17 de julho de 2011

Darkside - Necrophobic

Mais black metal sueco por aqui, e não é o Dark Funeral ou o Marduk. Bom, cá entre nós, a Necrophobic não está lá no mesmo patamar das citadas bandas, mas ainda sim, seu desempenho nesse “Darkside” é muito bom.





Imagem
A banda faz um som bem tradicionalzão, não prioriza a velocidade extrema em suas composições, mas ainda sim, são rápidos pra burro. Aliado a isso, o material é melodioso, e está envolto em uma atmosfera mórbida e melancólica. Todas as músicas, inclusive as instrumentais com teclados e pianos, são cativantes, com destaques para “Black Moon Rising” (boa faixa de introdução do CD), “Spawned by Evil” (que patada!), “Bloodthirst” (levada típica do black), a própria faixa-título e sua várias levadas, “The Call” (sonzaço), “Nifelhel” (instrumental triste, mas linda) e a que fecha – “Christian Slaughter” - com um final que por alguma estranha razão me lembra um som do game de PC “Doom”.
Duas boas características apresentadas pela Necrophobic aqui: a primeira é sua destreza na mudança de ritmo das músicas. Essas ocorrem de uma forma até inesperada, mas que soa bastante agradável. Em outras palavras, essas variações não causam estranhamento em quem escuta o play. E em segundo lugar, os solos são muito bacanas, criativos e bem encaixados no instrumental. Um diferencial interessante.
A qualidade da gravação não é nada de excepcional, mas também está longe de ser ruim. Eu acrescentaria mais peso a todos os instrumentos basicamente. Mas isso merece um descontinho, já que o álbum foi feito há quase 15 anos.
A verdade é que o som executado pelo conjunto é verdadeiro, feito na raça. Competentes eles são, mesmo fazendo um black sem novidades. E não merecem ficar à sombra de nenhuma outra banda consagrada do gênero, já que trilham seu caminho sem querer copiar ninguém.
Necrophobic – Darkside
Black Mark Production – 1997 – Suécia
TRACKLIST
1. Black Moon Rising
2. Spawned by Evil
3. Bloodthirst
4. Venaesectio (Episode One)
5. Darkside
6. The Call
7. Descension (Episode Two)
8. Nailing the Holy One
9. Nifelhel
10. Christian Slaughter

Nenhum comentário:

Postar um comentário