15 de fevereiro de 2009

Discos Marcantes dos King Crimson II



Red é um disco da banda inglesa de rock progressivo King Crimson, lançado em 1974. Musicalmente, o disco é meio que um mostruário da maior parte dos estilos musicais usados pela banda até esse ponto, incluindo a sonoridade Jazz-Rock de Lizard e o uso de Mellotron da primeira fase, mas sob a sonoridade pesada e experimental da fase atual - que havia se iniciado em Larks' Tongues in Aspic, prosseguido em Starless and Bible Black e se encerrava em Red.

Essa mistura se devia, em parte, a união de gerações entre os músicos convidados: Ian McDonald, saxofonista da primeira fase do King Crimson, e David Cross, violinista que estava deixando o grupo, chegando a gravar algumas sessões para este disco.

Curiosidades

* Providence foi gravada ao vivo.
* Red foi composta por Robert Fripp juntamente com uma música com a qual entraria em contraste, Blue, que nunca foi gravada.
* Uma parte de Red foi excluída antes da faixa ser gravada. Essa parte mais tarde foi incorporada em VROOOM VROOOM, do álbum THRAK.
* Fallen Angel foi a última gravação do King Crimson até o presente momento a conter Robert Fripp tocando guitarra acústica.
* Red constou na lista de "50 Discos Mais Pesados de Todos os Tempos" da revista Q.
* Em uma entrevista em 1993 para uma revista francesa, Kurt Cobain citou Red como o melhor disco de todos os tempos. Ele também mencionou que o processo de composição do disco In Utero, do Nirvana, teve grande influência de Red, particularmente nos sons distorcidos.

Faixas

1. "Red" (Robert Fripp) – 6:16
2. "Fallen Angel" (Fripp, Richard Palmer-James, John Wetton) – 6:03
3. "One More Red Nightmare" (Fripp, Wetton) – 7:10
4. "Providence" (Bill Bruford, David Cross, Fripp, Wetton) – 8:10

Gravada no Palace Theatre, Providence, EUA, em 30 de Junho de 1974

5. "Starless" (Cross, Fripp, Palmer-James, Wetton) – 12:16


fonte:wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário