Hot Buttered Soul foi o segundo álbum de estúdio de Isaac Hayes. Lançado em 1969, é reconhecido como um marco na música soul.
Hot Buttered Soul rompeu radicalmente a barreira do formato das canções de três minutos, e, ao contrário, consistia de apenas quatro faixas: duas covers de canções populares e duas originais, com durações entre 5 e 18 minutos.
Álbum de estúdio por Isaac Hayes
Lançado em 1969
Gravado em Junho-Julho de 1969
Ardent Studios
(Memphis, Tennessee)
U. Sound Systems Studio
(Detroit, Michigan)
Gênero(s) Soul
Duração 45:24
Gravadora(s) Stax Records, Entreprise Records
Produção Al Bell, Marvell Thomas, Allen Jones
História
O álbum por pouco não foi lançado. O disco de estréia de Hayes, Presenting Isaac Hayes, tinha sido um fracasso para a Stax Records, e Hayes seria novamente apenas um produtor e compositor na lendária gravadora quando, inesperadamente, a Stax perdeu todo seu catálogo para a Atlantic Records em Maio de 1968. O executivo da Stax Al Bell decidiu lançar, de uma vez, 27 álbuns e 30 singles, ordenando a todos artistas da Stax a gravar material inédito, e encorajando aos principais artistas do selo, incluindo Hayes e Steve Cropper, a gravar álbuns solo.
Hayes disse a Bell que não gravaria um novo disco, a menos que lhe fosse garantido completo controle criativo, o que Bell, prontamente atendeu.
O álbum começa com uma cover da clássica canção "Walk on By" de Burt Bacharach e Hal David. A segunda faixa, "Hyperbolicsyllabicsesquedalymistic", é um funk com guitarras wah-wah e pianos. "One Woman", com apenas cinco minutos, é a faixa mais curta do álbum, e fala sobre infidelidade. Uma extensa reinterpretação da canção de Jimmy Webb, "By the Time I Get to Phoenix" fecha o álbum. Depois de uma introdução falada de oito minutos, a música cresce em um clímax de instrumentos de sopro, cordas, órgãos e vocais.
O álbum foi notável pela inovadora produção de Bell/Hayes e as técnicas de engenharia de gravação de Terry Manning, e influenciou um grande número de artistas de soul e hip hop. As canções "Walk on By" e "Hyperbolicsyllabicsesquedalymistic" têm sido exaustivamente sampleadas, por artistas de hip-hop como Compton's Most Wanted, 3rd Bass, Wu-Tang Clan e Public Enemy. "Hyperbolicsyllabicsesquedalymistic" também aparece na trilha sonora do filme The Zodiac.
Muito da produção final foi feita a partir de equipamentos trazidos para Detroit pelo produtor Don Davis. Os instumentos de sopro e cordas foram gravados no United Sound Studios pelo engenheiro musical Ed Wolfrum com os vocais e a mixagem final completadas no estúdio Terra-Shirma pelo engenheiro Russ Terrana. A técnica de reverberação, gravada em parte por Manning, tinha sido usada nas produções da Artie Fields em Detroit no final dos anos 50; foi também usada por Wolfrum e outros para inúmeras produções e comerciais antes e após o álbum de Hayes incluindo o disco de Marvin Gaye, "What's Going On".
Faixas
Lado A
1. "Walk on By" (Burt Bacharach, Hal David) – 12:03
2. "Hyperbolicsyllabicsesquedalymistic" (Isaac Hayes, Alvertis Isbell) – 9:38
Lado B
1. "One Woman" (Charles Chalmers/Sandra Rhodes) – 5:10
2. "By the Time I Get to Phoenix" (Jimmy Webb) – 18:42
Créditos
* Isaac Hayes - Vocais, teclados
* Marvell Thomas - Produtor, teclados
* The Bar-Kays - Willie Hall, bateria; James Alexander, baixo; Michael Toles, guitarra
* Al Bell - Produtor
* Allen Jones - Produtor
* Terry Manning - Engenheiro
* Bob Smith - Fotografia
* Joe Tarantino - Masterização
* Russ Terrana - Re-mixagens
* Honeya Thompson - Direção de arte
* Christopher Whorf - Capa
* Ed Wolfrum - Engenheiro de Mixagem
Samples
A lista a seguir mostra algus samples utilizados por outros artistas:
* "Walk on By"
o "Warning" por The Notorious B.I.G. do álbum Ready to Die
o "Hood Took Me Under" por Compton's Most Wanted do álbum Music To Driveby
o "Me Against the World" por 2Pac do álbum Me Against the world.
o "Dead Bent" por MF DOOM do álbum Operation: Doomsday
o "I Can't Go to Sleep" por Wu Tang Clan do álbum The W
o "2 Wicky" por Hooverphonic do álbum A New Stereophonic Sound Spectacular
* "Hyperbolicsyllabicsesquedalymistic"
o "Born And Raised In Compton" por DJ Quik do álbum Quik Is The Name
o "Black Steel in the Hour of Chaos" por Public Enemy do álbum It Takes a Nation of Millions to Hold Us Back
o "Puppet Master" por Soul Assassins do álbum Chapter 1
o "Remedy" por The Game do álbum Doctor's Advocate
o "Prelude" por N.W.A. do álbum Niggaz4Life.
Nenhum comentário:
Postar um comentário