9 de setembro de 2011

Freaks - 1932












Sinopse

Sob a direção de Tod Browning, “Freaks” é um cult clássico de 1932 que abalou a sociedade da época, foi rejeitado, trancafiado e somente após 30 anos, na década de 60, que é posto a mostra no mundo todo em exibições de cinemas sujos e festivais amadores. O motivo de tanta polêmica e rejeição esta na essência da trama, nas críticas e nos personagens atípicos.
Ela é trapezista e se chama Cleópatra. Ele é um charmoso anão e se chama Hans. O “outro” é um levantador de pesos e se chama Hércules. Cleópatra ama Hércules e é amada por Hans. Este triangulo bizarro de amantes vive sua história trágica debaixo da lona de um circo. Cleópatra tem um amante, Hércules, e é amada pelo anão Hans, que não é correspondido. Ao saber que Hans é herdeiro de uma grande fortuna, a trapezista decide, junto com o amante, montar um golpe, casando-se com ele, envenenando-o e herdando a sua fortuna.
Premiações 
- Foi adicionado ao National Film Preservation Board (EUA), em 1994.
- Foi indicado, em 2005, ao prêmio de "Melhor Lançamento de Filme Clássico em DVD", pela Academia de Filmes de Ficção Científica, Fantasia e Horror (EUA).

Curiosidades 
- Freaks é considerado por muitos como o "filme maldito" de Tod Browning (Drácula). Quando em seu lançamento, em 1932, Freaks ficou apenas alguns dias em cartaz, passando, a partir daí, a ser censurado e boicotado, e só vindo à tona novamente na década de 60, em cinemas undergrounds e festivais amadores.
- O filme teve um profundo efeito sobre o grupo de rock The Ramones quando eles assistiram o longa pela primeira vez, numa turnê de 1977. Consta que desde então, várias letras de suas músicas têm feito referências ao filme, como por exemplo a música "Pinhead".
- Em 1982 foi publicado uma adaptação do filme em comic book pela Monster Comics.
- O videoclip da música "All I Want Is You", do U2, foi baseado no filme de Browning.
- O filme "Freakshow" (2007) possui um sem número de referências ao clássico de 1932, tendo ainda em seu poster a frase "In the spirit of Tod Browning's Freaks".
- A revista "Entertainement Weekly" fez, recentemente, uma divulgação dos 50 maiores filmes cult de todos os tempos e Freaks constou num honroso terceiro lugar.

Ficha Técnica

Estado:Em DVD
Título Original:Freaks
Gênero:
Direção:
Elenco:
Matt McHugh (Rollo Brother - as Mat McHugh)Angelo Rossitto (Angeleno)Edward Brophy (Rollo Brother)Wallace Ford (Phroso)Harry Earles (Hans)Henry Victor (Hercules)Roscoe Ates (Roscoe)Daisy Earles (Frieda)
País de Origem:Estados Unidos da América
Estreia Mundial:20 de Fevereiro de 1932
Duração:64 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário