19 de março de 2010

Big Star: Morre o guitarrista e vocalista Alex Chilton




Faleceu nesta quarta (17/03) o guitarrista e vocalista Alex Chilton, mais conhecido pelo seu trabalho com a banda BIG STAR. Chilton iniciou sua carreira em 1967, com a banda THE BOX TOPS, onde permaneceu até 1969, quando iniciou sua carreira solo.

Em 1971, recebeu um convite da banda BIG STAR para assumir os vocais e a guitarra-base do grupo. O BIG STAR foi responsável pela repaginação do pop rock, desgastado após o sucesso das bandas da invasão britânica entre meados e final dos anos 60. Numa fase em que o rock psicodélico e, principalmente, o hard rock reinavam, o BIG STAR conseguiu um certo prestígio com o elogiadíssimo disco “#1 Record”, de 1972. Apesar da boa repercussão na mídia especializada, o álbum encontrou problemas para ser distribuído, e não conseguiu alcançar boas vendas.

O álbum seguinte, “Radio City”, lançado em 1974, também foi bem recebido pela crítica, mas o pouco sucesso comercial fez com que a banda não conseguisse bons contratos. Chilton deixou o BIG STAR, naquele mesmo ano, e retomou sua carreira solo.

Após sua saída do BIG STAR, Chilton se mudou para Nova Iorque, onde acompanhou de perto o surgimento de diversas bandas que tocavam no clube CBGB, responsáveis pelo impulso do movimento punk americano. Ele foi responsável pelo agenciamento e pela produção de algumas dessas bandas, principalmente o THE CHAMPS.

Nos anos 80, Alex Chilton prosseguiu sua carreira solo e como produtor, até que, nos anos 90, resolveu reunir seus colegas de BIG STAR, mesmo sem o seu membro fundador Chris Bell, que faleceu em 1978.

Entre idas e vindas, o BIG STAR se reuniu mais algumas vezes, inclusive fazendo uma turnê por diversas partes do mundo entre 2009 e 2010.

Alex Chilton faleceu em Nova Orleans, de causas ainda não reveladas, mas a versão que circula com maior intensidade é que o músico teria sofrido um ataque cardíaco. Maiores detalhes ainda não foram revelados.

O MOFODEU presta uma singela homenagem a Alex Chilton em seu blog (MOFOBlog). Acesse:


http://mofodeu.com/mofoblog/?p=349

Fonte desta matéria: Mofodeu

Nenhum comentário:

Postar um comentário