24 de fevereiro de 2010

Discos Marcantes do Ramones






Ramones - Ramones (1976)

Origem: Estados Unidos
Produtor: Ramones
Formação Principal no Disco: Joey Ramone – Johnny Ramone – Dee Dee Ramone – Tommy Ramone
Estilo: Punk
Relacionados: New York Dolls/Sex Pistols/The Clash
Destaque: Blitzkrieg Bop
Melhor Posição na Billboard: 111o


O Punk levou uma década para fazer sucesso da noite para o dia. Que o diga Iggy Pop, um dos precursores do que, a posteriori, foi intitulado de "protopunk"; os discos dos Stooges não venderam absolutamente nada. A longevidade de sua gestação começa com bandas de garagem norte-americanas, como os geniais Sonics, o Trashman ou o Blue Sheer. No entanto, a concepção de fazer um rock agressivo e conciso necessitava de uma cena musical propícia e, com efeito, como no caso dos Pistols, uma certa visibilidade promocional. E, sintomaticamente, ele foi encontrar espaço a partir de uma cena alternativa ligeiramente militante (mais precisamente, uma cultura punk, como ocorrera uma década antes, com os mods) em Nova Iorque e em Londres, defendendo tanto um estilo de vida peculiar quanto produzindo um tipo de música que nasceu dos estertores do progressivo, quando o rock havia se tornado sinfônico e persóstico. Como se fosse uma espécie de revanche, o Punk — e a música dos Ramones, banda formada em Forest Hill, Nova Iorque, em 1971, eles não tinham nenhuma dessas virtudes que eram essenciais ao gênero, no começo dos anos 70, quando vigoravam álbuns conceituais que extrapolavam o âmbito rock. Ao contrário daqueles, Joey, Johnny, Dee Dee e Tommy Ramone não eram multi-instrumentistas, mal sabiam ler música, mas apreciavam aquele tipo de rock teddy boy (com suas jaquetas de couro, jeans rasgados e cara de poucos amigos) que era feito nos anos 60 — Who, Beatles e Stones de antes do sucesso, por exemplo. A cena nasceria com a Let It Rock, quando Malcolm McLaren e Vivienne Westwood se tornariam agitadores culturais baseados na capital britânica, enquanto a alternativa e nova-iorquina CBGB lançava Television e Patti Smith. O começo da fama dos Ramones seria naquele clube noturno que, curiosamente, era destinado ao folk que emergeu no fim dos anos 50. Se o rock era quase uma mímese do subestimado garage rock sessentista, o que valia agora era menos musicalidade e uma atitude ostensivamente iconoclasta. O primeiro disco dos Ramones, por exemplo, era uma vcerdadeira carta de intenções do punk — que ia de regravações de Chris Montez até composições próprias, como a nostálgica I Wanna Be Your Boyfriend e a primeira faixa do disco, a conhecidíssima Blitzkrieg Bop. O nome é bem ilustrastivo: Blitzkrieg era uma tática de ataque efetivo e breve, efetuado pela Divisão Panzer, da infantaria germânica. E o punk dos Ramones não era diferente, já que a maioria das canções são curtas, simples, massivas e convincentes (Now I Wanna Sniff Some Glue tem um minuto e meio e Blitzkrieg Bop, como era comum no punk, 4 acordes e nenhum solo). O curioso é que, no começo, a maioria dos disk-jockeys não sabiam o que fazer com aquele disco bizarro que custara apenas uma semana e meia de produção e apenas 6 mil Dólares. Como ninguém é profeta em sua terra, como aconteceu com Hendrix, eles foram estourar justamente a partir de Londres; dali ganhariam a América — o resto é história.

Faixas

1. "Blitzkrieg Bop" - 2:14 (Tommy Ramone, Dee Dee Ramone)
2. "Beat On The Brat" - 2:31 (Joey Ramone)
3. "Judy Is A Punk" - 1:32 (Joey Ramone, Dee Dee Ramone)
4. "I Wanna Be Your Boyfriend" - 2:24 (Tommy Ramone)
5. "Chain Saw" - 1:56 (Joey Ramone)
6. "Now I Wanna Sniff Some Glue" - 1:35 (Dee Dee Ramone)
7. "I Don't Wanna Go Down To The Basement" - 2:38 (Dee Dee Ramone, Johnny Ramone)
8. "Loudmouth" - 2:14 (Dee Dee Ramone, Johnny Ramone)
9. "Havana Affair" - 1:56 (Dee Dee Ramone, Johnny Ramone)
10. "Listen To My Heart" - 1:58 (Ramones)
11. "53rd & 3rd" - 2:21 (Dee Dee Ramone)
12. "Let's Dance" - 1:51 (Jim Lee)
13. "I Don't Wanna Walk Around With You" - 1:42 (Dee Dee Ramone)
14. "Today Your Love, Tomorrow The World" - 2:12 (Ramones)

Faixas bônus

15. "I Wanna Be Your Boyfriend (demo)" – 3:02
16. "Judy Is a Punk (demo)" – 1:36

Produzidas por Marty Thau. Gravadas no 914 Studios, Blauvelt, Nova York
17. "I Don’t Care (demo)" – 1:55

Previamente lançada
18. "I Can’t Be (demo)" – 1:56

Primeiro lançamento no álbum All The Stuff (And More!) Volume 1, Sire #26220 (6/90)
19. "Now I Wanna Sniff Some Glue (demo)" – 1:42

Previamente lançada
20. "I Don’t Wanna Be Learned/I Don’t Wanna Be Tamed (demo)" – 1:05

Primeiro lançamento no álbum All The Stuff (And More!) Volume 1, Sire #26220 (6/90)
21. "You Should Never Have Opened That Door (demo)" – 1:54

Previamente lançadas e as faixas 17-21 foram produzidas por T. Erdelyi. Engenheiro: Jack Malken
22. "Blitzkrieg Bop (versão única)" – 2:12

Single da Sire #725 (7/76)

Citações

* Os depoimentos a respeito do álbum foram retirados do livro "Mate-me por favor (uma história sem censura do punk)", dos autores Legs McNeil e Gillian McCain.

Dee Dee Ramone: O primeiro álbum dos Ramones levou apenas dois dias para ficar pronto. A gente tinha feito umas outras gravações, umas demo-tapes com Craig Leon e Marty Thau, mas não deu certo porque na volta do estúdio para casa estávamos muito chapados - estávamos dirigindo por uma zona cheia de mato, nos perdemos e vimos partes de corpos humanos ao longo da estrada. Tipo um braço aqui, uma cabeça lá. Todo mundo viu. Ficamos felizes de voltar para Nova York depois disto. Então decidimos fazer o álbum num estúdio dentro do Radio City Music Hall.

Joey Ramone: A gente fez o álbum em uma semana e gastou só seis mil e quatrocentos dólares - todo mundo ficou surpreso. Naquele tempo, as pessoas não davam muita bola para dinheiro. Havia um monte de dinheiro na parada. Dinheiro em circulação para coisas absurdas. O dinheiro ainda não estava curto - alguns álbuns estavam custando meio milhão de dólares para serem feitos e levando dois ou três anos para serem gravados, como Fleetwood Mac e outros. Fazer um álbum em uma semana e produzi-lo por seis mil e quatrocentos dólares era inédito, ainda mais um álbum que de fato mudou o mundo. Ele inaugurou o punk rock e deu início àquela coisa toda - e também nos lançou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário