7 de novembro de 2009

The Pretty Things







The Pretty Things foi uma banda de rock dos anos 60 e 70 formada em Londres.

Pretty Things é uma banda de Londres do início dos anos 60. Dick Taylor e Mick Jagger eram parceiros, mas as ambições pop do Mick fizeram Dick Taylor arranjar sua própria banda, daí se uniu a Phil May e surgiu o Pretty Things. É a banda responsável pelo primeiro disco ópera rock, o S.F. Sorrow.

Pretty Things o The Who precedeu em 1 ano ao produzir um dos primeiros álbuns chamados “ópera rock” da história, o S.F. Sorrow. Foi gravado no lengendário Abbey Road, 6 meses depois do Sgt. Pepper Lonely Hearts Club Band (Beatles) e The Piper at the Gates of Dawn (Pink Floyd). O álbum foi muito aclamado pelo público e pela crítica, seguido por outro álbum de sucesso - Parachute.

Os primeiros trabalhos da banda eram influenciados por Bo Diddley (inclusive eles tiraram o nome da banda da música dele de 1955 “Pretty Thing”) e Jimmy Reed, os mesmos inspiradores de várias bandas da época. O guitarrista Dick Taylor era um dos integrantes originais do Rolling Stones antes de fundar a banda com o vocalista Phil May. Eles mudaram algumas vezes de integrantes.

Seu único sucesso nos Estados Unidos foi com o primeiro compacto, “Rosalyn”, em 1964, e o grupo obteve muito sucesso no Reino Unido neste primeiro ano, assim como na Austrália, Nova Zelândia, Alemanha e nos Países Baixos.

Já os trabalhos de 1970 pra frente mantinham a base do blues, porém com uma influência mais ‘hard rock’ e ‘metal’. E os 80 com a influência punk.

São poucas as bandas mais doidas do que The Pretty Things. Criada por Phil May e Dick Taylor, seis meses depois de Taylor deixar os Rolling Stones (onde foi substituido por Bill Wyman), The Pretty Things, embora geralmente esquecido nas relações de grandes bandas da década de sessenta, foi de fato uma das melhores, mais sujas e mal comportadas que existiram naqueles tempos.

Embora sem conseguir nenhum sucesso nos Estados Unidos, tem fãs fiéis na Inglaterra. A banda persistiu e durou até quase a década de oitenta. Em seu segundo disco, "Get The Picture", Jimmy Page toca guitarra e pandeiro, além de receber co-autoria para a canção "You Don't Believe Me" (Graham/May/Morrell/Page). A faixa teria também a participação de John Acutt e Twink Alder, respectivamente baixista e baterista da banda The Fairies. O baixista original John Stax, na ocasião da gravação da faixa, estava recém casado e à caminho de sua lua de mel, enquanto o baterista Viv Prince fora preso por embriaguês pública após a festa de casamento. Aparentemente a caminho de sua casa, ele foi interpelado por um guarda, iniciou uma discussão e depois de derrubar o quepe do referido policial, acabou detido.


Discografia

* The Pretty Things (1964)
* Get The Picture (1965)
* Emotions (1966)
* S.F. Sorrow (1968)
* Parachute (1969)
* Silk Torpedo (1974)
* Savage Eye (1975)
* Freeway Madness (1971)
* Cross Talk (1980)



Nenhum comentário:

Postar um comentário