15 de dezembro de 2010

As Diversas Sessões de Jimmy Page - Parte 05


Em 1968, The Yardbirds acabou mudando de integranes e se tornando o Led Zeppelin, a primeira banda que Jimmy Page pôde realmente chamar de sua. Apesar do consumo de tempo e energia exigido pelo LZ, ainda assim Page trabalhou para uma grande quantidade de arti stas como músico de aluguel. Com o fim do Led, Page quase que some, participando mais como guitarrista convidado em alguns eventos ao vivo. A lista segue com algumas de suas colaborações até o final do milênio.

*** 1968 ***
O produtor Reg Tracey estava preparando o disco de estréia do cantor Keith de Groot. Procurou contratar músicos de estúdio tarimbados, capazes de criar um som fundido, como se fosse uma banda de verdade. Esta 'banda' foi formado então pelos excelentes Chris Hughes no sax, Nicky Hopkins no piano, John Paul Jones no baixo, e Clem Cattini na bateria, mais a dupla de guitarras Jim Sullivan e Albert Lee.
Imagem

No entanto, com o álbum se estendendo em mais uma sessão, os dois guitarristas não puderam comparecer por terem compromissos já estabelecidos. Em cima do laço, acabam acertando com Page, que no espaço de um dia grava para o disco de Keith as faixas "Everything I Do Is Wrong", "Think It Over", "Dixie Fried", "Fabulous", "Lovely Weekend", "Burn Up" e "One Long Kiss." Ao analisar o resultado final, Reg Tracey concluiu que a banda era boa demais para deixar sem menção. Assim, o material foi lançado em 1968 creditado à banda No Introduction Necessary. Infelizmente vendeu muito pouco.

Outra banda Irlandesa foi The Movement, que em 1968 lançou dois compactos, o primeiro com a participação de Jimmy Page nas faixas "Something You've Got" e "Tell Her". Seu segundo compacto, "Head For The Sun", com fortes aspirações psicodélicas, pode também ter a participação de Page.

Imagem

Philamore Lincoln é mais um desses artistas sem banda que grava com músicos contratado. Lançado pela NEMS, seu primeiro compacto, "Rainy Day" com "Running By The River", segundo consta, foi gravado pelos Yardbirds de 1968. Em seu segundo compacto, lançado pela CBS em 1970, Jimmy Page participa apenas no lado B, na faixa "You're The One." Seu único álbum, "North Wind Blew South" foi lançado apenas nos Estados Unidos. Philamore Lincoln é também o compositor do segundo hit da Mary Hopkins pela Apple, "Temma Harbour."

Um dos trabalhos menos conhecidos e mais distantes de sua imagem é o encontrado no LP The Maureeny Wishfull AlbumMaureeny Wishfull  não é o nome de uma pessoa, é o nome da banda, na verdade um trio acústico de violão compreendido por Jimmy Page, Jim Sullivan e John Williams. Page aproveita o projeto para explorar mais o som tirado de sua cítara. Somente 300 exemplares deste disco foram prensados, embora há anos estejam disponíveis no mercado cópias falsificadas. O álbum saiu originalmente pelo selo Moonshine em 1968.

*** 1968 ***
Led Zeppelin
Led Zeppelin

Creio ser desnecessário me estender nas participações de Jimmy Page noLed Zeppelin. Sua criação transformou-se em um trampolim para o sucessomundial. A mega popular banda e seus feitos já há muito conquistaram ostatus de lenda.
Tendo Page trabalhado com tantos artistas talentosos nestes anos, ele teve uma infinidade de opções para formar a sua banda ideal. Sonhando em fazer um som pesado como as bandas americanas Vanilla Fudge e Iron Butterfly, Page teria pensado inicialmente em uma banda escalada por ele, Steve Winwood, Steve Marriott, Chris Dreja e Clem Cattini. Winwood e Marriott se mostraram envolvidos demais em seus projetos: Winwood com Traffic e Marriott com os Small Faces. Chris Dreja por sua vez, depois da desintegração de sua banda The Yardbirds, resolvera seguir uma carreira de fotógrafo. Page sonda então Terry Reid e John Paul Jones, o baixista tendo aceitado de imediato. Reid no entanto, preso a contratos com Mickie Most, se viu obrigado a declinar, contudo sugerindo a Page o nome de Robert Plant como uma possível alternativa, que ao ouvi-lo ao vivo em um clube, o convida para a banda, que por sua vez insiste que Page teste seu grande amigo, John Bonham, antes de fechar com qualquer outro baterista. Após o primeiro ensaio, Bonham recebe o convite e Clem Cattini, que nunca chegou a ser convidado, é definitivamente tirado da jogada. A banda, de inicio chamada The New Yardbirds, tornou-se Mad Dogs por alguns ensaios antes de optar finalmente pelo nome LED ZEPPELIN. O resto é história.
Montada em 1968 e dada como encerrada em 1980, após o falecimento de seu baterista, a banda sempre teve Page totalmente envolvido com todos os aspectos de tudo que foi e continua sendo lançado oficialmente. No entanto, durante este tempo, nada impedia que Page continuasse trabalhando e contribuindo com outros artistas.

O escocês Al Stewart tocava piano em clubes de folk music em Londres quando foi descoberto e contratado pela Decca. Seu primeiro compacto "The Elf"/ "Turn Into Earth" não vendeu nada e ele acabou dispensado do selo. O compacto porém é hoje uma pequena raridade, muito em função da participação de Jimmy Page no lado B. Stewart conseguiu no ano seguinte um contrato com a CBS lançando seu primeiro álbum em 1967 e o segundo em 1969.
Imagem

Neste segundo, Love Chronicles, a faixa principal e que dá título ao álbum, é um épico de 18 minutos retratando a vida amorosa do artista. A música igualmente tem uma decisiva participação da guitarra de Page, e foi muito comentada na época por conter a palavra 'fuck', e apesar de não ter nenhuma exposição nas rádios, acabou se tornando um favorita no circuito universitário. Com outros pequenos sucessos durante a carreira, é curioso perceber que Al Stewart só iria sumir de vez logo após o seu único e autêntico hit: "Year of the Cat".

Imagem

A banda escocesa Cartoone tem como notoriedade apenas o fato de seu disco trazer a participação de Jimmy Page. Artista da Atlantic, Cartoone oferece um produto típico do rock-pop comercial, incapaz de ofender os ouvidos de pessoa alguma acima dos trinta anos, trazendo arranjos orquestrais de John Cameron e, segundo a ficha técnica, a presença de Jimmy Page como artista convidado. Na prática isto quer dizer que Page produziu o álbum. Mas ele também pode ser ouvido nas faixas "Knick Knack Man", "I'll Stay", "Let Me Reassure You", e "Ice Cream Dreams."

Imagem

The Family Dogg nasceu em Madrid quando lideres de duas bandas populares na Espanha resolvem juntar forças e tentar a sorte no mercado inglês. São eles Steve Rowland, natural de Madrid e líder da banda Los Flaps, mais Albert Hammond, nascido em Gilbraltar e líder do grupo Los Diamond Boys.
Chegando em Londres em 1966, se unem com a vocalista inglesa Christine Holmes, formando a base de The Family Dog. Com mais dois guitarristas, o quinteto em 1967 inicia a carreira fonográfica com compactos lançados pelos selos MGM, Fontona, Bell e Buddah, seu último álbum saindo em 1972 pela Polydor.
Imagem

Seu primeiro álbum porém, A Way of Life, lançado pela Bell em 1969, contém como banda base Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonham. O compacto "A Way of Life" com "Throw It Away" saiu pela Bell em abril de 1969 e chegou a No.10 nas paradas inglesas daquele ano. Apesar dos esforços de Steve Rowland, que continuaria usando o nome Family Dogg até 1976, jamais conseguiram qualquer participação nas paradas de sucesso novamente. Christine Holmes, além de gravar alguns compactos, trabalhou em dois programas da TV inglesa, 'Crackerjack' e 'Who Do You Do', usando o nome Kristine Sparkle..

Imagem

Geralmente tido como um artista folk, John Fahey é um dos mais importantes inovadores do violão acústico, levando o instrumento a explorar fronteiras impensáveis. Com seu primeiro disco lançado em 1959, Fahey além do country tradicional, bluegrass e blues com corda de aço, já inseriu em sua música experiências com dissonâncias, raga Indiano, e elementos da música dos índios nativos da América do Norte. Seus discos mais meditativos retém muito dos elementos que passaríamos a encontrar na New Age depois de alguns anos. Inspirou guitarristas como Leo Kottke, e reativou carreiras de artistas esquecidos como Bukka White.
Seu álbum de 1969, Yellow Princess, é um dos poucos com grande participação de outros músicos. Dois membros da banda Spirit, Jay Ferguson (teclados) e Mark Andes (baixo), aqui com seu irmão Matt Andes (guitarra); mais o ex-Rising Sons Kevin Kelly (bateria) formam a banda de John Fahey neste disco. Jimmy Page faz uma participação especial não creditada.

*** 1971 ***
A história de Roy Harper é a história de um menino maluquinho. Criado em Manchester, o rapaz começou em 1954 como muitos, em uma banda de skiffle do irmão. Aos quinze anos se alistou no exército, onde foi detectado seu distúrbio mental, tendo sido subsequentemente dispensado. Após um longo periodo no Lancaster Moor Mental Institution, um sanatório e outro em Liverpool, em uma prisão, Harper surgiu na cena musical de Londres em 1965
Roy é o Harper descrito na canção do Led Zeppelin, "Hats Off To Harper," e também a voz ouvida na canção "Have A Cigar" no álbum do PINK FLOYDWish You Were Here. Jimmy Page participa de vários de seus discos e inclusive já subiu ao palco com Harper em mais de uma de suas apresentações. Você pode encontrar Page no álbum Stormcock, onde ele participa da faixa "The Same Old Rock" sob o pseudônimo de S. Flavius Mercurius. Após quase morrer de uma rara doença circulatória, Harper resurge com o álbumLifemask, onde Page contribui em três números, "Bank Of The Dead", "Highway Blues" e "The Lords Prayer". Seu álbum de 1974 tem Jimmy solando magistralmente em "Male Chauvinist Pig Blues".
Imagem

Page ainda aparece como convidado especial em seu primeiro show da volta, realizado no Royal Albert Hall em 1973. Momentos deste show ficaram registrado no álbum Flashes From The Archives Of Oblivion. Nele podemos ouvir Page tocando slide em "Male Chauvinist Pig Blues" e "Highway Blues." Retiradas na versão de CD, porém presentes no álbum duplo de vinil, estão "Referendum" e "Something's Coming On", que supostamente também contam com a participação de Page e possivelmente Keith Moon.
Page voltaria a trabalhar com Harper em 1981 no álbum Work Of Heart, realização artisticamente inferior aos demais álbuns do Harper mencionados aqui. Este trabalho seria seguido pelo excelente Whatever Happened to Jugula?, co-produzido por Jimmy, que toca em cinco faixas: "Nineteen Forty-Eightish", "Hangman", "Elizabeth", "Advertisement (Another Intentional...)", "Bad Speech", "Hope", e "Twentieth Century Man".
Em 1985, Harper e Page novamente reapareceriam em vinil no álbum In Between Every Line, uma coleção de apresentações ao vivo que traz Jimmy Page tocando em "Short and Sweet", "Referendum" e "Highway Blues."

Mike Heron é o guitarrista da Incredible String Band, que em 1971 lança seu primeiro trabalho solo, chamado Smiling Men With Bad Reputations. O disco lembra bem o trabalho de sua banda, tendo no entanto um enfoque mais roqueiro nas composições. Um disco definido como eclético, une em um só trabalho o saxofonista avant-garde Dudu Pukwana, o blueseiro John Cale e até The Who sob o pseudónimo de Tommy and the Bijoux na faixa "Warm Heart Pastry." Jimmy Page também estaria participando deste disco, embora não creditado. Possivelmente na faixa "Feast of Stephen" ou "Beautiful Stranger", que são as mais roqueiras.

Imagem

Jimmy também trabalhou com Maggie Bell, cantora escocesa que surgiu com a banda Stones The Crows em 1970. Com o fim do grupo, três anos depois viria seu álbum solo de estréia, Queen of the Night, que sai na primavera de 1974. Produzido pelo talentoso Jerry Wexler, o disco oferece duas faixas com a participação não creditada do Jimmy Page. Uma delas possivelmente seja "Trade Winds." Em seu disco seguinte, Suicide Sal, lançado agora pelo selo Swan Song, novamente temos a participação de Page no solo da faixa título. Outras canções com sua presença incluem "If You Don't Know" e "Coming On Strong".

*** 1975 ***
Imagem

O ex-membro do The James Gang, Joe Walsh, tem em seu disco So What?, lançado em 1975, a participação de Jimmy Page. A faixa com a preciosa gema é "Country Fair". O álbum também tem a participação de Don Henley, estreitando as relações para que no ano seguinte Walsh se associasse com a banda Eagles.

Em 1975, com o nascimento de sua primeira filha Scarlet, Jimmy Page grava no estúdio The Wick, o tema "Scarlet" com a participação de Keith Richards, Ron Wood e Rick Grech. A canção continua inédita.

*** 1977 ***
O diretor Kenneth Anger teve sucesso na década de sessenta com o filme "Scorpio Rising" e passa boa parte da restante década, como também a década seguinte, tentando realizar seu opus, "Lucifer Rising." Com problemas que vão desde orçamento à roubo de partes do filme já rodado, passando por brigas e incidentes com o elenco. Membros do filme incluíram em determinados momentos Robert Beausoleil, Chris Jagger, Leslie Huggins e Marianne Faithfull. A primeira trilha sonora para a obra foi composta em 1969 por Mick Jagger usando um moog, e acabou sendo aproveitado em outro filme, "Invocations of My Demon Brother."
Imagem

Em 1973, Anger contrata Jimmy Page para fazer a trilha sonora do filme. Page a esta altura de sua vida está fazendo uso de heroína com cada vez mais frequência e leva quase três anos para entregar pouco mais do que vinte minutos de música que ele produzira com um moog. Anger irritado o despede. A trilha sonora acaba saindo em 1977, através de uma edição limitado por um selo pequeno da California. Enquanto a versão definitiva do filme não fica pronta, Kenneth re-edita seu filme "Inauguration of the Pleasure Dome" originalmente da década de sessenta, desta vez com trilha sonora do Electric Light Orchestra.

*** 1984 ***
Em 1984, Page também participou do disco Right by You de Stephen Stills. Nome mais do que respeitado na época, em que já contava com vinte anos de carreira, basta lembrar sua passagem por grupos como Buffalo Springfield ou Crosby, Stills & Nash (& Young). Apesar deste disco não encontrar Stills em seu melhor momento, traz de interessante a participação de Jimmy Page nas faixas "50/50", "Flaming Heart" e a faixa título, "Right By You."

Imagem

Em uma época onde vídeo de músicas era uma novidade, muitos se lembrarão da regravação de Robert Plant de um velho sucesso da década de cinquenta, "Sea of Love." A banda, sob o nome de The Honeydrippers, lançou um mini disc de cinco músicas. Pois bem, Jimmy Page está na guitarra em "Sea of Love" e "I Got A Thrill." Para completar a festa, Jeff Beck é outro convidado que toca em "Rockin' At Midnight."

*** 1985 ***
Em 1985, John Paul Jones é convidado para compor para o cinema. O álbum para a trilha sonora de Scream For Help, tem participações de Jimmy Page, Madeline Bell, e Jon Anderson. São duas as faixas com a participações de Page, "Spaghetti Junction" e "Crackback".

Imagem

As amizades e a interação entre os músicos surgidas no ARMS Concerts realizado em 1983, no Albert Hall, levou a nove apresentações nos Estados Unidos, onde Ron Wood chegou a tocar em duas noites como convidado. Este trabalho, sob o nome de ARMS Band, teve sua renda revertida para o estudo de esclerose múltipla, No entanto, Bill Wyman reúne novamente a banda em 1985, agora com prospectos próprios, boa parte do mesmo grupo e alguns nomes novos, que gravam sob a alcunha de Willie & the Poor Boys.
Tocando somente material do rock dos anos cinquenta, o álbum homônimo inclui os artistas Bill Wyman, Ron Wood, Andy Fairweather-Low, Jimmy Page, Mel Collins, Charlie Watts, Kenny Jones, e Ringo Starr. Produzido por Wyman, Jimmy Page toca em "Slippin' & Sliddin'" e "These Arms of Mine."

Imagem

Em 1984, Jimmy Page ajudou a formar uma banda de hard rock unindo membros das antigas bandas Bad Company e Uriah Heep. Com o nome de The Firm, temos Paul Rodgers nos vocais, Jimmy Page na guitarra, Tony Franklin no baixo e Chris Slade na bateria. Dois álbuns brotaram dessa união de forças: The Firm de 1985 e Mean Business de 1986. Com a chegada de 1987 Page e Rodgers voltaram a trabalhar cada um em suas carreiras solos. Franklin reapareceu na banda Blue Murder, enquanto Slade foi para o AC/DC.

*** 1986 ***
Imagem

Box of Frogs são alguns dos ex-membros dos Yardbirds que se reuniram para voltar a tocar juntos. Porém sem ainda querer associar este novo trabalho com aquela banda de duas décadas passadas, Paul Samwell-Smith, Chris Dreja e Jim McCarty criam então o BoF. A banda tem ainda o vocalista John Fiddler e um convidado na guitarra. Com apenas dois discos lançados, o guitarrista convidado do primeiro disco homônimo é Jeff Beck. Do segundo, Strange Land, o convidado é Jimmy Page, tocando na faixa "Asylum." Antes de sair um terceiro, a banda se desfez, reagrupando novamente na década de noventa, agora sob o nome The Yardbirds.

Imagem
Seu ex parceiro Robert Plant em seu álbum solo Now & Zen, tem o precioso auxilio de Page nas faixas "Tall Cool One" e "Heaven Knows". O álbum é considerado pela crítica o melhor da carreira solo de Plant, apesar de ficar aquém de seus momentos mais memoráveis do passado.


*** 1993 ***
Imagem

Em 1993, Jimmy Page e David Coverdale formam uma dupla que edita um disco chamado simplesmente Coverdale/Page, lançado em 1993. O álbum é um pouco criticado por tentar, sem sucesso, recriar a aura perdida dos tempos de Led Zeppelin.
No mesmo ano, Jimmy Page grava "The Wonder Years Theme", tema para o popular seriado da televisão americana, The Wonder Years.

*** 1995 ***
Imagem

Em 1995, Jimmy Page choca o mundo ao se unir novamente com Robert Plant apresentando de forma mais acústica reinterpretações de material do Led Zeppelin. Evento gravado durante o programa Unplugged MTV, apareceram sob o título Jimmy Page & Robert Plant - UnLedded. O sucesso da apresentação rendeu o álbum intitulado No Quarter - UnLedded. Após tirar o próximo ano excursionando pelo mundo, inclusive o Brasil, apresentando este material, gravam em 1998 o Walking Into Clarksdale. Este segundo trabalho deixou a desejar e a dupla resolve então voltar a cuidar de suas respectivas carreiras solo.

*** 1998 ***
Imagem

Jimmy Rogers é um velho bluesman da mesma geração de Muddy Waters e John Lee Hooker, porém sem a mesma fama. Em 1998 ele lança o álbum Blues Blues Blues com uma coleção de convidados de primeira grandeza, apropriadamente chamados de All-Stars. Na faixa "Gonna Shoot You Right Down (Boom Boom)" os convidados são Robert Plant, Jimmy Page e Eric Clapton.
Jimmy Page ainda encontra tempo para se aliar ao rapper, Sean Puffy Combs, que não muito tempo antes usava o nome Puff Daddy. Page contribui executando o seu famoso riff da canção "Kashmir" para esta nova canção "Come With Me", que serviu como parte da trilha sonora do filme Godzilla.

*** 2001 ***
Imagem

No ano 2000, Jimmy Page se une a banda The Black Crowes, excursionando pelos Estados Unidos em uma série de concertos muito bem recebidos por público e crítica durante o verão americano. Assim, foi natural surgir no ano seguinte o disco Live At The Greek, cujo material foi extraído da apresentação no Greek Theatre de Los Angeles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário