3 de dezembro de 2008

Discos Marcantes do The Who IV



Live At Leeds (1970) é o primeiro álbum ao vivo do The Who, o único a ser lançado enquanto a banda ainda estava na ativa, gravando e se apresentando regularmente.

Depois de lançar Tommy em 1969, o Who começou uma longa turnê para promovê-lo, retornando à Inglaterra no fim do ano com o desejo de lançar um álbum ao vivo tirado daquela turnê. No entanto, o grupo desanimou ante o prospecto de ter de ouvir as centenas de horas de gravações acumuladas para decidir qual renderia o melhor álbum, resolvendo queimar ritualmente as fitas (para evitar que caíssem nas mãos dos pirateadores), agendando dois shows, um no Hull City Hall e outro na Universidade de Leeds, com o único propósito de lançar este álbum ao vivo. O show que ocorreu no Dia dos Namorados britânico é que acabou sendo escolhido.

Talvez devido a estas circunstâncias, ou talvez porque o Who estivesse empolgado com o sucesso internacional de Tommy, ou simplesmente porque eles estavam em forma na época, Live At Leeds acabou se tornando uma gravação extraordinária. A capa do álbum foi projetada para se parecer com a de um disco pirata, e em seu interior trazia alguns fac-símiles de documentos históricos do Who, como o contrato para tocar no Festival de Woodstock, o pôster “Maximum R&B” com Pete girando seu braço e uma carta da gravadora EMI recusando o grupo, entre outros. O selo do disco era escrito à mão (aparentemente por Townshend), e trazia instruções para que os engenheiros de áudio não corrigissem nenhum ruído.


Faixas

O LP original trazia seis faixas:

"Young Man Blues" (Alison) - 4:45
"Substitute" (Townshend) - 2:05
"Summertime Blues" (Capeheart, Cochran) - 3:22
"Shakin' All Over" (Kidd) - 4:15
"My Generation" (Townshend) - 14:27
"Magic Bus" (Townshend) - 7:30


O CD remasterizado digitalmente lançado em 1995 trazia as faixas originais e mais algumas adições:

"Heaven And Hell" (Entwistle) - 4:50
"I Can't Explain" (Townshend) - 2:58
"Fortune Teller" (Neville) - 2:34
"Tattoo" (Townshend) - 3:42
"Young Man Blues" (Townshend) - 5:51
"Substitute" (Townshend) - 2:06
"Happy Jack" (Townshend) - 2:13
"I'm A Boy" (Townshend)- 4:41
"A Quick One, While He's Away" (Townshend) - 8:41
"Amazing Journey/Sparks" (Townshend) - 7:54
"Summertime Blues" (Capeheart, Cochran) - 3:22
"Shakin' All Over" (Kidd) - 4:34
"My Generation" (Townshend) - 15:46
"Magic Bus" (Townshend) - 7:46

O CD remasterizado traz as introduções das músicas e outros detalhes que foram editados do lançamento original. Isto também foi disponibilizado na “Edição De Luxo”, que elimina “Amazing Journey” e acrescenta mais um pouco de diálogo entre as músicas, além de trazer um segundo CD com a performance de Tommy (incluindo “Amazing Journey”). No show, Tommy foi tocado entre “A Quick One, While He’s Away” e “Summertime Blues”. A edição “De Luxo” do CD remasterizado traz praticamente tudo o que foi apresentado no concerto.

"Fortune Teller", "Young Man Blues", "Summertime Blues", e "Shakin' All Over" são sucessos do R&B que eram parte do repertório da banda na época.

"My Generation" evolui para uma improvisação de quatorze minutos, que repete o refrão “See Me Feel Me/Listening To You” de Tommy, apresenta o riff instrumental que daria origem a “Naked Eye”, e diversos outros temas. “Magic Bus” é estendida para mais sete minutos e meio, e o resto das faixas são em sua maioria versões mais avançadas das canções originais, com um consistente som de power trio de rock pesado.

Um concerto similar feito no mesmo ano foi lançado em 1996 como Live At Isle Of Wight Festival 1970, juntamente com um filme entitulado Listening To You: The Who at Isle of Wight Festival. Em geral as músicas de Live At Leeds são superiores, embora a performance de Tommy seja melhor na gravação feita na Ilha de Wight.


Edições

1970 Track 2406 001 (no Reino Unido), Decca DL 79175 (nos EUA): O lançamento original em LP. Foi lançado em ambos os países em separado, mas quase simultaneamente. Seria lançado no Brasil só em 1971. Produzido pelo The Who.
1990 MCAD-37000 / DIDX-353: O lançamento original em CD. Mesma capa, mas sem os fac-símiles de documentos. Mesmas faixas do LP original. Sem créditos de produção.

1995 MCAD-11215: O CD remasterizado. Mesma capa, exceto por adicionar mais tinta no título (possivelmente exigência das regras atuais de mercado). Estampa no CD similar ao selo do LP, com o aviso aos engenheiros de som mudado para “Ruídos Corrigidos!”. Traz encarte com 10 páginas com texto de Chris Charlesworth, informações sobre as músicas, fotos da banda em Leeds e versões reduzidas dos fac-símiles. Produzido por Jon Astley. Produtores executivos: Bill Curbishley, Robert Rosenberg e Chris Charlesworth.

2002 MCA – sem número de catálogo (ISBN 088 112 618-2): Versão “De Luxo” do CD remasterizado, edição dupla. Capa similar à anterior, com o título mais definido. Embalagem de papelão, similar à do vinil. Traz a performance completa de Tommy no segundo CD. A capa se abre formando uma reprodução em tamanho real do LP original, mais um encarte de 14 páginas e os fac-símiles em miniatura. Produzido por Jon Astley. Produtores executivos: Bill Curbishley, Robert Rosenberg e Chris Charlesworth.

Nenhum comentário:

Postar um comentário