitmotiv que significa o "espectador" e percorre toda a obra, como uma pausa (e introdução)de cada quadro da exposição. O tema condutor aparece o tempo todo como um prelúdio de cada movimento e mostra tanto a genialidade de Mussorgsky em transformar imagens e idéias quanto a do ELP, tanto em alternar o motivo condutor nas especialidades de teclado (por Emerson) quanto em colocar a voz humana na peça. O single de Pictures at an Exhibition, Nutrocker, que na verdade é outra homenagem a outro compositor russo, Pyotr Tchaikovsky: é uma transcrição da abertura da suíte do ballet Quebra Nozes. O álbum do trio, lançado no fim de 71, vendeu mais que xepa. Nem Mussorgsky, nem Theodor Adorno, imaginariam algo parecido.



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