20 de fevereiro de 2009

Hoje na historia do Rock brasileiro - 20/02

20 de fevereiro
- 1963: Nasceu Ronaldo Caldas Pereira, produtor e ex-baterista da banda brasiliense Finis Africae. Em 1987 o Finis lançou um único disco pela EMI e o destaque é “Armadilha”. Em 1993 abriu o estúdio Groove, onde produziu várias demos de bandas do underground carioca como Second Come e Dash. Foi produtor executivo dos discos Usuário e Os Cães Ladram e a Caravana Não Pára, ambos do Planet Hemp. Também fez produção executiva para Acabou La Tequila e produziu shows do Planet, Acabou La Tequila, Autoramas, Cláudio Zoli, Sandra de Sá, Ultramen, entre outros. Grande abraço!

19 de fevereiro de 2009

Controle - A História de Ian Curtis

A história de Ian Curtis, vocalista da banda Joy Division, que se suicidou aos 23 anos. Com Samantha Morton.
Ficha Técnica
Título Original: Control
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 121 minutos

Hoje na historia do Rock brasileiro - 19/02

19 de fevereiro
- 1952: Nasceu Evandro Nahid de Mesquita, ator, diretor, roteirista e vocalista e líder da Blitz. Em 1986 após o final da banda, Mesquita saiu em carreira solo, mas acabou se firmando como roteirista e ator. Hoje a Blitz está na ativa e faz shows esporádicos, inclusive com integrantes originais além de Evandro.

18 de fevereiro de 2009

Sign of the horns: o sinal do Demônio

Suas origens podem ser traçadas até a Grécia antiga e, na Roma antiga, era conhecido como o gesto da personagem "Vorena the Elder" e simbolizava uma maldição. Ele é feito estendendo-se o indicador e o mínimo enquanto o médio e o anular são segurados para baixo com o polegar.

The Smiths

The Smiths é uma banda inglesa, surgida na cidade de Manchester e bastante popular na década de 1980. A sua música já recebeu diversas classificações ao longo dos anos, seja como alternativa, Pop, indie ou até mesmo o abrangente (e genérico) rótulo de Rock Inglês. O grupo existiu formalmente entre 1982 e 1987, alcançando o sucesso no seu país em 1984. O nome é uma curiosidade: Smith é o sobrenome mais popular na Inglaterra (equivale ao Silva ou Ferreira em português). O objectivo era mostrar que a banda era formada de pessoas comuns. Entre seus principais sucessos destacam-se as canções The Boy With The Thorn In His Side, How Soon Is Now, This Charming Man, Ask, Heaven Knows I'm Miserable Now, Bigmouth Strikes Again,Panic e There is a light that never goes out.

Hoje na historia do Rock brasileiro - 18/02

18 de fevereiro
- 1969: Aconteceu o primeiro ensaio do conjunto Pholhas. A formação inicial da banda era Helio Santisteban (teclados e vocais), Paulo Fernandes (bateria e vocais) e Oswaldo Malagutti (baixo e vocais) e Wagner "Bitão" Benatti (guitarra e voz). O grande sucesso do grupo foi o disco Dead Faces lançado em 1972, que recebeu disco de ouro além de ter sido lançado também no mercado latino.

15 de fevereiro de 2009

Hoje na historia do Rock no Mundo - 15/02

Os Beatles são idolatrados na América
[15/02/1964] Há 45 anos
Enquanto o álbum "Meet The Beatles" seguia firme na primeira posição dos Estados Unidos, a revista Billboard publica uma matéria onde dizia que, graças a banda de Liverpool, a Grã-Bretanha havia quebrado um jejum de séculos, pois não tinha tanta influência sobre os americanos desde 1775.

The Wonders - O Sonho Não Acabou

A trajetória de um grupo musical que, da noite para o dia, começa a fazer sucesso nos Estados Unidos dos anos 60. Dirigido e estrelado por Tom Hanks, com Steve Zahn, Liv Tyler e Charlize Theron no elenco. Recebeu uma indicação ao Oscar.

Sucessos dos King Crimson

Discos Marcantes dos King Crimson III

Discipline é um disco da banda inglesa de rock progressivo King Crimson, lançado em 1981. Após o encerramento de atividades do King Crimson em 1974, o fundador e guitarrista Robert Fripp não pretendia voltar com a banda. Em 1981, ele planejou uma banda com o baterista Bill Bruford (da formação de 1974 do King Crimson), o baixista Tony Levin e, como prova de sua intenção de rumos totalmente diferentes daqueles levados com o King Crimson, admitiu um segundo guitarrista, Adrian Belew (que também assumiu os vocais), sendo que até então Fripp jamais tinha tocado com um segundo guitarrista. A banda se chamaria Discipline.

Discos Marcantes dos King Crimson II

Red é um disco da banda inglesa de rock progressivo King Crimson, lançado em 1974. Musicalmente, o disco é meio que um mostruário da maior parte dos estilos musicais usados pela banda até esse ponto, incluindo a sonoridade Jazz-Rock de Lizard e o uso de Mellotron da primeira fase, mas sob a sonoridade pesada e experimental da fase atual - que havia se iniciado em Larks' Tongues in Aspic, prosseguido em Starless and Bible Black e se encerrava em Red.

Discos Marcantes dos King Crimson

King Crimson - In The Court Of The Crimson King (1969)
Origem: Inglaterra
Produtor: King Crimson
Formação Principal no Disco: Robert Fripp - Greg Lake - Ian McDonald - Michael Giles

King Crimson

Os King Crimson são um grupo musical inglês formado pelo guitarrista Robert Fripp e pelo baterista Michael Giles em 1969. O estilo musical da banda costuma ser categorizado como rock progressivo, mas a sua sonoridade carrega vários estilos, como jazz, música erudita, new wave, heavy metal e folk.

Hoje na historia do Rock brasileiro - 15/02

15 de fevereiro
- 1992: Foi anunciada a saída do baixista Dadi, do Barão Vermelho. Ele ficou na banda por três anos, substituindo Dé durante a gravação do disco Na Calada da Noite. O substituto de Dadi foi Rodrigo Santos.
fonte:http://efemeridesrockbrasileiro.blogspot.com/

14 de fevereiro de 2009

Os 10 artistas que mais venderam discos no mundo

Segundo pesquisa da Recording Industry Association of America (RIAA) - "Associação da Indústria de Gravação da América" - "The Beatles" foi a banda que mais vendeu discos na história da música.
A RIAA é mais conhecida popularmente pela sua tradicional certificação de álbuns e "singles" dos Estados Unidos que alcançam um certo número de unidades vendidas. Veja a lista completa abaixo:

Hoje na historia do Rock no Mundo - 14/02

Bowie desmaia no primeiro show da turnê
[14/02/1973] Há 36 anos
David Bowie abre a turnê norte-americana com um show no Radio City Music Hall, em Nova York, mas desmaia durante a apresentação. Mais tarde, o promotor Ron Delsener disse à imprensa que o músico estava totalmente exausto.

Angústia de Fausto

PAULA MASTROBERTI
E se Fausto fosse uma megaestrela do rock que troca sua alma pelo sucesso eterno? Com esta idéia em mente, a escritora e artista plástica Paula Mastroberti criou Angústia de Fausto, uma nova versão da clássica história do homem que faz um pacto com o diabo. O livro, ilustrado pela própria autora, inaugura uma nova linha editorial da Rocco Jovens Leitores, oferecendo uma literatura bem mais densa ao público a partir de 15 anos. O romance já começa com Fausto tendo uma crise de overdose de heroína. Ele é um guitarrista adorado em todo o mundo, reconhecido por seu talento, mas que mergulha fundo nas drogas. No meio de um show lotado, ele começa a passar mal. Fausto sua frio, delira, tem visões. A morte sobre o palco é certa. É o fim da linha para um astro adepto da autodestruição. Ou melhor, seria: neste momento de desespero, o ídolo do rock entrega sua alma ao Anjo Mau, em troca de vida, lucidez, juventude, criatividade, fama e poder eternos. Ele nem se dá conta do pacto que fez, mas a dívida será cobrada em seu devido tempo. Quando Fausto se recupera da crise de overdose, ele volta ao mundo do espetáculo de forma apoteótica, com mais popularidade e prestígio do que ninguém jamais teve. Ele tem tudo, menos Guida, a única a não ver nada de especial em sua arte. Acostumado a ser o centro das atenções, pela primeira vez Fausto esbarra em alguém capaz de desafiar a sua onipotência e o seu orgulho. Por isso, ele sente que precisa conquistá-la. Mesmo contrariado, o Anjo Mau se dispõe a ajudá-lo, mas da maneira mais perversa: Fausto terá que escolher entre o amor e o sucesso profissional. Isto, é claro, se ainda for possível reverter o pacto feito anteriormente. Angústia de Fausto é o primeiro título da série Reversões, através da qual Paula Mastroberti lançará mais quatro livros em que também reconta histórias de personagens clássicos da literatura universal. São eles: O heroísmo de Quixote, A loucura de Hamlet e O retorno de Ulisses, inspirados em obras-primas de Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Homero, respectivamente. Recriando as narrativas tradicionais com a roupagem das sociedades pós-modernas, Reversões se propõe a despertar nos jovens o interesse pelos textos consagrados.

O Corvo

Nao chega a ser um filme sobre rock, mas possui referencias.Eric era um guitarrista, e logico como todo bom filme a trilha sonora recheada.
Ficha Técnica
Título Original: The Crow

Ocultismo e Satanismo no Rock e Heavy Metal

Introdução
Desde suas raízes o rock sempre foi associado de uma forma ou de outra ao ocultismo. Mesmo quando não associado diretamente a adoração ao demônio o rock tem sido frequentemente acusado de incitar a rebeldia e despertar sentimentos violentos nos jovens. O objetivo desta página não é acusar o rock nem de maneira alguma denegrir a imagem das bandas aqui citadas. Interpreto os casos e temas aqui citados, mesmo que pareçam negativos, apenas como mais uma das facetas curiosas do rock.