A História e as informações que você sempre quis saber sobre seu Artista/Banda preferidos, Curiosidades, Seleção de grandes sucessos e dos melhores discos de cada banda ou artista citado, comentários dos albúns, Rock Brasileiro e internacional, a melhor reunião de artistas do rock em geral em um só lugar. Tudo isso e muito mais...
3 de dezembro de 2008
Discos Marcantes do The Who II
The Who Sell Out (1967) é o terceiro álbum do The Who. É um álbum conceitual, organizado como uma coleção de canções não relacionadas intercaladas por anúncios e comerciais falsos. O álbum foi feito para se parecer com uma transmissão da rádio pirata Radio London.
(Parte da ironia implícita no título do disco – “The Who Vende-Se” – era que a banda estava mesmo gravando comerciais durante este período de sua carreira, alguns dos quais foram incluídos como faixas bônus no CD remasterizado).
O álbum surgiu em um perído em que o Who estava experimentando a música psicodélica. Embora tenha sido eclipsado pelo sucesso posterior de Tommy, The Who Sell Out permanece como um dos álbuns favoritos entre os fãs da banda.
A capa é divida em painéis, trazendo em cada um deles um integrante da banda. Capa: Pete Townshend usando um tubo gigante de desodorante Odorono; Roger Daltrey sentado em uma banheira cheia de feijões cozidos Heinz. Contra-capa: Keith Moon passando o creme Medac, tirado de uma embalagem gigante; John Entwistle vestido com uma fantasia de Tarzan, abraçado com uma loira de biquíni em um braço e com um ursinho de pelúcia no outro (numa propaganda do curso Charles Atlas mencionado em um dos comerciais falsos do álbum).
The Who Sell Out ficou em 113# lugar na lista dos “500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos” da Rolling Stone.
Faixas
(O material conceitual, intercalado ou emergindo das músicas, é identificado pelo ponto).
Lado 1:
"Monday, Tuesday, ..."
"Armenia City In The Sky" (Keene)
"Wonderful Radio London -- Whoopee!"
"Heinz Baked Beans" (Entwistle)
"More Music, More Music..."
"Mary-Anne With The Shaky Hand" (Pete Townshend)
"Premier Drums"
(curto instrumental com barulhos esquisitos)
"Odorono" (uma balada cômica usada como comercial) (Pete Townshend)
"It's smooth sailing with the highly successful sound of Wonderful Radio London!"
"Tattoo" (Pete Townshend)
"Radio London reminds you: Go to church of your choice."
"Our Love Was" (Pete Townshend)
"You're a pussycat, you're where it's at, ..."
"The Big 'L'" (com vozes esquisitas)
"Speak easy, drink easy, puh-leasy!"
"Hold your group together with Rotosound strings!"
"I Can See For Miles" (Pete Townshend)
Lado 2:
"The Charles Atlas course with Dynamic Tension can turn you into A Beast of a Man!"
"I Can't Reach You"
"Medac" (Entwistle) (um “comercial” de 57 segundos usado como faixa do disco)
"Relax"
"Hold your group together with Rotosound strings! (Demo)"
"Silas Stingy" (Entwistle)
"Sunrise"
"Rael 1"
Faixas Bônus:
"Rael 2"
"Top Gear! Top Gear...."
"Glittering Girl"
"Coke-after-coke-after-coke-after-coca-cola!"
"Melancholia"
"Loon at the bag of nails"
"Someone's Coming" (Entwistle)
"John Mason, we've got the best cars here!"
"Jaguar"
"John Mason, we've got the best cars here!" (Reprise)
"Early Morning Cold Taxi" (Langston/Daltrey)
"Things go better with Coke!"
"Hall of the Mountain King" (Grieg)
"Radio One" (Boris the Spider Version)
"Girl's Eyes" (Moon)
"Odorono" (Lost Chorus)
"Mary-Anne with the Shaky Hands (Versão diferente)"
"Glow Girl"
"Track Records! ...", frase repetida intermitentemente.
O lançamento do álbum foi supostamente seguido por uma enxurrada de processos devido à paródia de comerciais reais nas músicas e na capa, e pelos produtores dos jingles verdadeiros da Radio London, que acusavam o The Who de usá-los sem permissão.
“I Can See For Miles” foi lançado em compacto e tornou-se um sucesso, embora não tenha atendido às expectativas da banda, que esperava uma repercussão maior. “Rael” é um pedaço de outra ópera rock de Townshend, que nunca foi lançada. O instrumental dramático no meio da música reapareceria mais tarde em “Sparks” e “Underture”, de Tommy . A maioria das músicas em The Who Sell Out não tiveram muito impacto, e são praticamente desconhecidas fora do círculo de fãs do Who.
Edições
1967 Track 612 002 (mono) / 613 002 (estéreo): LP original britânico. As primeiras 1,000 edições traziam um pôster psicodélico feito por Adrian George. Produzido por Kit Lambert.
1968 Decca DL 4950 (mono) / DL 74950 (estéreo): Lançamento original norte-americano. Mesma capa e faixas. Produzido por Kit Lambert.
1988 MCAD-31332 (ISBN 7673-11332-2): Lançamento original em CD. Capa original, mas contra-capa somente com o nome das músicas. O encarte mostra a contra-capa original, outra cópia da lista de músicas e algumas propagandas da MCA. Produtor: Kit Lambert. Produtor executivo: Chris Stamp.
1995 MCAD-11268 (ISBN 08811-12682): Capa original, com a contra-capa modificada ligeiramente para mostrar o nome das músicas. Faixas e material conceitual originais, mais 10 faixas bônus e diversos outros “comerciais”. Encarte de 12 páginas com texto de Dave Marsh, informações sobre as músicas e fotos de época da banda. Produtor: Jon Astley. Produtores executivos: Bill Curbishley, Robert Rosenberg e Chris Charlesworth.
Curiosidades
Para a capa do álbum, era John Entwistle quem deveria se sentar na banheira com os feijões. Quando perguntado pela produção se ele demoraria para chegar para a sessão de fotos, Entwistle ficou sabendo então o que teria de fazer, resolvendo chegar bem mais tarde do que o previsto. Roger Daltrey ficou com os feijões (já então congelados). E John com a garota.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário