3 de janeiro de 2011

Andreas Kisser: analisando os melhores da década no metal


guitarrista Andreas Kisser (SEPULTURA) postou na sua coluna no site do Yahoo uma análise dos melhores da década de 2000 no Metal. Confiram um trecho:

Uma lista de melhores, ou piores discos, é sempre cheia de controvérsias e polêmicas, elas nunca vão ser unânimes. Ainda bem. Mas é sempre bom fazer uma retrospectiva e um balanço, principalmente quando estamos fechando mais uma década de história na música. No metal, a década foi muito movimentada, com altos e baixos, boas surpresas e grandes retornos, que mantiveram o estilo renovado e vivo.
Desde a revolução melódica e estrutural do System of a Down, passando pela melancólica decadência e a rápida volta ao topo do METALLICA, os alemães do Rammstein conquistando o mundo, os irmãos Cavalera tocando juntos novamente, a democracia chinesa do Guns até os grandes retornos de Judas Priest e do AC/DC, a década foi cheia de mutações no estilo, consequência das misturas e ousadias dos músicos mais pesados.
No Brasil, o público se firmou como o mais fanático do mundo, incrível notar a dedicação que o fã de Heavy Metal brasileiro tem com as bandas, elas mesmas fazem questão de falar em suas entrevistas pelo mundo, da qualidade diferenciada e maluca do fã brasileiro. É sempre bom tocar por aqui. As bandas brasileiras também cresceram muito e se profissionalisaram, foi a década em que o metal do Brasil mais evoluiu, tanto na qualidade como no gerenciamento de suas carreiras. O Krisiun virou realidade e hoje é referência mundial. O ANGRA se consoldiou e colocou o país no primeiro mundo do metal melódico. Claustrofobia, Torture Squad, Dr. Sin e os grandes trabalhos do Chakal, de Belo Horizonte, e do Korzus, que fez um magistral álbum pra fechar a década, também foram destaques.


Quanto ao Sepultura, foi uma década de muitas mudanças e muitas conquistas. Dois discos foram decisivos na manutenção de uma carreira que completou 26 anos em 2010: “Dante XXI”, último disco com Iggor Cavalera na banda e o “A-Lex”, primeiro trabalho com Jean Dolabella nas baquetas. Além desta grande mudança na formação nós também mostramos um caminho novo, o de buscar inspiração para a música nos livros. Foi um excelente caminho, que abriu várias novas possibilidades para a banda se manter atual e ativa. Isto nos levou a um mundo que o Sepultura não conhecia, literalmente. A Divina Comédia e A Laranja Mecânica foram fontes fantásticas de emoções e sentimentos que pudemos passar através da nossa música. Nós simplesmente não paramos. Desde 2001, o Sepultura visitou os seguinte países pela primeira vez: África do Sul, Filipinas, Ilhas Reunião, Cuba, Índia, Estônia, Ucrânia, Bielo-Rússia, Chipre, Uruguai, Paraguai, Guatemala, Costa Rica, Honduras, Colômbia, Peru, Corea do Sul, Marrocos, Bósnia, entre vários outros lugares aqui no Brasil que a gente nunca tinha ido, além do circuito tradicional que sempre fazemos.  Gostaria de destacar também que destes 10 anos que se passaram, cinco deles eu me dediquei ao meu primeiro trabalho solo, Hubris I&II, que finalmente saiu este ano. Foi um trabalho árduo mas que foi um período de muito aprendizado e prazer, o prazer de se fazer música.
Foi também uma década de grandes perdas, todas muito sentidas e irreparáveis: R.I.P.: Dimebag Darrel (Pantera), Kevin Dubrow (Quiet Riot), Paul Raven (Ministry, Prong), Paul Grey (Slipknot), Chuck Shuldiner (Death), Mooseman (Body Count), Randy Castillo (Ozzy), Layne Staley (Alice in Chains), Piggy (Voi-Vod), Ronnie James Dio (Rainbow, Black Sabbath), Pete Steel (Type O Negative), Jesse Pintado (Napalm Death).
Bom, aqui vai a listinha de quem se destacou nos anos de 2001 até 2010. São muitos trabalhos fantásticos que sairam, impossível citar todos mas aqui vai o que achei mais relevante e marcante. E pra você, qual foi o metal que mais te marcou nesta década que acaba agora?
2001
System Of A Down – Toxicity
Slipknot – Iowa
Rammstein – Mutter
2002
Queens Of The Stone Age – Songs For The Deaf
Audioslave – Audioslave
Shaman – Ritual
2003
Machine Head – Through The Ashes Of Empires
Anthrax – We’ve Come For You All
Sepultura – Revolusongs
Dimmu Borgir – Death Cult Armageddon
2004
Slipknot – Vol. 3: The Subliminal Verses
Mastodon – Leviathan
Velvet Revolver – Contraband
2005
Judas Priest – Angel Of Retribution
Trivium – Ascendancy
Meshuggah – Catch 33
Claustrofobia – Fulminant
2006
Lamb Of God – Sacrament
Sick Of It All – Death To Tyrants
Hatebreed – Supremacy
2007
Behemoth – The Apostasy
Andre Matos – Time to be free
Torture Squad – Hellbound
Dr. Sin – Bravo
2008
ACD/DC – Black Ice
Metallica – Death Magnetic
Gojira – The Way Of All Flesh
Krisiun – Southern Storm
Guns and Roses – Chinese Democracy
2009
Heaven and Hell – The Devil You Know
Alice in Chains – Black Gives Way to Blue
Kreator – Hordes of Chaos
Angra – Aqua
2010
Scorpions – Sting in the tail
Slash – Slash
Fear Factory – Mechanize
Korzus – Dicipline of Hate
Um grande 2011 pra todos, um muito obrigado à todos que participaram das colunas com comentários, críticas, sugestões e alguns absurdos. Tenho o privilégio de ter este espaço aqui o Yahoo! e a opinão de todos, seja ela qual for, é muito importante e saudável para mim. Valeu!
Grande abraço e até o ano que vem. Play it loud!
Andreas Kisser
Fonte desta matéria: Yahoo! Music

Nenhum comentário:

Postar um comentário