30 de setembro de 2009

A Todo Volume (It Might Get Loud)





O documentário It Might Get Loud (A Todo Volume) mergulha com raro empenho na intimidade das lendas do rock, ou, melhor, dos heróis da guitarra. Os desenvoltos The Edge, do U2, Jimmy Page, do Led Zeppelin, e Jack White, do White Stripes, interagem e discorrem sobre sua relação pessoal com a guitarra elétrica, falando de paixão, técnicas e possibilidades sonoras.

Heróis de diferentes gerações da guitarra estrelam documentário

Produtora Legendary Pictures investe no exame do icônico instrumento que moldou o rock’n’roll






Lançado em 14 de agosto nos Estados Unidos, It Might Get Loud (A Todo Volume), documentário que mergulha com raro empenho na intimidade das lendas do rock, ou, melhor, dos heróis da guitarra, deve chegar à versão nacional no mês de novembro (dia 6). Nele, os desenvoltos instrumentistas The Edge, do U2, Jimmy Page, do Led Zeppelin, e Jack White, do White Stripes, interagem e discorrem sobre sua relação pessoal com a guitarra elétrica, falando de paixão, técnicas e possibilidades sonoras.


Ao longo de noventa e sete minutos de filme, os músicos dão seus depoimentos que pontuam oportunamente três gerações diferentes na evolução do ritmo. Dirigido por Davis Guggenheim, a obra tem como principal qualidade a revelação de como os astros, individualmente, atingiram sua identidade artística, fazendo o espectador perceber o estilo que cada um tem de tocar e o quanto essa “pegada” acaba sendo o fator mais importante para um guitarrista que queira ser levado a sério.


Para quem já ama e está envolvido com o instrumento, o documentário é um must-see só pelo fato nos dar a possibilidade de acompanhar a ocasião rara e inédita que coloca no mesmo círculo três artistas talentosíssimos e cheios de pegada, porém pertencentes a galhos diferentes da árvore genealógica do rock. O compartilhar de suas experiências e as coisas ensinadas uns aos outros mostram que a evolução só pode ser galgada com mente e ouvidos abertos e o apuro natural pela sensibilidade.


E a empreitada da Legendary Pictures em nome da guitarra e do rock não para por aí: a mesma produtora anunciou que está trabalhando em uma cinebiografia do imbatível Jimi Hendrix. O roteiro baseado na vida do músico e mito da era flower power está sob a batuta de Max Borenstein, e conta com o mesmo produtor de Watchmen e dono da Legendary Thomas Tull, além de Bill Gerber, responsável por Gran Torino (Clint Eastwood).


A empresa continua em negociação com a Experience Hendrix, administradora do patrimônio de Jimi, mas mesmo assim está tocando o projeto, antes de chegar a um acordo sobre os direitos autorais.

Informações Técnicas

Título no Brasil: A Todo Volume
Título Original: It Might Get Loud
País de Origem: EUA
Gênero: Documentário
Tempo de Duração: 97 minutos
Ano de Lançamento: 2008
Estréia no Brasil: 06/11/2009
Site Oficial:
Estúdio/Distrib.: Sony Pictures
Direção: Davis Guggenheim

Nenhum comentário:

Postar um comentário