3 de novembro de 2009

Os Cinco Rapazes de Liverpool (Backbeat)






Sinopse

Liverpool, 1960. John Lennon (Ian Hart) e Stuart Sutcliffe (Stephen Dorff) organizam uma viagem a Hamburgo para tocar com Paul McCartney (Gary Bakewell), George Harrison (Chris O'Neill) e Ringo Starr (Paul Duckworth) em bares. Após o músico e artista plástico Klaus Voormann (Kai Wiesinger) assistir uma de suas apresentações ele fica entusiasmado com a banda, já batizada de The Beatles, e convence sua namorada, Astrid (Sheryl Lee), a apresentá-los para o circuito alternativo da cidade. Aos poucos Sutcliffe se aproxima de Astrid e se afasta cada vez mais da banda, que acaba recebendo um convite para gravar seu primeiro disco.

Informações Técnicas

Título no Brasil: Os Cinco Rapazes de Liverpool
Título Original: Backbeat
País de Origem: Inglaterra
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 100 minutos
Ano de Lançamento: 1993
Site Oficial:
Estúdio/Distrib.:
Direção: Iain Softley


Elenco

Stephen Dorff .... Stuart Sutcliffe
Ian Hart .... John Lennon
Gary Bakewell .... Paul McCartney
Chris O'Neill .... George Harrison
Scot Williams .... Pete Best
Paul Duckworth .... Ringo Starr
Frieda Kelly .... Sra. Harrison
Jennifer Ehle .... Cynthia Powell
Charlie Caine .... Lorde Woodbine
Rob Spendlove .... Arthur Ballard
Kai Wiesinger .... Klaus Voormann
Sheryl Lee .... Astrid Kirchherr
Manuel Harlan .... Johannes
Wolf Kahler .... Bert Kaempfert
James Doherty .... Tony Sheridan
Marcelle Duprey .... Cantora

curiosidades

– É o filme de estréia de Iain Sofltey como diretor.
- Iain Softley decidiu por levar a história para o cinema após conhecer a verdadeira Astrid Kirchherr, que lhe contou sobre seu relacionamento com o “5º Beatle” e com John Lennon.
- Os cinco intérpretes dos Beatles tiveram ensaios com Malcolm Ross para que parecessem em cena com uma banda de verdade, apesar de serem dublados na trilha sonora.
- A trilha sonora não possui nenhuma composição da dupla John Lennon e Paul McCartney.
- Chris O’Neill, intérprete de George Harrison, é músico profissional.
- As filmagens ocorreram em Liverpool, Londres e Hamburgo, sendo que vários dos bares em que os Beatles tocaram no início de carreira foram recriados em sets de filmagens.

Comentários

Backbeat tem grandes méritos: um é o de resgatar uma trilha sonora esquecida e fabulosa que foi sucesso na virada dos anos 50 pros 60 e que muita gente nem conheceu. Outro mérito são as interpretações convincentes tanto de um elenco comprometido e empolgado, quanto dos verdadeiros intérpretes da trilha que incendeiam rockabillys antigos com uma verve de arrepiar os cabelos. Os Beatlemaníacos já são familiarizados com a história de Stuart Stucliff, mas essa versão cinematográfica vai além de qualquer biografia e desnuda relações de amizades para as quais muita gente nem estava se tocando, como é o caso do baixista Klaus Vorman. Esse filme é obrigatório para qualquer pessoa que se interesse por música e arte...

Nenhum comentário:

Postar um comentário