31 de janeiro de 2009

The Jimi Hendrix Experience



The Jimi Hendrix Experience foi uma famosa banda britânica/americana de Rock de grande influência, apesar da curta carreira, que teve como líder o músico Jimi Hendrix.

Foi por esta banda que Jimi Hendrix gravou a maior parte das suas mais famosas músicas como "Purple Haze", "Foxy Lady", "Fire", "Hey Joe", "Voodoo Child (Slight Return)", "All Along the Watchtower" e "Spanish Castle Magic".

Embora Jimi Hendrix tenha sido o líder da banda, os outros dois integrantes (o baixista Noel Redding e o baterista Mitch Mitchell) foram também dois importantes músicos vitais para a banda.


História

Hendrichs chegou a Inglaterra em Novembro de 1966 e, junto com o seu agente Chas Chandler, começaram com audições para encontrar outros músicos para a banda. Noel Redding foi escolhido para o lugar de baixista. Apesar de nunca ter tocado baixo, pois era guitarrista, Hendrix gostou da sua aparência e atitude. Mitch Mitchell era um baterista que atuava em Londres capaz de acrescentar à banda o estilo jazz.

Apesar de inicialmente a banda ter sido formada para apenas acompanhar Hendrix, "The Experience" cedo provou ser mais do que isso. Seguindo os passos do líder dos Cream, eles foram um dos primeiros grupos a popularizar os formato "power trio", que essencialmente é constituído por guitarrista, baixista e baterista.

A formação teve o seu valor reconhecido pela primeira vez durante o Monterey Pop Festival, um dos maiores festivais de música daquela época. A banda teve uma excelente atuação, que terminou com a famosa cena em que Hendrix ateou fogo à sua guitarra. Este momento foi imortalizado em uma fotografia que foi mais tarde usada como capa da revista Rolling Stone.

Este concerto foi filmado e usado no documentário Monterey Pop. Isto atraiu as atenções do público norte-americano e a banda foi convidada para participar da turnê com The Monkees como banda de abertura. Eles acabaram por abandonar a turnê depois de alguns concertos. Chas Chandler mais tarde disse que tinha se tratado de uma jogada de publicidade.

Com a banda, Hendrix gravou seus três álbuns de maior sucesso, Are You Experienced?, [[Axis[[]] Bold as Love]] e Electric Ladyland. Em Junho de 1969, ele decidiu acabar com a banda após vários problemas.

"The Experience" foi introduzida no Hall da Fama do Rock and Roll em 1992.


Integrantes

* Jimi Hendrix - guitarra e vocal (ocasionalmente baixo, teclado, bateria, cravo e flauta)
* Noel Redding - baixo e back-vocal (ocasionalmente vocal, baixo de 8 cordas e guitarra)
* Mitch Mitchell - bateria, percussão e back-vocal (ocasionalmente vocal e metalofone)


Discografia

* Are You Experienced? (Reino Unido: Maio, 1967; : Agosto, 1967)
* Axis: Bold as Love (Dezembro, 1967)
* Electric Ladyland (Setembro, 1968)
* BBC Sessions (1998)
* Live at Berkeley (2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário