29 de outubro de 2009

Hoje na história do Rock Brasileiro - 29/10




ATENÇÃO - 1944: Nasceu, em São Paulo, Nelson Cândido Motta Filho, o compositor, letrista, jornalista, escritor e produtor cultural Nelson Motta. No início dos anos 70 apresentou o programa musical Sábado Som, na TV Globo, e foi um dos grandes incentivadores do rock brasileiro, produzindo em 1975, o festival Hollywood Rock. Como compositor, escreveu letras e versões para artistas como Tim Maia, Lulu Santos, Rita Lee, Zizi Possi, Djavan, entre outros. Nos anos 80 compôs em parceria com Lulu Santos grandes sucessos como “Como Uma Onda (Zen-Surfismo)”, “De Repente Califórnia”, “Areias Escaldantes”, entre outras tantas.

- 1963: Nasceu, no Rio de Janeiro, Flávio Miguel Villar de Lemos, o Flávio Lemos baixista do Capital Inicial. Flávio começou tocando em Brasília na lendária banda punk Aborto Elétrico junto com Renato Russo e seu irmão Fê. O Aborto durou até o início de 1982 e depois Flávio formou o Capital junto com Loro Jones e seu irmão.

- 1978: Nasceu no Rio de Janeiro Patrick Laplan, ex-baixista do Rodox. Antes de entrar para o Rodox, Patrick fez parte do Los Hermanos com quem gravou o primeiro disco e também tocou com Biquini Cavadão.

ATENÇÃO - 1984: Doze representantes de bandas paulistanas foram à redação do jornal Folha de São Paulo para desautorizar o jornalista Pepe Escobar a escrever sobre elas. Nasi, vocalista do Ira!, foi contido pelos colegas ao tentar agredir o jornalista. Tudo isso por conta de um artigo escrito um dia antes, onde Pepe afirmava que “o rock paulista se debate em guetos, e neles permanece”.

- 1993: O Ira! lançou o sexto disco Música Calma Para Pessoas Nervosas. Os destaques são “Pai Nosso da Terra” (Raul Seixas), “Perigo” e “Arrastão (Ladrão Que Rouba Ladrão)”.

- 1993: Dinho Ouro Preto, então ex-vocalista do Capital Inicial, fez sua estréia com a nova banda chamada Vértigo, num show realizado no Aeroanta (SP). A formação da banda era Dinho (vocal), Mingau (baixo), Kuaker (guitarra) e Arnaldo (bateria). A banda lançou um disco no ano seguinte.

- 1999: Foi lançado o disco Acústico Legião Urbana, gravado originalmente em 1992. Os destaques são “Baader-Meinhof Blue”, “Pais e Filhos”, “Teatro dos Vampiros” entre outras. Eu fui o responsável pela edição do lançamento em vídeo e DVD.



http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário