18 de dezembro de 2009

Discos Marcantes do 10cc





10cc - Sheet Music (1974)

Origem: Inglaterra

Produtor: 10cc

Formação Principal no Disco:
Eric Stewart – Lol Creme – Graham Gouldman – Kevin Godley

Estilo: Pop Rock

Relacionados: Big Star/Teenage Fanclub/Badfinger

Destaque: The Wall Street Shuffle

Melhor Posição na Billboard: 81o


Graham Gouldman pode não parecer muito familar aos ouvintes de rock em geral, mas muito antes do músico britânico fundar o 10cc — os criadores da conhecidíssima I'm Not In Love (depois regravada pelos Pretenders) — no começo dos anos 70, ele se tornou mais conhecido como um compositor de mão cheia: entre 1965 e 1967, ele compôs vários singles de sucesso, como Bus Stop (para os Hollies), No Milk Today e Listen People (para os Herman's Hermits) e o primeiro grande sucesso da até então banda de blues, Yardbirds, For Your Love. Graham também é o autor de Look Trough Any Window, East West e outro sucesso dos Yardbirds, Heart Full Of Soul. O talendo de Gouldman chamoua atenção de dois editores musicais de Nova Iorque, Kasenetz and Katz. enquanto ele trabalhava como compositor paraa dupla, ele tentava reagrupar os seus ex-colegas dos Mockingbirds, uma espécie de embrião do 10cc. entre idas e vindas, eles se encontravam em diversos projetos musicais paralelos, como Kevin Godley e Lol Creme, que ensaiaram uma dupla estilo Simon e Garfunkel. O quarteto se fechou quando Eric Stewart saiu dos Mindbenders (Graham seguia colaborando nos anos seguintes com o líder original, Wayne Fontana), em 1968 junto com o próprio Graham, que chegou a ser membro do conjunto nos seus estertores. Mesmo assim, o seu ofício era basicamente fazer sucessos para outros artistas gravarem, e essa mesma fórmula simples e fundamental iria forjar a sonoridade do 10cc, uma fórmula um pouco mais densa porém dentro do espírido do pop bubblegum — cujo nome sugere, fácil, grudento de visando tão somente galgar um primeiro lugar nas paradas. O primeiro sucesso veio em 72, uma paródia de doo-up (no mesmo estilo de Oh, Darling!, dos Beatles), ou seja, mesmo com uma cara de banda de rock, o 10cc era uma grande brincadeira que envolvia pop e pastiche e outras reelaborações estéticas numa época em que toda banda que entrasse em estúdio queria lançar uma obra-prima e, de quebra, descobrir a música do futuro. Essa naturalmente não era a pretensão de Graham e seus colegas quando lançou seu álbum mais conhecido, Sheet Music. No fim, o 10cc conseguiu fazer um disco datadamente atemporal, com arranjos e canções excelentes, como Somewhere In Hollywood e The Worst Band In The World, embora Graham não conseguisse como compositor a mesma visibilidade que e excelência que o tornou famoso em meados dos anos 60 mas naturalmente colocou a banda nos píncaros azulados da fama naqueles idos de 74: eles conseguiram ficar com Sheet Music por dois meses e meio despontando nas paradas, o que lhes permitiu excursionar pelos Estados Unidos no ano seguinte.

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