4 de agosto de 2010

Discos Marcantes de Issac Hayes




Hot Buttered Soul foi o segundo álbum de estúdio de Isaac Hayes. Lançado em 1969, é reconhecido como um marco na música soul.

Hot Buttered Soul rompeu radicalmente a barreira do formato das canções de três minutos, e, ao contrário, consistia de apenas quatro faixas: duas covers de canções populares e duas originais, com durações entre 5 e 18 minutos.

Álbum de estúdio por Isaac Hayes

Lançado em     1969
Gravado em     Junho-Julho de 1969
Ardent Studios
(Memphis, Tennessee)
U. Sound Systems Studio
(Detroit, Michigan)
Gênero(s)     Soul
Duração     45:24
Gravadora(s)     Stax Records, Entreprise Records
Produção     Al Bell, Marvell Thomas, Allen Jones

História

O álbum por pouco não foi lançado. O disco de estréia de Hayes, Presenting Isaac Hayes, tinha sido um fracasso para a Stax Records, e Hayes seria novamente apenas um produtor e compositor na lendária gravadora quando, inesperadamente, a Stax perdeu todo seu catálogo para a Atlantic Records em Maio de 1968. O executivo da Stax Al Bell decidiu lançar, de uma vez, 27 álbuns e 30 singles, ordenando a todos artistas da Stax a gravar material inédito, e encorajando aos principais artistas do selo, incluindo Hayes e Steve Cropper, a gravar álbuns solo.

Hayes disse a Bell que não gravaria um novo disco, a menos que lhe fosse garantido completo controle criativo, o que Bell, prontamente atendeu.

O álbum começa com uma cover da clássica canção "Walk on By" de Burt Bacharach e Hal David. A segunda faixa, "Hyperbolicsyllabicsesquedalymistic", é um funk com guitarras wah-wah e pianos. "One Woman", com apenas cinco minutos, é a faixa mais curta do álbum, e fala sobre infidelidade. Uma extensa reinterpretação da canção de Jimmy Webb, "By the Time I Get to Phoenix" fecha o álbum. Depois de uma introdução falada de oito minutos, a música cresce em um clímax de instrumentos de sopro, cordas, órgãos e vocais.

O álbum foi notável pela inovadora produção de Bell/Hayes e as técnicas de engenharia de gravação de Terry Manning, e influenciou um grande número de artistas de soul e hip hop. As canções "Walk on By" e "Hyperbolicsyllabicsesquedalymistic" têm sido exaustivamente sampleadas, por artistas de hip-hop como Compton's Most Wanted, 3rd Bass, Wu-Tang Clan e Public Enemy. "Hyperbolicsyllabicsesquedalymistic" também aparece na trilha sonora do filme The Zodiac.

Muito da produção final foi feita a partir de equipamentos trazidos para Detroit pelo produtor Don Davis. Os instumentos de sopro e cordas foram gravados no United Sound Studios pelo engenheiro musical Ed Wolfrum com os vocais e a mixagem final completadas no estúdio Terra-Shirma pelo engenheiro Russ Terrana. A técnica de reverberação, gravada em parte por Manning, tinha sido usada nas produções da Artie Fields em Detroit no final dos anos 50; foi também usada por Wolfrum e outros para inúmeras produções e comerciais antes e após o álbum de Hayes incluindo o disco de Marvin Gaye, "What's Going On".

Faixas

 Lado A

   1. "Walk on By" (Burt Bacharach, Hal David) – 12:03
   2. "Hyperbolicsyllabicsesquedalymistic" (Isaac Hayes, Alvertis Isbell) – 9:38

 Lado B

   1. "One Woman" (Charles Chalmers/Sandra Rhodes) – 5:10
   2. "By the Time I Get to Phoenix" (Jimmy Webb) – 18:42

 Créditos

    * Isaac Hayes - Vocais, teclados
    * Marvell Thomas - Produtor, teclados
    * The Bar-Kays - Willie Hall, bateria; James Alexander, baixo; Michael Toles, guitarra
    * Al Bell - Produtor
    * Allen Jones - Produtor
    * Terry Manning - Engenheiro
    * Bob Smith - Fotografia
    * Joe Tarantino - Masterização
    * Russ Terrana - Re-mixagens
    * Honeya Thompson - Direção de arte
    * Christopher Whorf - Capa
    * Ed Wolfrum - Engenheiro de Mixagem

 Samples

A lista a seguir mostra algus samples utilizados por outros artistas:

    * "Walk on By"
          o "Warning" por The Notorious B.I.G. do álbum Ready to Die
          o "Hood Took Me Under" por Compton's Most Wanted do álbum Music To Driveby
          o "Me Against the World" por 2Pac do álbum Me Against the world.
          o "Dead Bent" por MF DOOM do álbum Operation: Doomsday
          o "I Can't Go to Sleep" por Wu Tang Clan do álbum The W
          o "2 Wicky" por Hooverphonic do álbum A New Stereophonic Sound Spectacular

    * "Hyperbolicsyllabicsesquedalymistic"
          o "Born And Raised In Compton" por DJ Quik do álbum Quik Is The Name
          o "Black Steel in the Hour of Chaos" por Public Enemy do álbum It Takes a Nation of Millions to Hold Us Back
          o "Puppet Master" por Soul Assassins do álbum Chapter 1
          o "Remedy" por The Game do álbum Doctor's Advocate
          o "Prelude" por N.W.A. do álbum Niggaz4Life.

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