8 de fevereiro de 2009

Discos marcantes dos Secos e Molhados


Secos e Molhados (álbum de 1973)

Secos & Molhados é o disco de estréia do grupo homônimo, lançado em 1973. O disco foi um fenômeno em vendas, recebeu dupla certificação de disco de diamante da ABPD.

Álbum

Neste trabalho, os S&M incorporaram a músicalidade da MPB da época e colocou toques de rock and roll, baião, folk, jazz, pop e rock progressivo que marcara o início de carreira do conjunto. O compositor principal das canções do disco foi João Ricardo, que também era um dos membros do grupo. As musicas misturavam poesias e canção, como foi feito em um dos destaque do disco, "Rosa de Hiroshima", que é um poema de Vinícius de Moraes. O disco foi um dos mais influentes da época,auge da censura militar no Brasil. A gravação do disco se deu em seis horas diárias durante quinze dias.

Recepção

O disco vendeu 300 mil cópias em apenas dois meses, enquanto o normal para a época era de apenas 30 mil. Em menos de um ano, as vendas do disco chegaram a marca de 1 milhão de cópias, apenas Roberto Carlos vendia mais.

“ A gravadora achou que venderia 1.500 em um ano. Vendeu em uma semana. Como o mercado vivia uma crise de vinil, a gravadora começou a pegar os discos que não estavam vendendo e derreter para fazer o nosso[...] ”

— Ney Matogrosso, 2003

A capa do disco, uma fotografia de Antonio Carlos Rodrigues foi eleita a melhor capa de disco do Brasil, segundo a pesquisa encomendada pelo jornal Folha de São Paulo em 2001.A capa trazia a cabeça dos integrantes do grupo à venda em uma mesa juntamente com produtos de vendas de secos e molhados.

O álbum ficou em quinto ligar na Lista dos 100 maiores discos da música brasileira da versão brasilieira da revista Rolling Stone, que elegia os melhores discos do brasil de todos os tempos.

O disco também foi colocado na lista "Los 250: Essential Albums of All Time Latin Alternative - Rock Iberoamericano" (Os 250 álbuns exenciais de todos os tempos de Rock Latino) da revista Al Borde, na 97ª Posição.

No ano de 2004 na Revista Playboy de maio no quadro 100 melhores discos de Rock in Roll do mundo foi o único album brasileiro, que ocupou a 95ª colocação diz a revista.

Faixas

1. "Sangue Latino" (João Ricardo/Paulinho Mendonça) – 2:07
2. "O Vira" (J. Ricardo/Luli) – 2:12
3. "O Patrão Nosso de Cada Dia" (J. Ricardo) – 3:19
4. "Amor" (J. Ricardo/João Apolinário) – 2:14
5. "Primavera nos Dentes" (J. Ricardo/J. Apolinário) – 4:50
6. "Assim Assado" (J. Ricardo) – 2:58
7. "Mulher Barriguda" (J. Ricardo/Solano Trindade) – 2:35
8. "El Rey" (Gerson Conrad/J. Ricardo) – 0:58
9. "Rosa de Hiroshima" (G. Conrad/Vinicius de Moraes) – 2:00
10. "Prece Cósmica" (J. Ricardo/Cassiano Ricardo) – 1:57
11. "Rondó do Capitão" (J. Ricardo/Manuel Bandeira) – 1:01
12. "As Andorinhas" (João Ricardo/C. Ricardo) – 0:58
13. "Fala" (J. Ricardo/Luli) – 3:13

Músicos

* Ney Matogrosso – vocal
* João Ricardo – violões de 6 e 12 cordas, harmônica de boca e vocal
* Gerson Conrad – violões de 6 e 12 cordas e vocal
* Marcelo Frias – bateria e percussão
* Sérgio Rosadas – flauta transversal e flauta de bambu
* John Flavin – guitarra e violão de 12 cordas
* Zé Rodrix – piano, ocarina, acordeão e sintetizador
* Willi Verdague – baixo
* Emilio Carrera – piano


fonte:wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário