4 de junho de 2011

Iron Maiden: sobre o que fala a música "The Alchemist"


Cá estou eu de novo tratando sobre o que fala uma música. Talvez o tema seja repetitivo mas acho interessante ver como muitasletras do Heavy Metal não tem nada a ver com a imagem que as pessoas tem do estilo e mostra um lado extremamente culto dos artistas.
Dessa vez a música é "The Alchemist", O Alquimista, do último álbum do Iron Maiden, "The Final Frontier". O Maiden costuma falar de temas históricos como a Batalha da Inglaterra, a Guerra da Criméia, ou a guerra aos Cátaros. Em "The Alchemist" é tratado o tema da alquimia que originou diversas ciências como química, antropologia, astrologia e metalurgia como as conhecemos hoje.
A música é cantada em primeira pessoa se colocando no lugar de John Dee, um matemático, astrônomo, astrólogo, geógrafo e conselheiro da rainha Elizabeth I. Dee viveu entre os séculos XVI e XVII e também devotou sua vida à alquimia. Dee procurava entender todos os segredos da natureza e procurou no sobrenatural um meio de conseguir este conhecimento. Nessa busca ele conheceu Edward Kelley, alquímico que dizia conseguir ler a bola de cristal e falar com anjos, algo que impressionou Dee que o colocou como assistente. Ambos buscavam a fórmula da Pedra Filosofal mas enquanto Dee estava interessado em buscas espirituais, Kelley se interessava pela alquimia.
Em 1587 Kelley disse a Dee que os anjos haviam dito que eles deviam compartilhar tudo que tinham, inclusive as esposas. John Dee ficou em conflito e acabou por romper com Kelley como citado no verso "I curse you Edward Kelley your betrayal for eternety is damned" (Eu o amaldiçoo, Edward Kelley, sua traição o condena pela eternidade) e mais à frente "You have taken up my wife and lain beside her" (Você tomou minha esposa e deitou-se ao lado dela). Especula-se que esta foi a forma encontrada por Kelley para se separar de John Dee e continuar sua pesquisa alquímica se afastando da busca espiritual.
A letra cita diversas características atribuídas aos alquimistas da Idade Média como conhecer e controlar as forças da natureza e seu amplo conhecimento e estudo. Artefatos de John Dee como as bolas de cristal e um espelho asteca também são citados.
John Dee possuiu uma biblioteca em sua casa em Mortlake que chegou a ser a maior da Inglaterra ("I was the keeper of the books"). Ao voltar para lá depois de morar na Polônia e na Boêmia (hoje parte da República Tcheca), ele a encontrou destruída e com muitos livros roubados. A música fala como se Edward Kelley tivesse sido reponsável pelo ato.
Ambos dedicaram o resto de suas vidas na busca pelo desconhecido através de contatos místicos e artefatos mágicos. Edward Kelley morreu em 1597 e John Dee em 1608 embora esta data não seja certa.
Confira no link abaixo uma imagem de Edward Kelley e John Dee evocando um espírito.
Fonte desta matéria: Wikipédia

Um comentário:

  1. Ao usar textos de outras pessoas e de outros sites é de bom tom pedir autorização ou dar os devidos créditos. http://whiplash.net/materias/curiosidades/131327-ironmaiden.html

    ResponderExcluir