1 de novembro de 2009

Hoje na história do Rock no mundo - 01/11




Little Richard se encontra com os Beatles


[01/11/1962] Há 47 anos

Little Richard inicia uma temporada de 14 shows no Star Club, em Hamburgo, na Alemanha Ocidental, e divide o palco com os Beatles. Na época, fascinado pelo carisma do astro, Paul McCartney teria pedido para Richard lhe dar umas dicas de seu estilo de cantar.


Os Beatles iniciam sua primeira grande turnê

[01/11/1963] Há 46 anos

Os Beatles iniciam sua primeira grande turnê, como banda principal, na cidade de Cheltenham, Gloucestershire, na Inglaterra. Ao todo, a excursão teve 33 shows e foi acompanhada por outros artistas, como Peter Jay & The Jaywalkers, Brook Brothers e Vernons Girls. Porém, todos eles foram ofuscados pela febre da beatlemania que crescia, cada vez mais, na Grã-Bretanha.


Os Beach Boys invadem a Grã-Bretanha


[01/11/1964] Há 45 anos

Os Beach Boys desembarcam em Londres, na Inglaterra, para fazer a primeira turnê promocional pelo país. Logo na primeira semana, eles participaram do cultuado "Top of the Pops", da BBC, e de outros dois programas de televisão: "Thank Your Lucky Stars" e "Ready Steady Go!" (ambos da rede ITV). Neste último, o grupo tocou as músicas "I Get Around", "When I Grow Up (To Be a Man)" e "Dance Dance Dance".


Abbey Road é número 1 nos Estados Unidos


[01/11/1969] Há 40 anos

Depois de passar, praticamente, o mês de outubro inteiro na liderança da parada britânica, o penúltimo álbum dos Beatles, "Abbey Road", invade o topo da parada norte-americana, onde permaneceria por onze semanas. Entre os vários hits do disco, estão: "Something", "Come Together", "Here Comes The Sun" e a dobradinha "Golden Slumbers / Carry That Weight".


Suspicious Mind é o último suspiro de Elvis

[01/11/1969] Há 40 anos

Composta por Mark James e gravada nos estúdios American Sound, em Memphis, a música "Suspicious Mind" lidera a parada norte-americana por uma semana, dando a Elvis Presley seu primeiro Top 100 em sete anos. O compacto venderia mais de dois milhões de cópias, mas seria o último suspiro do rei do rock nos Estados Unidos. Depois de "Suspicious Mind", Elvis nunca mais alcançaria o topo da parada em seu país natal.


Integrantes do ABBA fazem o primeiro show


[01/11/1970] Há 39 anos

Há poucos dias do primeiro show, Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad participaram das gravações da música "Hey Old Man", lançada no álbum "Happiness", da dupla Benny (Andersson) & Björn (Ulvaeus), e deram o primeiro passo para o surgimento do ABBA. Por conta deste fato, eles decidiram se apresentar juntos e, inicialmente, sem qualquer compromisso de formar uma banda, fizeram um show em um restaurante de Gothenburg, na Suécia, usando o nome de Festfolk Quartet. A imprensa local assistiu ao show e rasgou elogios para o quarteto. Depois disso, eles resolveram continuar e, aos poucos, o ABBA foi se consolidando. Porém, o nome (uma brincadeira com a inicial de cada integrante) só passaria a ser usado no início de 1973.


Homenagem no funeral de Duane Allman


[01/11/1971] Há 38 anos

Os integrantes do Allman Brothers Band comparecem ao funeral do guitarrista Duane Allman, morto no último dia 29 de outubro, vítima de um acidente de moto, e prestam uma homenagem ao companheiro tocando ao lado dos presentes. Durante a música, eles foram acompanhados por Delaney Bramlett (voz), Thom Doucette (gaita), Dr. John (guitarra) e Bobby Caldwell (bateria).


Karen Carpenter recebe tratamento médico

[01/11/1975] Há 34 anos

Depois de cinco anos de gravações e turnês ininterruptas, Karen Carpenter fica doente e é submetida a um tratamento médico intensivo. Pesando apenas 40 quilos, ela ficou em observação por dois meses, até se recuperar. Neste período, os Carpenters foram obrigados a cancelar todos os shows que estavam agendados na Grã-Bretanha.


Dylan evangelista é vaiado em São Francisco


[01/11/1979] Há 30 anos

Bob Dylan inicia a turnê de seu novo álbum, "Slow Train Coming", no Warfield Theatre, em São Francisco, e é vaiado pela multidão. Os fãs não gostaram nenhum pouco de ouvir as músicas recém-compostas pelo cantor. Dylan havia se convertido ao cristianismo há pouco tempo e tinha introduzido algumas letras de caráter religioso em seu disco.


Elton John fazendo Dieta da Morte?

[01/11/1993] Há 16 anos

Descontente com o título irônico de uma nota publicada pelo Sunday Mirror, que dizia "Dieta da Morte de Elton", Elton John processa o jornal. O músico compareceu ao tribunal e disse ao júri que os 16 anos, dos quais ele combateu a bulimia e o vício de drogas e álcool, não mereciam ser tratados com piadinhas de mau gosto. O Sunday Mirror foi considerado culpado e teve de pagar uma multa no valor de 506 mil dólares.


Rapper do Public Enemy vai preso no Bronx


[01/11/1993] Há 16 anos

Famoso por usar um relógio de parede pendurado no pescoço, o rapper do Public Enemy, Flavor Flav, vai preso no bairro do Bronx, em Nova York, acusado de tentativa de homicídio. Seu vizinho, Thelouizs English, alegou que Flav havia disparado contra ele perto de casa. O músico se limitou a dizer que o fulano estava tendo um caso com a namorada dele. Naquela época, Flav deu entrada na clínica Betty Ford para combater o vício em cocaína.


Legend de Bob Marley é o melhor de todos


[01/11/1996] Há 13 anos

A coletânea "Legend", lançada originalmente em 1984, para comemorar o terceiro aniversário de morte de Bob Marley, é confirmada, sem muita surpresa, como a obra de reggae mais bem sucedida de todos os tempos. Segundo o RIAA (Associação Norte-Americana da Indústria Fonográfica), o álbum vendeu, só na América do Norte, mais de 9 milhões de cópias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário