6 de junho de 2010

Kid Vinil: "o blues de Johnny e Edgar Winter"



O músico, jornalista e radialista Kid Vinil publicou uma matéria em sua coluna no Yahoo! falando sobre Johnny e Edgar Winter:

Depois de sua bem sucedida turnê brasileira, acaba de ser lançado lá fora um verdadeiro documento ao vivo de Johnny Winter. Trata-se do álbum Johnny Winter And – Live At the Fillmore East 10/3/70, lançado pelo selo independente Collector’s Choice Music. Se você perdeu as apresentações de Johnny Winter por aqui, recomendo conseguir essa gravação ao vivo. E se ainda for um adepto do formato CD, você pode encontrá-lo aqui.

A lenda do blues começou sua carreira com uma sensacional apresentação no festival de Woodstock, em 1969 (tudo isso documentado no disco Johnny Winter – The Woodstock Experience, lançado no ano passado). Em 1970, Johnny Winter voltou com uma nova banda de apoio. Nessa fase, o guitarrista recrutou ex-integrantes da banda McCoys – grupo que ficou famoso da década de 60 com o sucesso “Hang on Sloopy”, que no Brasil teve uma versão também famosa chamada “Pobre Menina”, o grande sucesso da dupla Leno & Lilian durante a Jovem Guarda.

Essa inclusão de integrantes do grupo McCoys causou uma certa polêmica na época, pois Johnny Winter vinha de dois aclamados discos de blues e de repente se juntava a uma banda ‘bubblegum’ e todos temiam que sua música se tornasse muito comercial. Por sorte nada disso aconteceu, o guitarrista do McCoys, Rick Derringer, só veio para acrescentar novos elementos no blues de Johnny Winter, deixando-o mais psicodélico e mais chegado no hard rock. A banda passou a se chamar Johnny Winter e gravou um disco de estúdio em 1970 e no ano seguinte o álbum ao vivo Live Johnny Winter And. Esse precioso documento ao vivo recém-lançado data da mesma época das gravações desse álbum lançado em 1971.

Para ver a matéria na íntegra, acesse o link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário