4 de dezembro de 2008

Origens dos nomes de bandas e artistas de rock VI

Samhain - Nome que se dá para o ano novo celta, que evoluiu para o Halloween (Dia das Bruxas nos Estados Unidos).

Savage Garden - Tirado de um livro de Ann Rice.

Save Ferris - Cartaz no filme "Ferris Bueller's Day Off" ("Curtindo a Vida Adoidado").

Screamin' Cheetah Wheelies - Inspirado em um desenho com cheetahs (leopardos).

Screaming Trees - Marca de pedal de guitarra.

Scritti Politti - Título de uma declaração política escrita por Antônio Gramsci, um italiano marxista.

Selector - Tanto na Inglaterra como na Jamaica, selectors são os Disc Jockeys que tocam os discos para que os rappers possam dar sua mensagem.

Sepultura - Segundo o baterista Igor Cavalera: "Sepultura é um nome que eu e meu irmão (Max Cavalera) inventamos com 13 anos de idade. Como a gente morava em Belo Horizonte, uma cidade super conservadora, com uma igreja em cada esquina, achamos que um jeito de chocar na época era chamar a banda de Sepultura. Tiramos o nome de uma música do Motorhead, 'Dancing on Your Grave'. Lembro que fizemos até um teste, nem existia a banda ainda, mas a gente falava que sim. Aí chegamos na minha avó: 'Vó, nossa banda chama Sepultura'. Ela ficou apavorada! Daí, pronto, deu certo. Não tivemos nenhuma visão nem sonho para escolher o nome da banda. Foi mesmo uma coisa de dois moleques idiotas em BH."

Sex Pistols - O nome da banda foi baseado no nome da loja de Malcolm McLaren (Sex). É também uma conotação para o pênis.

Sigue Sigue Sputnik - Nome de gangue de rua Russa. Sputnick é o nome de um satélite russo.

Silverchair - Homenagem híbrida juntando "Sliver" do Nirvana com "Berlin Chair" do You Am I.

Silverfish - Um inseto.

Simple Minds - Tirado de uma frase da canção "Jean Genie" de David Bowie.

Simply Red - Mick Hucknall trabalhava à noite como DJ. Quando alguém perguntou como gostaria de ser chamado, ele disse: 'Just Red' ('apenas vermelho'), um apelido de infância do cantor por causa de seu cabelo extremamente avermelhado. O gerente então perguntou: 'Como assim?'. 'Simply Red' ('simplesmente Vermelho'), Mick respondeu.

Siouxsie And The Banshees - Baseado no filme "Cry of the Banshee", estrelado por Vincent Price.

Sisters Of Mercy - Tributo a Leanord Cohen, autor de canção do mesmo nome.

Sisters Of Murphy - Essa banda Irlandesa fez uma parodia com Sister of Mercey.

Skid Row - Gíria para Sarjeta. O nome foi uma sugestão de Jon Bon Jovi. A banda iria se chamar Skip Rope (Pular Corda).

Skunk Anansie - Anansie é uma criatura pertencente ao folclore Jamaicano. Ele seria meio homem, meio aranha e vive a praticar trotes. Skunk é gambá. Existe uma espécie de canabis geneticamente alterado em laboratório e de cheiro bem acentuado que atende por esse nome.

Skyclad - Termo pagão para nú.

Slayer - Carrasco. Inspirado no filme "Dragonslayer", muito embora no disco Divine Intervention você encontra os dizeres "Satan Laughs As You Eternally Rot" ("Satã Rir Enquanto Você Apodrece Eternamente").

Sleater-Kinney - Nome da rua onde ficava o estúdio de ensaio em Lacey, Washington.

Sleeper - Título de um filme de Woody Allen.

Smack - Popularmente é usado como a onomatopéia para o barulho de um beijo estalado. Porem é também gíria para heroina.

Small Faces - Inspirado na canção do Who "I'm the Face". "Face" (rosto) é gíria Mod para uma pessoa cheia de estilo e bem apresentada, algo importante entre os Mod's que os destacam de sua antítese, os Rockers. Os membros eram de pouca estatura tornando-os Small (pequeno) Faces. Quando os mais altos, Rod Stewart e Ron Wood entraram na banda, o Small caiu.

Smashing Pumpkins - Billy Corgan, vocalista, guitarrista e líder já deu várias explicações. O nome poderia ter vindo de uma piada sobre Halloween, que usa a abóbora (pumpkin) como símbolo. Em outra explicação, ele diz que Gene Simmons do Kiss apareceu em um sonho seu e disse "Joe Strummer is a pumpkin, drunken and smashed!"(Joe Stummer é uma abóbora bêbado e chapado). Mas o que ele mais afirma é que o termo smashing é usado no sentido de "arrasador", não como um verbo conjugado. O certo é que sua cidade natal é produtora de abóboras e há quem diga que o nome (Esmagando Abóboras) é uma vingança a um comentário de uma ex-namorada que teria lhe dito que ele não realizaria nada na vida e jamais conseguiria sair da cidade.

Smithereens - Inspirado na célebre frase do personagem de desenho animado Yosemite Sam, "I'll blow you varmints to smithereens", algo tipo "Vou explodir vocês, cambada de vermes, para longe".

Smiths - Segundo uma biografia da banda, eles queriam um nome genérico que não denunciasse nenhum estilo especifico de música. Em uma entrevista à revista inglesa X, Morrisey conta que o nome surgiu porque Smith é o nome mais comum na Inglaterra, portanto parece algo comum e pejorativo, o que caía bem com as letras deprê e com aquela ironia sem esperança da banda.

Soft Boys - Combinação de dois livros de William Burroughs, "Soft Machine" e "Wild Boys".

Soft Machine - Nome de um livro de William Burroughs.

Sonic Youth - Combinação dos nomes de duas bandas dos anos 70, Sonic Rendezvous Orchestra e Big Youth.

Sons Of Midnight - Clube social no estilo Hellfire do Seculo XIX.

Soulfly - Alma Voa. Max Cavelera homenageou seu afilhado falecido.

Spandau Ballet - Termo nazista para designar as contorções dos judeus enquanto estavam sendo asfixiados por gás. Havia uma imensa câmara de gás na cidade de Spandau.

Speedball - A heroina quando injetada ou inalada geralmente deixa você ligeiramente enjoado nos primeiros instantes. Misturando um pouco de cocaína com a heroina você evita este enjôo. Essa mistura se chama Speedball.

Spk - "Socialist Patients Kollectiv", violento grupo terrrorista alemão saidos de uma instuição mental no final da década de 60.

Spring Heel Jack - Refere-se à lenda de uma criatura sobrenatural que assombrava a cidade de Liverpool na época Vitoriana, assustando os cavalos e todo o povo em geral.

Squirrel Nut Zippers - Tipo de bala.

Steely Dan - Um brinquedo com formato fálico feito de metal usado para prazer sexual. Termo criado por William Burroughs no seu livro "Naked Lunch".

Steppenwolf - "Lobo da Estepe", nome baseado no livro homônimo do escritor alemão Herman Hesse.

Sting - Quando ainda tocava em uma banda de jazz, Gordon Summers usava uma camisa amarela com listas pretas que mais lembrava uma abelha. Seu apelido Sting (ferroada) veio dali.

Stinking Lizaveta - Essa banda da Filadélfia tirou seu nome do livro de Dostoyevski "The Brothers Karamazov."

Stone Roses - O grupo começou com o nome de "Patrol", mudando logo depois para "English Rose", em homenagem à música da banda "Jam". Em 1985, a banda combinou os nomes de seus ídolos, "English Rose" e "Rolling Stones".

Stone Temple Pilots - Eles eram chamados de Mighty Joe Young, porem este era o nome de um cantor de blues. Gostavam do emblema do óleo de motor STP e começaram a buscar nomes com essas iniciais. Foram de Shirley Temple's Pussy para Stereo Temple Pirates até chegarem finalmente em Stone Temple Pilots.

Stryper - Tirado de texto biblico encontrado em Isaias 53:5.

Styx - Mitológico rio que as pessoas cruzam para chegarem no inferno.

Sugar Ray - Homenagem ao boxeador Sugar Ray Leonard. Eles ensaiavam em um estúdio que pertencia ao lutador.

Superfriendz - Referente ao desenho animado "Os SuperAmigos".

Supergrass - Grass (grama) é gíria para maconha.

Supertramp - O nome provem do livro "Autobiography Of A Supertramp", escrito por R.E. Davies em 1910.

Swans - Cisnes. O mesmo raciocínio da banda Cinderella. O líder Michael Gira queria um nome diretamente oposto ao som brutalmente abrasivo que tocavam no inicio de carreira.

System Of A Down - O nome vem de um poema do guitarrista, Daron, chamado Victims Of A Down. System foi escolhida por ser uma palavra mais forte.

T. Rex - O Tiranossauro Rex é o maior animal que já pisou na terra. Marc Bolan queria que sua banda tivesse status igual.

Talking Heads - Jargão em vídeo para aquelas tomadas dos ombros para cima, muito comuns em telejornalismo.

Tangerine Dream - Sonho Tangerina. Alusão a uma viagem de acido.

Taranis - Homenageia o deus celta do trovão.

Teardrop Explodes - Frase nos quadrinhos da Marvel Comics.

Ten Years After - Dez Anos Após. Após o que? Após a explosão do fenômeno Elvis Presley.

Tesla - Tributo ao inventor Nikola Tesla. Tesla é responsável pelo desenvolvimento da corrente alternada, comunicação sem fio, radio, raio X, o Megatron - o avô do microondas e luz fosforescente. Ele também é responsável pelas teorias que levariam ao sistema de defesa hoje conhecidos por Starwars. Tesla é dono de mais de 700 patentes ao todo.

Texas - essa banda Escocesa tirou seu nome do filme "Paris, Texas".

Texas Is The Reason - Frase tirado da canção "Bullet" dos Misfits que fala sobre o assassinato de John Kennedy.

Textículos de Mary e a Banda D'as Cachorras - O nome "Textículos de Mary" apareceu de uma história contada pela própria banda: Numa madrugada, Mary (um travesti que fazia ponto no centro de Recife) foi espancada e abandonada por quatro sujeitos até ficar ensangüentada no banheiro. Deprimida e arrasada pela situação, pegou a gilete que escondia na boca e arrancou a própria genitália, largando-a no banheiro e desaparecendo. Misturada com urina, esperma e bactérias encontradas no banheiro, a genitália sofreu uma reação e surgiram três travestis mutantes. Quando eles saem para a cidade, ficam impactados com a loucura e começam a afugentar as pessoas. Os únicos que conseguem aceitar essas três criaturas são os viciados, os meninos de rua, as prostitutas, os travestis... toda essa escória social.

They Might Be Giants - Traduzindo para "Eles Podem Ser Gigantes". Nome de um filme com George C. Scott inspirado em um episódio do livro Dom Quixote. Seu fiel servo lhe questiona porque atacar os moinhos com sua lança, ao que Dom Queixote retruca, "Porque eles podem ser gigantes".

Third Eye Blind - Cegueira do terceiro Olho. O terceiro olho é a intuição.

Thomas Dolby - Nome verdadeiro é Thomas Morgan Robertson. Os laboratórios Dolby o processaram.

Thomson Twins - Os Gemeos Thompson são os detetives gêmeos do desenho Tin Tin de Herge.

Those Meddling Kids - "Esses Garotos Metidos"; Frase frequentemente dita pelos vilões dos desenhos do Scooby-Doo após serem desmascarados pelos garotos.

Three Dog Night - Inspirado no costume aborigene australiano de dormir com três cães em noites estremamente frias.

Throbbing Gristle - Gíria Yorkshire para uma ereção.

To Live And Shave In L.A. - Título de filme pornô cujo nome é uma parodia do filme "To Live and Die in L.A.".

Toad The Wet Sprocket - Nome de um quadro do Monty Python que faz graça dos nomes estranhos das bandas.

Tom Jones - Inspirado no romance "Tom Jones" de Henry Fielding.

Tones On Tail - Assistente de estúdio descobre uma série de tons no final da fita rolo durante as gravações do disco. Anota prontamente o aviso na capa do rolo, Tones on tail (Tons no rabo da fita). A banda resolve adotar o aviso como nome.

Tori Amos - Seu nome verdadeiro é Myra Ellen Amos. Uma amiga achou que Tori soaria melhor.

Toto - Segundo a versão oficial: "Quando estávamos pensando num nome pra banda, dissemos: precisamos de um nome como Toto, bem simples, fácil de lembrar e facilmente identificável em qualquer língua, na qual se você ouvir uma vez, você vai se lembrar pra sempre."

Toxic Holiday - Feriado Tóxico. O baterista procurava no dicionario um nome para a banda. Leu alto a palavra Toxicology. O baixista entendeu Toxic Holiday.

Troggs - O nome vem da palavra "Troglodyte" (Troglodita).

Tru Smoke Diezel - Nome de um caminhão de brinquedo. Chamavam-se Monster-X mas tiveram problemas com direitos autorais.

Tuscadero - Pinkie Tuscadero era a namorada do Fonzie, personagem do seriado "Happy Days", muito popular nos anos 70.

Twisted Sister - Irmã Depravada.

U2 - Modelo de avião usado para espionagem desenvolvidos pelo governo americano. Bono declarou certa vez que o nome vem da idéia de interatividade com o publico, "You Too", Você Também.

UB40 - O grupo foi formado reunindo vários desempregados. UB são as iniciais de Unemployment Benefit, ou seja, assistência ao desemprego, existente na Inglaterra. UB40 é o nome do formulário para solicitar o beneficio.

Ultraje à Rigor - Durante uma festa em que se apresentavam, Roger pensou em Ultraje, mas achou punk demais para a época. Resolveu perguntar a Edgard Scandurra (então guitarrista da banda), que chegou no meio da conversa e, sem entender direito a pergunta, disse: “Que traje? O traje a rigor?”

Ultravox - Latim para "A maior voz".

Urge Overkill - Nome de uma música do Parliament.

Uriah Heep - Personagem do livro "David Copperfield" escrito por charles Dickens. Já o nome do personagem foi baseado no nome de um ser mitológico, espécie de duende.

Urusei Yatsura - Animação japonesa.

Van Halen - Trata-se realmente do sobrenome dos irmãos fundadores da banda, descendentes de Holandeses.

Velvet Underground - Nome de livro sobre hábitos sexuais bizarros da sociedade americana. Antes a banda se chamou "Primitives" e "Warlocks".

Venon - Veneno de Cobra.

Veruca Salt - Personagem do livro "Charlie and the Chocolate Factory" que originou o filme "Willie Wonka and the Chocolate Factory" (Willie Wonka e a Fábrica de Chocolate).

Verve - O "The" pertence ao nome para evitar problema legais com a gravadora Verve. A palavra Verve quer dizer talento.

Voluptuous Horror Of Karen Black - Referencia a modelo e atriz Karen Black e suas participações em filme de terror.

W.A.S.P. - Famoso acrônimo para "White Anglo Saxon Protestant" ("Protestante Anglo-Saxão Branco") que representa o americano "comum". A banda acena com "We Are Sex Perverts" ("Nós Somos Pervertidos Sexuais").

Walt Mink - Nome do professor de psicologia de um membro da banda.

Warm Jets - Tirado da música "Here Come the Warm Jets" de Brian Eno.

Weezer - Apelido dos tempos de escola do vocalista/guitarrista Rivers Cuomo que fazia barulhos quando respirava por conta de sua asma.

White Cross - Nome dado para certa anfetamina.

White Flag - Outra paródia do Black Flag.

White Zombie - Título de filme B estrelado por Bela Lugosi.

Who - Eles se chamavam The High Numbers e chegaram a lançar um compacto assim embora insatisfeitos com o nome. A lenda conta que o pessoal estava bombardeando nomes possíveis até que alguém que já estava ficando surdo para as idéias, retrucou "Os Quem?"

Wings - Paul McCartney bolou o nome enquanto aguardava em uma das asas do hospital onde Linda dava a luz a um dos seus filhos.

Wolfman Jack - O último dos grandes disc jockey's americanos tirou seu nome inspirado em Howlin' Wolf.

XTC - Forma de escrever "êxtase". Nenhuma relação com a droga que só apareceu muitos anos depois da banda.

Yes - Segundo Jon Anderson: "Queríamos uma palavra que inspirasse uma forte convicção no que estávamos fazendo. Tínhamos que ter um título forte e correto para a banda".

Zephyr - Deus dos ventos ocidentais na mitologia grega. Tommy Bolin tocava nesta banda antes de se juntar ao Deep Puple.

Zos Kia - título de escritos de Austin Osman Spare, considerado bruxo, muito comparado ao mais famoso Aleister Crowley.

ZZ Top - De acordo com o livro "Z.Z Top: Bad and Worldwide", o nome foi inspirado num poster do bluesman texano chamado Z.Z. Hill. Queriam também um nome que sugerisse o melhor ("top").

Nenhum comentário:

Postar um comentário