10 de julho de 2011

Ed Kowalczky (Vivo Rio, Rio de Janeiro, 01/07/11)

E 17 anos depois de sua apresentação no Hollywood Rock junto com o LIVE, Ed Kowalczyk voltou ao Rio de Janeiro para a alegria dos fãs cariocas da banda, que encerrou suas atividades em 2009 em meio a disputas legais entre o cantor e o restante do grupo.





Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Fotos: Daniel Croce
Kowalczky está em turnê para divulgar o seu primeiro disco solo, “Alive” (2010), mas se engana quem pensa que os clássicos do LIVE estariam esquecidos nesta excursão. Pelo contrário. E este é apenas mais um motivo para se comemorar. As canções do trabalho solo do cantor soam bem parecidas com as músicas que o LIVE costumava lançar e agradam a quem curte a banda. A única diferença é que as novas composições não tem tanta força quanto as antigas. Mas isto pouco importa para os fãs. Eles queriam mesmo era ver Kowalczky relembrar os tempos de LIVE e apresentar seu material novo.
O show no Vivo Rio estava marcado para começar às 23h, porém o cantor só entrou no palco uma hora depois. O público, por outro lado, não pareceu se incomodar com a demora. Se aqui no Brasil a gente está acostumado a ver ressoar as primeiras vaias ao menor sinal de atraso antes de uma apresentação de qualquer artista do mundo, o público, neste caso, até que estava bem paciente com relação ao início do show. Talvez pelo fato de a casa ter demorado a ficar cheia.
Como a apresentação de Kowalczky precedia a festa Coordenadas, marcada para depois do show, parte da plateia chegou bem tarde ao Vivo Rio. Os verdadeiros fãs, claro, é que pagaram o “pato” e tiveram de esperar cerca de duas horas pelo início da apresentação. Quando o relógio marcava 00h, o cantor surgiu no palco em ritmo acelerado e demonstrando bastante vontade em proporcionar uma noite incrível ao público. E realmente foi. Mesmo que a plateia estivesse um pouco morna e contrastando com a animação de Kowalczky e Cia. Mas a fila do gargarejo, concentrada ali bem em frente ao microfone do vocalista, representou bem os cariocas.
A primeira música executada pela banda foi “All Over You”, do álbum de maior sucesso do LIVE, “Throwing Copper”. Em seguida veio “The Great Beyond”, faixa do disco solo de Kowalczky e que teve boa aceitação do público. Depois seguiram clássicos para levantar a galera como “Selling the Drama”, “The Dolphin’s Cry” e “Heaven”, em meio a novas e boas canções como “Drink (Everlasting Love)”, “Drive” e “Grace”. Os atuais companheiros de Kowalczky no palco, Ramy Antoun (bateria), James Gabbie (guitarra) e Chris Heerlein (baixo), não deixaram a desejar e colocaram bastante peso e energia em suas performances. Fazendo questão de ser simpático, Kowalczky interagiu com os fãs diversas vezes durante o show. Ele falou sobre a demora em voltar ao Rio de Janeiro, saudou o público carioca em diferentes momentos e até falou um pouco sobre sua família.
Antes de sair do palco pela primeira vez, Kowalczky cantou “I Alone”, deixando os fãs agitados e com gostinho de quero mais. Logo depois, quando a banda voltou do primeiro bis, veio o ponto alto da noite: era chegada a hora de “Pain Lies on the Riverside”. A plateia finalmente explodiu e ninguém conseguiu ficar parado. A canção teve participação dos percussionistas cariocas Carlos e Thiago, que adicionaram um swing tipicamente brasileiro ao clássico do LIVE. Mais tarde, “Lightning Crashes” fechou mais uma etapa do show com bastante emoção. Retornando ao palco pela última vez, Kowalczky cantou as novas “Just in Time” e “Zion” para depois levantar o público mais uma vez com a empolgante “The Beauty of Grey”, presente no primeiro disco do LIVE, “Mental Jewelry” (1991).
E para encerrar a apresentação de quase duas horas em tom tranqüilo, porém não menos marcante, Kowalczky e sua banda executaram as antigas “Dance with You” e “Run to the Water”. Pouco antes, o cantor brincou ao perguntar a plateia sobre a festa que aconteceria depois do show. “Eu estou convidado?”, perguntou Kowalczky. Mas a grande celebração, para quem estava ali naquela noite, terminou no momento em que o vocalista deixou o palco do Vivo Rio.
Set List:
1- All Over You
2- The Great Beyond
3- The Distance
4- Selling The Drama
5- Drink (Everlasting Love)
6- Drive
7- The Dolphin’s Cry
8- Stand
9- Heaven
10- Grace
11- White, Discussion
12- I Alone
Bis 1:
13- Pain Lies on the Riverside
14- Overcome
15- Lakini’s Juice
16- Lightning Crashes
Bis 2:
17- Just in Time
18- Zion
19- The Beauty Of Grey L
20- Dance With You/Run to the Water


Nenhum comentário:

Postar um comentário