3 de dezembro de 2009

Discos Marcantes de Crosby, Stills & Nash (and Young) II







Crosby, Stills, Nash & Young – Deja Vu (1970)

Origem: Estados Unidos

Produtor: Crosby, Stills, Nash & Young

Formação Principal no Disco: Stephen Stills – David Crosby – Graham Nash – Neil

Young – Greg Reeves – Jerry Garcia – John Sebastian – Dallas Taylor

Estilo: Country Rock

Relacionados: The Byrds; The Hollies; The Buffalo Springfield

Destaque: Helpless

Melhor Posição na Billboard: 10º

Deja Vu representou o momento e maior criatividade de quatro músicos de estirpe, e foi o momento em que David Crosby (ex-Byrds), Stephen Stills e Graham Nash (ex-Hollies) conheceram um cara chamado Neil Young, e juntos não só produziram o melhor disco do grupo, quanto também, ao mesmo tempo lançaram-se curiosamente em carreiras em particular. Nash lançaria Songs From Beguinners e seguiria em solo de maneira ligeiramente irregular, o mesmo acontecendo com Crosby, que chegaria a retornar aos Byrds para um último disco com a formação original. Melhor sorte teria Stills, que lançaria uma série de álbuns memoráveis e Young que, naquele momento histórico, foi o elemento que faltava para que o grupo atingisse ao auge, cujo paroxismo dos paroxismos foi a apresentação no Festival de Woodstock, em 1969. Por conta disso, o disco se tornaria um elemento bastante ligado àquela geração baby-boom hippie, tanto com relação aos seus valores quanto à respeito da realidade de própria contracultura em flor quanto ao ativismo daqueles tensos dias políticos, com os americanos no front no sudeste asiático. Para ver como eles estavam na crista da onda, o disco foi um sucesso de vendas e emplacou três compactos nas paradas de sucesso. Junto com o espírito do primeiro trabalho, o CSNY agora tinha uma sonoridade suave,densa e sublime, com trabalhos vocais impecáveis que lembravam o Buffalo Springfield e até muito do que os Byrds faziam àquela época (Draft Morning, de David Crosby, por exemplo, como falar suavemente de coisas trágicas, como o horror da guerra), incorporando elementos do country-rock em vez do folk elétrico. Mas, na verdade, ele é simbólico por ser uma crônica daqueles dias e trazer participações especiais, como Jerry Garcia, John Sebastian (que faria uma discreta, malfadada e involuntária apresentação relâmpago no Festival) e uma musa inspiradora, a dama blasé do folk, Joni Mitchell, que virou namorada de Graham, a quem ele dedicou Our House. E dela, eles gravariam a singela Woodstock (numa versão totalmente diferente da de Joni). Mas canção mais marcante seria a visionária Teach Your Children, também escrita por Nash ainda no tempo dos Hollies, e que viraria um hino (“você que está na estrada, precisa procurar aum código para viver, porque o passado é um longo adeus”). Outros pontos altos do disco é a alegrinha paz e amor Everyboby I Love You, que destoa um pouco do estilo do álbum, e Helpless, com uma harmonia simples e sua letra onírica, e que fazia parte do trabalho de Young com o Crazy Horse. O álbum ainda renderia um single posterior, Ohio, um libelo em homenagem ao sacrifício de quatro estudantes na Universidade de Kent causados pela retaliação da Guarda Nacional do Estado Americano ao protesto estudantil, provocando protestos por parte da opinião pública contra à politica beligerante de Richard Nixon no Vietnã.

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