27 de setembro de 2011

Black Flag






Black Flag foi uma banda de hardcore punk formada no sul da Califórnia em 1976 pelo guitarrista Greg Ginn. A banda formou um som que misturava a simplicidade do Ramones mas com solos microtonais e paradas no meio da música, o que mais a frente influênciou bandas de heavy metal a bandas de hardcore punk. As letras tratavam de temas como solidãoneuroses eparanóia, coisas que Henry Rollins aprofundou quando entrou na banda. A maioria dos álbuns da banda foi lançado pelo selo de Greg, SST Records que lançou bandas como Bad BrainsSonic Youth e The Saints.
O Black Flag é muito respeitado no meio alternativo até hoje, como sendo pioneiros na cultura do faça você mesmo, de selos que lançam bandas sem o apoio de grandes gravadoras sejam elas o estilo musical que for. Fazendo turnê constantemente entre o Estados Unidos e o Canadá, a banda ganhou fãs devotos. Muitos outros músicos seguiriam a banda, no sentido de eles próprios agendaram seus próprios shows.
No meio do caminho dos anos 1980, o som do Black Flag evoluiu assim como sua notoriedade. Começou a ganhar influências de heavy metal (principalmente nos últimos álbuns), jazz eclássico, especialmente na evolução do guitarrista Greg Ginn. Assim, o Black Flag tem uma discografia mais variada do que outras bandas.

Informação geral
OrigemHermosa BeachCalifórnia
País Estados Unidos
GênerosHardcore punk
Punk rock
Período em atividade1976 - 1986
Gravadora(s)SST Records
AfiliaçõesCircle Jerks
Rollins BandMisfits
Integrantes
Anthony Martinez
Bill Stevenson
Brian Migdol
C'el Revuelta
Chavo Pederast
Chuck Biscuits
Chuck Dukowski
Dez Cadena
David Horvitz
Emil Johnson
Greg Ginn
Henry Rollins
Robo
Keith Morris
Kira Roessler


História

Formado em 1976 e inicialmente chamado de Panic, Greg Ginn insistia que a banda ensaiasse algumas horas por dia. A ética de trabalho era muito desafiadora para alguns membros iniciais.Keith Morris, o primeiro vocalista e Ginn demoraram algum tempo para achar um baixista, então ensaiavam sem um, um fator que levou Ginn a buscar um som mais barulhento e fez dele um guitarrista brilhante. As vezes o irmão de Ginn, Raymond Pettibon tocava baixo nos ensaios.
Chuck Dukowski, baixista do Wurm naquela época, passa a gostar da proposta do som e entra para a banda, estabilizando a formação como Morris no vocal, Ginn na guitarra, Dukowski no baixo e o baterista Brian Migdol. O primeiro show da banda foi em dezembro de 1977 na Redondo Beach, California. Para evitar confusão com outra banda chamada Panic, eles mudaram para o nome de Black Flag em 1978.
Neste mesmo ano lançam "Nervous Breakdowm", pela gravadora SST, de Greg Ginn. Em janeiro de 1979 na Redondo Beach, tocaram seu primeiro show com o novo nome. Era a primeira vez que Dez Cadena assistia a banda tocar. Morris abandona a banda por não aguentar mais ouvir ordens e formou o Circle Jerks e logo após Migdol sai do grupo. Inicia-se então, um entra e sai de integrantes.
Chavo Pederast, cujo nome verdadeiro era Ron Reyes, substituiu Morris nos vocais mas saiu logo após as gravações do EP "Jealous Again", de 1979 devido ao mau relacionamento com Ginn, indo tocar com o Redd Kross. Dez Cadena, fã da banda, torna-se o novo vocalista e gravou, além de outras músicas, o single "Six Pack" de 1981, até assumir a guitarra, dando lugar ao lendário Henry Rollins, no início de 1981.
Com a entrada de Rollins no grupo, houve uma mudança no som do Black Flag, mais "hard", meio "sabbathiano", mais barulhento, lançando obras como Damaged, de 1981, My War, de 1983, Slip It In, de 1984, Loose Nut e In My Head, de 1985, influenciando além de inúmeras bandas de hardcore, bandas do meio alternativo como MelvinsNirvana e L7.
A banda se desfez em outubro de 1986 e Henry Rollins cria o Rollins Band. Greg Ginn monta vários projetos como GoneGet Me High e October Fashion.
O nome Black Flag é denota do símbolo da anarquia, e de uma marca de spray para matar insetos, e uma citação à banda Black Sabbath, Ginn na época disse que estava confortável com todas essas possíveis aplicações ditas. O irmão de Ginn, Pettibon desenhou o logo da banda: uma estilizada bandeira negra representada como quatro barras. A banda pintou o símbolo pela cidade inteira chamando a atenção das pessoas e irritando as autoridades locais. Pettibon também criou a maioria das capas da banda.

Discografia

Álbuns de Estúdio


Álbuns ao Vivo


Compilações


Singles e EP's

Nenhum comentário:

Postar um comentário