21 de outubro de 2010

Hoje na história do rock brasileiro - 21/10


1967: Foi realizada a etapa final do 3º Festival da Música Popular Brasileira, promovido pela TV Record no palco do Teatro Paramount, em São Paulo, marcada pela ostensiva reação do público que vaiou as apresentações de Caetano Veloso (“Alegria Alegria”) e Gilberto Gil (“Domingo no Parque”), acompanhados, respectivamente, pelos conjuntos de rock Beat Boys e Mutantes. A música vitoriosa foi “Ponteio”, de Edu Lobo e Capinan, defendida por Marilia Medaglia, enquanto “Domingo no Parque”, de Gil, ficou em segundo e “Alegria Alegria”, de Caetano, ficou em quarto lugar. Também em resposta às vaias, Sérgio Ricardo, que defendeu “Beto Bom de Bola”, quebrou seu violão e jogou os pedaços na platéia.


ATENÇÃO - 1981: O Barão Vermelho fez seu 1º ensaio com a formação original: Maurício Barros (teclado), Guto Goffi (bateria), Dé (baixo), Roberto Frejat (guitarra) e Cazuza (voz). Maurício e Guto criaram a banda, chamaram Dé, depois Frejat e por último Cazuza, que foi uma indicação de Léo Jaime.


1986: A banda carioca Heróis da Resistência, liderada por Leoni (ex-Kid Abelha) lançou o primeiro disco. Os destaques são “Nosferatu” e “Só Pro Meu Prazer”.


ATENÇÃO - 1986: A banda paulistana Violeta de Outono lançou o primeiro compacto (em formato LP) com três músicas: “Trópico”, “Reflexos da Noite” e “Outono”. A banda era formada por Fábio Golfetti (ex-Zero, voz e guitarra), Angelo Pastorello (baixo) e Cláudio Souza (ex-Zero, bateria).


1987: O Inocentes lançou o disco Adeus Carne. Os destaques são “Pátria Amada”, “Cidade Chumbo” e “Não é Permitido”. Clássico!


1991: O João Pena & Seus Miquinhos Amestrados lançou o quinto disco 100 Anos de Rock’n’Roll. Os destaques são “Papa Umama” (versão de Papa Oon Mow Mow), “O Bom e o Velho Rock’n’Roll” e “Suga-Suga”. 


1995: O Titãs lançou o nono disco Domingo. Os destaques são “Eu Não Aguento”, “Eu Não Vou Dizer Nada” (com João Barone, do Paralamas do Sucesso), “O Caroço da Cabeça” (com Herbert Vianna, do Paralamas do Sucesso), “Brasileiro” (com Igor Cavalera e Andreas Kisser, do Sepultura) e a faixa título.


2002: O Ratos de Porão lançou o disco Onisciente Coletivo. Os destaques são “Terror Declarado”, “O Sistema Me Engoliu” e a faixa título.







Nenhum comentário:

Postar um comentário