12 de abril de 2011

Gloria - Gloria

Por Eduardo Willy

Os paulistas do Gloria se preparam para lançar o seu 4º álbum de estúdio, ainda sem nome. O lançamento está previsto para o segundo semestre de 2011, mas em seus shows, a banda já toca algumas das novas composições, como por exemplo, a música "Renascido".



Imagem

Mas enquanto esse álbum não sai, vamos falar do trabalho mais recente dos caras, o homônimo lançado em 2009. O primeiro álbum da banda depois de ter assinado com uma grande gravadora.
Vejamos a descrição faixa a faixa:
01 - Anemia (2’42”) – Tem uma pegada metalcore, inclusive lembra muito a banda All That Remains. Essa é a segunda versão da música, a primeira ficou disponível para download em 2007 na página do Gloria no site da Trama Virtual, não pertencendo a nenhum álbum. A principal diferença das duas versões é a qualidade do áudio, a do álbum é muito superior. Possui videoclipe.
02 - Minha Paz (4’09”) – Primeira música de trabalho do álbum. Essa também foi lançada anteriormente, em 2007, mas há uma diferença perceptível entre as duas versões, fora o áudio superior da versão do álbum. Essa segunda versão de “Minha Paz” tem arranjos diferentes, já na introdução nota-se a diferença, também é cantada mais devagar, mais light, tanto que se pegarmos as duas versões e executarmos juntas, sincronizando o primeiro verso “Tente me olhar...”, a versão do álbum logo ficará atrasada em relação a versão de 2007. A música não chega a ser uma baladinha, mas também não entra no time das pesadas. Uma terceira versão foi feita de “Minha Paz” exclusiva para execução nas rádios, totalmente sem berros, força a amizade, sem dúvida a pior das versões. Possui videoclipe.
03 - Tudo Outra Vez (3’48”) – Boa música, com uma pegada mais pop rock. Um solo simples, mas já é uma amostra de que nesse álbum os guitarristas teriam mais liberdade. Foi a terceira música de trabalho e possui videoclipe (dirigido pelo Gee Rocha do Nx Zero).
04 - Asas Fracas (2’45”) – Regravação de um clássico não só da banda, mas um clássico da cena underground também. A versão original está no segundo álbum do Gloria, o "Nueva" de 2006. Em “Anemia” e “Minha Paz” de 2007, a formação do Gloria era a mesma de hoje, já a formação de 2006 era bem diferente da atual. Na versão original, o vocal é divido entre Gee Rocha (atualmente no NX Zero) e Mi. Na versão de 2009, Gee é substituído por Elliot e há muita diferença entre os dois. Bom, continua uma pegada pesada e insisto na qualidade do áudio, mas clássico é clássico e eu fico com a versão original.
05 - Agora É Minha Vez (3’01”) – Mais uma para o time das “pesadas”, o riff inicial lembra a introdução da música “Shogun” da banda de metalcore Trivium. E para a minha surpresa foi a segunda música de trabalho do álbum, já que a primeira foi a tão alterada “Minha Paz”, imaginei que a próxima seria alguma mais light como “Tudo Outra Vez”.
06 - É Só Você Lembrar (3’30”) – Uma das minhas favoritas! Vocais bem divididos entre o Mi e o Elliot, os coros bem legais também. Não é pesada, mas também não é baladinha.
07 - Me Tira Daqui (4’26”) – Outra bem legal, mas mais light, praticamente não tem berros. Gosto das guitarras, com direito a um solo maior. Esse álbum definitivamente deu mais liberdade aos guitarristas (Elliot e Peres).
08 – Tirar Você de Mim (2’39”) – Há! Mais um solo de guitarra! E mais uma música que sustenta a minha opinião de que não há uma banda brasileira com um som parecido com o do Gloria (se você souber alguma, aceito sugestões).
09 - Inimigo do Tempo (3’12”) – Essa é mais de boa também, mas o que mais gosto nela é a letra (escrita por Rodrigo Koala, do Hateen). Com o seguinte refrão: “Cada vez eu tenho menos tempo pra perder / me preocupar com tudo aquilo que não me faz bem...”.
10 - Vai Pagar Caro Por Me Conhecer (3’03”) – O nome já sugere algo mais agressivo, o riff pelo menos é. O que não colabora muito para o peso da música, é que o Elliot sempre parece que canta chorando. E claro, mais um solinho animal! Foi a quarta e última música de trabalho do álbum, possui videoclipe.
11 - Diferente de Você (2’58”) – Com a participação do autor da letra, Koala, essa pode ser inclusa entre as pesadas do álbum.
12 - Sua Canção (3’32”) – A balada do álbum! Uma das melhores baladas de rock nacional, na minha opinião. Bom, no encarte diz que a letra é de um tal de Fonseca, mas já ouvi falar que o compositor é o Rodrigo Tavares (Abril e Fresno), inclusive, há uma versão acústica da música tocada e cantanda pelo Tavares. E, diga-se de passagem, é muito chata com ele, ficou uma pegada MPB. Eu sempre achei que essa seria a terceira música de trabalho dos caras e a que irá “bombar” nas rádios. Me enganei.
13 - Quando Tudo Terminar (2’32”) – Mais uma composição do Rodrigo Koala, aliás, o cara é um grande compositor. E essa também é pesadinha.
14 - No Dia Em Que Deixei Você Vencer (3’08”) – Assim como começa, o álbum termina com uma música pesada. Também tem uns coros legais e a guitarra arrepiando. O piano no final ficou por conta de quem? Do Tavares!
Formação:
Mi (Voz); Elliot (Voz e Guitarra); Peres (Guitarra); Johnny (Baixo) e Fil (Bateria).

Nenhum comentário:

Postar um comentário