31 de janeiro de 2009

Discos Marcantes do The Jimi Hendrix Experience II



The Jimi Hendrix Experience - Axis: Bold As Love (1967)

Origem: EUA / Inglaterra
Produtor: Chas Chandler
Formação Principal no Disco: Jimi Hendrix - Noel Redding - Mitch Mitchell
Estilo: Rock
Relacionados: Cream;
Destaque: If 6 Was 9
Melhor Posição na Billboard: 3º

Por pressão da gravadora, ávida por capitalizar o sucesso alcançado pelo primeiro álbum do grupo, a banda de Hendrix, em menos de um ano, lançou Axis: Bold As Love, seu segundo disco. Tanta pressa para o lançamento do álbum deveria fazer o nível das composições cair drasticamente, mas não é o que acontece. O álbum, que para o baixista Noel Redding é o seu favorito com a banda, tem ainda mais pegada rock'n'roll. A entrada, que simula um rádio e uma aparição alienígena, demonstra muito da criatividade dos músicos, que aparecem com força em canções como Spanish Castle Magic e Little Miss Lover. Este disco também abre espaço para Redding se aventurar nos vocais principais, em She's So Fine. Mas a mais brilhante do álbum é, sem dúvida, If 6 Was 9, um hino do rock. Claro que existem outras fantásticas como Little Wing e You Got Me Floatin', mas isso só significa o quão difícil é escolher uma dentre tantas músicas de qualidade (bem) acima da média. A capa do disco é outro destaque, simplesmente soberba. Neste disco a banda de Hendrix rouba a frente do Cream como melhor power trio do rock, se não por qualidade de todos seus músicos comparativamente, pelo menos pelo material executado.


wikipedia:

Axis: Bold as Love é o segundo álbum do The Jimi Hendrix Experience, lançado em 1967. Depois de Are You Experienced a banda lançou mais este clássico, entretanto Axis: Bold As Love está estranhamente sob a sombra de seu álbum antecessor e sucessor (Electric Ladyland). Ainda assim, o grupo parece mais confiante e mais proficiente do que em sua estréia. A gravação foi feita sob pressão de um pacto de seus integrantes, que determinava que o grupo teria que lançar dois álbuns em 1967.

Durante as sessões, The Jimi Hendrix Experience lançou seu quarto single na Inglaterra, intitulado "Burning Of The Midnight Lamp"/"Stars That Play With Laughing Sam's Dice" em agosto de 1967. Entretanto, a densa qualidade musical do single evitou que o mesmo se tornasse um hit, 18º lugar, para desgosto de Jimi. Como o single não foi lançado nos EUA, Jimi pode colocar "Burning Of The Midnight Lamp" no terceiro e último álbum, o Electric Ladyland no ano seguinte. "Up From The Skies" Foi outro single que não vingou de seu álbum. Hendrix posteriormente seria rotulado como alguém que não gostava de lançar singles e procurava se expressar plenamente por meio de seus álbuns.

Muitos das canções dos álbuns foram compostas com técnicas de gravação em estúdio em mente, e eram raramente tocadas em apresentações ao vivo. Somente "Spanish Castle Magic" e "Little Wing" foram apresentadas com frequência nos shows. "Spanish Castle Magic" vem do nome de um renomado clube de jazz. "Little Wing" tornou-se uma das canções mais conhecidas de Hendrix. Foi regravada pela banda Derek and the Dominos de Eric Clapton, e três anos depois teve uma regravação instrumental muito conhecida feita por Stevie Ray Vaughan. "Little Wing" é o nome do anjo-da-guarda de Hendrix (assim como "Waterfall", que é mencionado na canção "May This Be Love" de seu álbum de estréia).

Em algumas relançamentos britânicos do álbum, a ordem original das faixas foram ligeiramente alteradas para que "Bold As Love" não fosse a última faixa.

Faixas do Álbum

Todas canções são de Jimi Hendrix, exceto onde comentado.

1. "EXP" - 1:55
2. "Up From The Skies" - 2:55
3. "Spanish Castle Magic" - 3:00
4. "Wait Until Tomorrow" - 3:00
5. "Ain't No Telling" - 1:46
6. "Little Wing" - 2:24
7. "If 6 Was 9" - 5:32
8. "You Got Me Floatin'" - 2:45
9. "Castles Made Of Sand" - 2:46
10. "She's So Fine" (Noel Redding) - 2:37
11. "One Rainy Wish" - 3:40
12. "Little Miss Lover" - 2:20
13. "Bold As Love" - 4:09

Integrantes

* Jimi Hendrix - guitarra, vocais, baixo, piano, flauta
* Mitch Mitchell - bateria, metalofone, vocais, "entrevistador" na primeira faixa
* Noel Redding - baixo, vocais (um baixo de oito cordas também é utilizado em diversas faixas)

Equipa de apoio

* Trevor Burton - vocais
* Gary Leeds - vocais
* Graham Nash - vocais e acompanhamento
* Roy Wood - vocais
* Chas Chandler - vocais e acompanhamento

Produção

* Produtor: Chas Chandler
* Engenheiro: Terry Brown, Eddie Kramer
* Supervisores de Remasterização: Janie Hendrix, John McDermott
* Remasterização: Joe Gastwirt, Eddie Kramer, George Marino
* Direção de arte: Ed Thrasher
* Design: David King, Roger Law, Rob O'Connor, Smay Vision
* design da capa: David King, Roger Law
* Inlay design: Petra Niemeier
* Fotografia: Bruce Fleming, Eddie Kramer, Gered Mankowitz, Linda McCartney, Ron Rafaelli, Leni Sinclair, David Sygall, Ed Thrasher, Baron Wolman
* Notas: Michael Fairchild

Nenhum comentário:

Postar um comentário