4 de dezembro de 2008

The Byrds




The Byrds foi uma banda estadunidense de rock formada em 1964 em Los Angeles.

Consistindo em uma mistura entre o folk rock de Bob Dylan e o som pop de The Beatles, a banda é considerada uma das mais importantes e influentes para o rock na década de 1960. Durante sua carreira ajudaram no desenvolvimento de gêneros como folk rock, space rock e rock psicodélico.

Estão no Hall da Fama do Rock and Roll e vários integrantes obtiveram sucesso em carreiras solo após deixarem o grupo.


O início

A banda foi formada em 1964 por Jim McGuinn (batizado como James McGuinn III, nascido em 13 de Julho de 1942 em Chicago, Illinois) (ele mudou o nome para Roger McGuinn in 1967), Gene Clark (batizado como Harold Eugene Clark, nascido em 17 de novembro de 1944 em Tipton, Missouri; morto em 24 de maio de 1991) e David Crosby (batizado como David Van Cortland Crosby, nascido em 14 de agosto de 1941 em Los Angeles). O baixista Chris Hillman (nascido em 4 de dezembro de 1944 em Los Angeles) e o baterista Michael Clarke (batizado como Michael Dick, nascido em 3 de junho de 1946, em New York; morto em 19 de dezembro de 1993) juntaram-se a banda depois.

Quando ainda eram um trio gravaram a música "The Only Girl I Adore" se autodenominando como The Jet Set. Após tornarem-se um quinteto eles passaram a ensaiar e gravar na World Pacific Studios em Los Angeles e lançaram um compacto com as músicas "Please Let Me Love You" e "Don't Be Long" sob o nome de The Beefeaters.



Folk Rock

Em 1964 assinaram um contrato com a Columbia Records e mudaram o nome para The Byrds. Em 20 de janeiro de 1965, eles gravaram a música "Mr. Tambourine Man", de autoria de Bob Dylan. A música ganhou um tratamento elétrico que ficou conehcido como folk rock. Atingiu o primeiro lugar nas paradas de sucesso americana e britânica.

Seu primeiro álbum que ganhou o nome de Mr. Tamborine Man atingiu as paradas de sucesso e contou com versões para outras composições de Bob Dylan (" "Spanish Harlem Incident", "All I Really Want to Do" e "Chimes of Freedom"), versão para a composição de Pete Seeger ("The Bells of Rhymney") além de composições próprias.

Após o álbum ainda em 1965, The Byrds gravaram uma adaptação que Pete Seeger fez para uma melodia tradicional cuja letra foi diretamente tirada da bíblia. A música "Turn! Turn! Turn!" tornou-se o segundo sucesso da banda e também atingiu o primeiro lugar e fez parte do segundo álbum lançado pela banda.



Rock Psicodélico

Cansados do folk rock começaram a experimentar novos sons. No final de 1965 gravaram "Eight Miles High", uma das primeiras músicas psicodélicas. A música foi lançada primeiramente em compacto em 1966 e depois junto ao álbum Fifth Dimension (em julho de 1966). Porém Gene Clark abandonou a banda antes do lançamento, em março.

Irritados com o sucesso produzido da banda americana The Monkees, The Byrds gravou a música "So You Want To Be A Rock'N'Roll Star", uma crítica ao negócio da música. A música fez parte do quarto álbum da banda Younger Than Yesterday.


Mudanças

Em 1967, começaram a surgir tensões na banda, McGuinn and Hillman começaram a ficar irritados com Crosby. Neste mesmo ano tocaram no Festival de Monterey, Crosby cantou a maioria das músicas e fez discursos entre as músicas sobre o assassinato de John Kennedy e sobre os benefícios do uso de LSD. Com as tensões aumentado a banda despediu Crosby que juntou-se a Stephen Stills e Graham Nash formando a banda Crosby, Stills & Nash. Gene Clark juntou-se a banda por três semanas mas após sua saída The Byrds chamou o baterista de estúdio Jim Gordon e o guitarrista Clarence White para finalizar o próximo álbum. Clarence White tornou-se membro da banda oficialmente. O álbum The Notorious Byrd Brothers foi lançado em 1968 que mixava o folk rock, rock psicodélico, jazz além da música country. Alguns críticos de música consideram este o melhor álbum do The Byrds.

Após o álbum, o The Byrds ficou reduzido a dois integrantes (McGuinn and Hillman) eles acabram chamando Kevin Kelley para assumir a bateria e Gram Parsons para os teclados (que posteriormente passou a ser guitarrista da banda).


Música Country

Com a nova formação a banda mudou de rumo novamente. Em janeiro de 1968 eles tocaram em Nashville e logo começaram a gravar um álbum ao estilo country, Sweetheart of the Rodeo. O álbum não atingiu muito sucesso e antes do lançamento Parsons abandonou a banda. Kelley largou a banda logo depois de Parsons. Para substitui-los foram contratados o baterista Gene Parsons e o guitarrista Clarence White. Dois shows após as novas contrataçoes Hillman abandonou a banda e em seu lugar entrou o baixista John York. Roger McGuinn era agora o único integrante presente desde o início da banda.

Após o álbum The Dr. Byrds & Mr. Hyde eles lançaram o álbum Ballad Of Easy Rider ambos de 1969. Em 1970 lançaram o álbum Untitled e no ano seguinte o Byrdmaniax que trouxe uma decepção pois o produtor Terry Melcher fez algumas alterações no álbum que desagradaram a banda.


Reunião

Em 1972, os cinco integrantes originais se reuniram e gravaram um álbum mas sem o nome da banda. O nome adotado foi "Gene Clark, Chris Hillman, David Crosby, Roger McGuinn, Michael Clarke" mas o álbum se chamou Byrds. Menos de um mês depois do álbum ser lançado eles realizaram o último show.


Mortes

Em 1973, Clarence White morreu atropelado e Gram Parsons de overdose de morfina misturada a alcool. Gene Clark e Michael Clarke morreram em 1991.



Discografia

21 de junho de 1965 - Mr. Tambourine Man
6 de dezembro de 1965 - Turn! Turn! Turn!
18 de julho de 1966 - Fifth Dimension
20 de fevereiro de 1967 - Younger Than Yesterday
3 de janeiro de 1968 - The Notorious Byrd Brothers
22 de julho de 1968 - Sweetheart of the Rodeo
3 de fevereiro de 1969 - Dr. Byrds & Mr. Hyde
27 de outubro de 1969 - Ballad of Easy Rider
16 de setembro de 1970 - (Untitled)
3 de junho de 1971 - Byrdmaniax
17 de novembro de 1971 - Farther Along
março de 1973 - Byrds
fevereiro de 2000 - Live at the Fillmore - February 1969


Integrantes

Formação Original

Gene Clark – Vocais
Roger McGuinn – Guitarra, vocais
David Crosby – Guitar, vocais
Chris Hillman – Baixo
Michael Clarke – Bateria, harmonica

Outros Integrantes

Kevin Kelley - Bateria (1968)
Gram Parsons – Guitarra, piano, vocais (1968)
Clarence White - Guitarra, vocais (1968-1973)
Gene Parsons - Bateria (1968-1972)
John York – Baixo, vocais (1968-1969)
Skip Battin – Baixo, vocais (1969-1973)
John Guerin – Bateria (1972-1973)
Joe Lala - Bateria (1973)

Nenhum comentário:

Postar um comentário