31 de janeiro de 2009

Discos Marcantes do The Jimi Hendrix Experience



The Jimi Hendrix Experience - Are You Experienced (1967)

Origem: EUA / Inglaterra
Produtor: Chas Chandler
Formação Principal no Disco: Jimi Hendrix - Noel Redding - Mitch Mitchell
Estilo: Rock
Relacionados: Eric Clapton; Carlos Santana; Frank Zappa
Destaque: Love Or Confusion
Melhor Posição na Billboard: 5º

Este é um dos melhores álbuns de estréia da história do rock e criador do marco Jimi Hendrix. As técnicas inovadoras e a fusão de elementos de funk, soul, blues, rock e psicodelia foram fundamentais para o futuro da música. Só isso já deveria descrever Are You Experienced... mas não dá. Ouvir qualquer uma das versões, tanto a americana quanto a inglesa, cada uma com 3 músicas ótimas diferentes em relação a outra já é uma dádiva. Para não excluir Red House, de um lado, e Purple Haze, do outro, preferi ouvir as 14 músicas totais. E fica até difícil falar de cada uma delas, visto que a maioria são grandes hits do rock e se torna difícil descrever tal magnitude. A eterna Hey Joe, o primeiro hit de Hendrix, é a única a não ter sido composta por ele, mas nunca se encaixaria tão bem com outra pessoa. Foxy Lady, Manic Depression, 3rd Stone From The Sun, Fire, são tantas músicas sensacionais que o disco não sai do auge em nenhum momento, no máximo faz um breve descanso em pequenos trechos de I Don't Live Today, Can You See Me ou The Wind Cries Mary. Até músicas pouco conclamadas como Love Or Confusion são sensacionais. Como termina a resenha original da lista, "essencial".


Wikipedia:

Are You Experienced? foi o disco de estréia do The Jimi Hendrix Experience, lançado em 1967. O disco destacou a psicodelia de Jimi Hendrix, guitarras distorcidas, e o lançou para o estrelato.

Após desembarcar no Reino Unido em setembro de 1966, sob a guarda de Chas Chandler (baixista do The Animals), eles formaram The Jimi Hendrix Experience com Mitch Mitchell na bateria e Noel Redding no baixo. Após trabalhar com a gravadora Polydor e rapidamente mudar para o mesmo selo do The Who, a Track Records, o grupo lançou três clássicos single que figuraram entre as 10 mais tocadas na Inglaterra: "Hey Joe", "Stone Free" (Dezembro de 1966), "Purple Haze","51st Anniversary" (Março de 1967) e "The Wind Cries Mary", "Highway Chile" (Maio de 1967). Durante a produção destes singles, The Jimi Hendrix Experience cortou de seu disco de estréia, com a produção de Chas Chandler.

Lançado na Inglaterra no mês de Maio sem estes três singles - como era comum no Reino Unido naquela época, Are You Experienced e The Jimi Hendrix Experience rapidamente tornaram-se sensação em toda Europa, com este disco alcançando a segunda posição no Reino Unido, atrás apenas do Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band dos Beatles. Muitos dos fãns de Jimi Hendrix aclamaram a versão do Reino Unido de Are You Experienced como a versão definitiva.

Isso foi após a fantástica performace no Monterey Pop Festival que o selo americano Reprise Records preparou o lançamento do disco, mas com algumas mudanças significativas. A capa do disco produzido no Reino Unido, certamente não era das melhores, então uma mais colorida foi criada.

Além disso, músicas criciais como "Red House", "Can You See Me" e "Remember" foram removidas - de forma a abrir caminho para os três hits singles do Reino Unido, com a alteração da sequências das faixas no processo. Até então, a ordem corrente das faixas foram selecionadas por Jimi Hendrix mas "Red House" foi excluída do disco contra sua vontade. Lhe disseram que a "América não gostava de blues". Em agosto, a versão americana de Are You Experienced foi lançada e tornou-se um best-seller. Em seguida, Axis: Bold as Love foi lançado Dezembro no Reino Unido teve que lançado após 6 semanas devido às vendas espetaculares do disco de estréia.

Depois que o pai de Jimi, Al Hendrix obteve novamente os direitos autorais das músicas de seu filho, Are You Experienced foi relançado, agora pela Universal Records mundialmente, preservando ambas versões nos respectivos países em que foram lançados, incluíndo as faixas excluídas das respectivas versões anteriores.

Considerado por muitos como possívelmente o maior disco de estréia da era do rock, a TV Channel VH1 listou Are You Experienced? o quinto maior disco de todos os tempos em 2003


Versão do Reino Unido

1. "Foxy Lady" - 3:19
2. "Manic Depression" - 3:42
3. "Red House" - 3:42
4. "Can You See Me" - 2:33
5. "Love Or Confusion" - 3:11
6. "I Don't Live Today" - 3:55
7. "May This Be Love" - 3:11
8. "Fire" - 2:43
9. "Third Stone From The Sun" - 6:44
10. "Remember" - 2:48
11. "Are You Experienced?" - 4:14

Versão dos Estados Unidos

1. "Purple Haze" - 2:51
2. "Manic Depression" - 3:42
3. "Hey Joe" (Billy Roberts) - 3:30
4. "Love Or Confusion" - 3:11
5. "May This Be Love" - 3:11
6. "I Don't Live Today" - 3:55
7. "The Wind Cries Mary" - 3:20
8. "Fire" - 2:43
9. "Third Stone From The Sun" - 6:44
10. "Foxy Lady" - 3:19
11. "Are You Experienced?" - 4:16

* Ambas versões de "Are You Experienced?" estão agora disponíveis com faixas extras faltantes nas edições anteriores.

* A versão de "Red House" deriva de um take diferente da versão americana, que foi primeiro lançado na versão compilada americana Smash Hits em 1969 e é agora uma faixa bonus na versão americana de Are You Experienced".

Faixas bonus da versão americana

* Stone Free
* 51st Aniversary
* Highway Chile
* Can You See Me
* Remember
* Red House

Faixa bônus da versão do Reino Unido

* Hey Joe
* Stone Free
* Purple Haze
* 51st Anniversary
* Wind Cries Mary
* Highway Chile

Integrantes:

* Jimi Hendrix – guitarra, vocal, piano
* Noel Redding – baixo, vocais adicionais
* Mitch Mitchell – bateria

Producão

* Produtor: Chas Chandler
* Engenheiros: Eddie Kramer, Mike Ross, Dave Siddle
* Supervisor de Remasterização: Janie Hendrix, John McDermott, Jr.
* Remasterização: Eddie Kramer, George Marino
* Fotografia: Bruce Fleming, Harry Goodwin, Bobby Terry
* Comentários: Dave Marsh

Nenhum comentário:

Postar um comentário