17 de dezembro de 2008

Bandas brasileiras com nomes esquisitos

A Cor do Som

Vinda de músicos que tocavam com os Novos Baianos. Criou uma mistura de ritmos regionais e rock. A banda apresentou-se no festival de Montreux em 1978. Mas o grande sucesso no Brasil veio em 1979 com a música Beleza Pura, composta por Caetano Veloso e Abri a Porta. O último disco da banda foi Ao Vivo no Circo, gravado em 1996 durante um espetáculo no Circo Voador.



Afrodite Se Quiser

A formação totalmente feminina justifica o Afrodite do ?nome-trocadilho? da banda. Além de Karla e Emilinha, fez parte de sua primeira fase Patrícia, irmã da ex-paquita Tatiana Maranhão. O trio conquistou sucesso com o hit O Que Que Ela Tem Que Eu Não Tenho?.



Brylho

Banda formada no início dos anos 1980, tinha como vocalista Cláudio Zoli e no baixo Arnaldo Brandão. A banda fazia uma mistura de funk e raggae com canções com letras ora românticas, ora engraçadas. Seu grande hit é a balada com levada reggae Noite do Prazer. Também fez relativo sucesso a música Cheque Sem Fundos.



Degradée

Seguia a linha new wave, em voga na década de 1980. Composta por Rogério Rego (voz e guitarra), Tom Marsh (voz e guitarra), Dudu Maroti (teclados), Luiz Marcello (baixo) e Salvador Rocca (bateria), gravou apenas um disco, Degradée, lançado em 1985 pelo selo Continental. Seu grande sucesso foi a música Mais Que Um Sonhador, cujo refrão dizia ?quem faz amor em sonhos, quem sonha com amor, é mais que um sonhador?.



Finis Africae

Mais um grupo de rock de Brasília do início dos anos 1980. A Finis, como era conhecida, trilhava o caminho aberto por bandas britânicas como o Hair Cut Hundred, que misturavam o swing da funk music da época com pitadas de rock and roll. Debutaram no disco com um mini-LP em 1985. Em 1987, já morando no Rio, gravam pela EMI seu primeiro LP Finis Africae. Sem hits, a banda se desfez em 1990 e só voltaria a se reunir em 1998, para shows esporádicos.



Herva Doce

"Moreno alto, Bonito e sensual" é o refrão mais tocado nos karaokês do país. A banda do sucesso Amante Profissional ganhou fama em 1984 e chegou a gravar 3 clipes diferentes da música. O grupo, acredite, chegou a abrir os shows do Kiss e do Van Halen.



Metrô

Na verdade, a banda teve dois sucessos. Formada só por filhos de franceses, emplacou Beat Acelerado e Tudo Pode Mudar, em 1985. A vocalista Virginie Boutaud foi musa da propaganda das fitas Basf e o baterista Danny ficou mais conhecido nos comerciais das camisas US Top. Aquele que recebia do chefe o elogio "bonita camisa, Fernandinho".



Picassos Falsos

O primeiro nome da banda era O Verso, mas logo foi mudado. O nome Picassos Falsos veio de uma música composta por Alvin L, um dos compositores da banda. Com o demo Carne e Osso, começaram a tocar em rádios alternativas até serem contratados pelo extinto selo Plug da RCA. O primeiro disco da banda sai em 1987. Sem grande repercussão, a banda volta no ano seguinte com o LP Super Carioca, fazendo misturas com a MPB, samba e outras influências da música nacional. Apesar de muito elogiados pela crítica, não fizeram sucesso.



Ponto e Vírgula

Foram autores do sucesso dos anos 1970, Chacrilongo. O nome da canção é uma mistura de chato, cri-cri e pernilongo.



O Espírito da Coisa

Em 1983, foram até aclamados como revelação do rock nacional por causa do sucesso Ligeiramente Grávida. O saxofonista Guilherme Brício é o herói desta história: tocou ainda no Dr. Silvana & Cia e no Fincabaute ? aquela do hit Coisa de Maluco.



Sempre Livre

Em 1984, bem antes das Spice Girls, essa banda só de mulheres já fazia sucesso, com o hit Eu Sou Free, um manifesto feminista da geração new wave. Acabou em 1986, mas a vocalista Dulce Quental se lançou como cantora e compositora.



Telex

Outra promessa brasileira do rock new wave, com seu teclado e ritmo dançante. Seu integrante mais conhecido foi o baixista Oswaldo Gennari Filho, o Coquinho. Ele acompanhou Arnaldo Batista em sua fase pós-Mutantes. A banda lançou apenas um disco, com o sucesso Só Delírio, pela gravadora CBS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário