7 de dezembro de 2009

Cinco Covers inusitados do rock





Na história do rock existem casos de bandas que fizeram covers de canções que nada tem em comum com o estilo. O Blog Cena listou cinco delas:

1 – Beatles – Bésame Mucho

A banda mais famosa de todos os tempos gravou inúmeros covers. Canções de Chuck Berry e de outros astros do rock’n roll que lhes influenciaram. No entanto, uma das músicas que os Beatles fizeram uma versão não tem nenhuma ligação direta com o seu estilo.

Desde o início da banda, quando eles tocavam durante mais de seis horas por dia em clubes de Hamburgo, na Alemanha, uma das músicas que fazia parte do repertório era “Bésame Mucho”, composta em 1940 pela mexicana Consuelo Velásques.

A música não chegou a ser lançada oficialmente pela banda. Ela ganhou uma versão no documentário Let it Be, e em 1995 foi lançada na coletânea “Anthology”. Assista abaixo o trecho em que a banda toca “Bésame Mucho” em Let it Be:






2 – Cake – I Will Survive

O Cake é um grupo de rock alternativo que surgiu na década de 90 misturando diversas influências. Um de seus maiores sucessos foi um cover inusitado da canção “I Will Survive”, hit da cantora Gloria Gaynor que acabou se transformando em um hino gay.

A versão da banda é totalmente diferente da original, e tem o seu charme com uma pegada rock e a presença de metais. O solo de guitarra também é um dos pontos altos deste cover. Assista abaixo a versão de “I Will Survive” do Cake:





3 – Van Halen – Pretty Woman

Se o Van Halen tivesse gravado um cover de “Pretty Woman”, de Roy Orbison, na época em que Sammy Hagar estava nos vocais, não seria nada estranho. O inusitado é que a banda gravou a canção logo na primeira fase, com Dave Lee Roth à frente do grupo.

A letra da música, que ganhou destaque mundial depois do filme homônimo, é melódica, sendo quase um lamento – característica comum nas letras de Robinson. Ao mesmo tempo, o Van Halen da era Roth tinha músicas que mostrava sempre uma confiança acima da média e não muito românticas, caracterizando mais as mulheres como um objeto sexual (basta ouvir Hot for Teacher). De qualquer forma, a fórmula funcionou, e a versão de “Pretty Woman” do Van Halen é algo que vale a pena ser ouvido por qualquer amante do rock. Confira um vídeo da música abaixo:






4 - Joe Cocker – With a Little Help From My Friends

O cantor britânico Joe Cocker ganhou fama com uma versão super inspirada da canção “With a Little Help From My Friends”, dos Beatles. Enquanto a versão original tem um andamento quase cômico, com Ringo Starr no vocal, a versão de Cocker é absolutamente melancólica.

Uma das curiosidades ligadas à gravação desta canção é que a guitarra foi tocada por ninguém menos que Jimmy Page, que anos depois formaria o Led Zeppelin. A música ficou marcada depois que Joe Cocker a interpretou no Festival Woodstock, em 1969. Confira abaixo o vídeo desta ocasião:




5 – The Animals - The House of the Rising Sun

O Animals foi um grupo dos anos 60 que, apesar de não ter ganhado tanta notoriedade como alguns contemporâneos, influenciou inúmeros artistas do rock’n roll. Um de seus grandes sucessos é um cover de uma música tradicional americana chamada “The House of the Rising Sun”.

A canção fala sobre um bordel em Nova Orleans, nos EUA, e o inusitado desta história é ela ganhar destaque com um grupo britânico. Assista abaixo ao vídeo da canção:






Fonte: BlogCena

Nenhum comentário:

Postar um comentário