18 de outubro de 2010

Billy Gibbons: ZZ Top, Hendrix, Doors, Stevie Ray Vaughan


Décadas depois de abrir para o JIMI HENDRIXEXPERIENCE, o guitarrista do ZZ TOP, Billy Gibbons se lembra claramente da sua música favorita de JIMI HENDRIX ao vivo.
“Eles fizeram a versão mais legal de 'The Wind Cries Mary', que ainda é uma de minhas favoritas,” disse Gibbons. “Uma das razões é que era tocado em um tom excêntrico – era em Fá. É um acima do Mi, que é fácil de tocar. O Fá é o mais difícil de se encontrar. Fazer seus dedos tocarem as cordas em Fá é excruciante. Mas não há nada igual ouvir um baixo atingir uma nota grave em Fá, e o Noel Redding tocando um velho grande baixo Fender, ele alcançava aquele Fá grave, e fazia o Jimi pirar, porque o abalava.”
Com o recente aniversário de 40 anos da morte de Hendrix em 18 de setembro, Gibbons tinha razão para estar nostálgico. Mas o que ele mais se lembra dos shows ao vivo é a musicalidade – e os detalhes técnicos que poucos outros perceberiam.
“Claro, Jimi estava usando amplificadores Marshall, mas eles também estavam usando amplificadores Sunn, e essa era uma linha de amplificadores que foi desenvolvida por Norm Sundholm” disse Gibbons, que é algo como um historiador do rock. “Ele era o baixista do Kingsmen, que gravou a música ‘Louie Louie’. O Norm desenvolveu sua bem sucedida linha de amplificadores que era magnífica. O amplificador tinha um gabinete que podia reproduzir o Fá grave, que é a freqüência mais difícil.”
Antes de estar no ZZ TOP, Gibbons estava em uma banda chamada MOVING SIDEWALKS, que abriu para o JIMI HENDRIX EXPERIENCE e THE DOORS. “Éramos grandes fãs do The DOORS porque aquele primeiro disco é muito bluesy”, disse Gibbons.
Foi quando estava abrindo para THE DOORS  que Gibbons se aliou aos futuros colegas de banda do ZZ TOP Dusty Hill e Frank Beard. “Conheci eles através do Jimmy Vaughan, irmão mais velho do Stevie Ray”, disse Gibbons. “O Jimmy e eu estávamos conversando uma noite. Ainda é assim hoje em dia – tem algo com os músicos do Texas; tem uma ligação. É essa coisa da admiração implícita, dividida que todos tem. É muito legal. Jimmy me apresentou ao Frank, o baterista, e então o Frank me apresentou ao Dusty, e nós nos demos bem.”
Não tardou para o trio fazer som junto pela primeira vez, em 1969. “Nos reunimos uma noite e partimos para uma jam com o tom em Dó”, disse Gibbons. “Três horas depois, estávamos rindo e ainda tocando, pensando, ‘Há algo nisso’”.
Fonte desta matéria (em inglês): Spinner

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