24 de abril de 2010

Discos Marcantes de Nico






Chelsea Girl


Chelsea Girl é o álbum de estréia solo da cantora Nico, lançado em outubro de 1967.

Sobre o álbum

Após colaborar como vocalista com o the Velvet Underground em seu disco de estréia, The Velvet Underground and Nico, Nico fez a turnê da Exploding Plastic Inevitable. Antes que o movimento chegasse ao fim, Nico fixou residência em New York, onde interpretava canções folk acompanhada por guitarristas como Tim Hardin, Jackson Browne e Leonard Cohen, mas também seus colegas do Velvet Underground, Lou Reed, Sterling Morrison e John Cale.

Alguns de seus acompanhantes escreveram canções para que ela interpretasse; estas canções são a espinha dorsal de Chelsea Girl. Browne e Hardin contribuíram com algumas faixas, Lou Reed lhe deu uma de suas primeiras composições para o Velvet Underground, Wrap Your Troubles in Dreams, e Reed, Cale e Morrison em várias combinações contribuíram com mais quatro canções. Ainda, Bob Dylan deu à Nico uma de suas canções para gravar: I'll Keep It With Mine.

Musicalmente, Chelsea Girl é melhor descrito como um cruzamento de folk e música pop da década de 1960. O acompanhamento musical é relativamente simples, consistindo de uma ou duas guitarras ou algum instrumento de teclado, tocados por Browne ou um de seus colegas do Velvet Underground. Não há baixo ou percussão. Adicionado à sensação folk do disco estão os instrumentos de cordas e a flauta, colocados nas canções sem que Nico soubesse.

Nico se desapontou com o produto final, declarando que "tudo o que queria no álbum foi retirado por eles". "Pedi percussão, disseram que não. Pedi mais guitarras, disseram que não. Pedi simplicidade, e eles trouxeram flautas! Trouxeram cordas também; não gostava delas, porém podia agüentá-las. Mas a flauta! A primeira vez que ouvi o álbum, chorei, e tudo por causa da flauta."

Devido ao envolvimento dos integrantes do the Velvet Underground e à semelhança com as canções mais calmas de The Velvet Underground and Nico, Chelsea Girl é geralmente visto como um disco-acompanhante da discografia daquela banda.

Faixas

1. The Fairest of the Seasons (Browne, Copeland) - 4:06
2. These Days (Browne) - 3:30
3. Little Sister (Cale, Reed) - 4:22
4. Winter Song (Cale) - 3:17
5. It Was a Pleasure Then (Nico, Cale, Reed) - 8:02
6. Chelsea Girls (Reed, Morrison) - 7:22
7. I'll Keep It With Mine (Dylan) - 3:17
8. Somewhere There's a Feather (Browne) - 2:16
9. Wrap Your Troubles in Dreams (Reed) - 5:07
10. Eulogy to Lenny Bruce (Hardin) - 3:45

Músicos

* Nico - vocal
* Jackson Browne - violão (faixas 1-2-7-8-10)
* Lou Reed - guitarra (faixas 3-5-6-9)
* John Cale - viola, órgão, guitarra (faixas 3-5)
* Sterling Morrison - guitarra (faixas 6-9)
* Tom Wilson - produtor
* Larry Fallon - arranjos de cordas e flauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário