11 de junho de 2011

Rock em Análise: os 'bundas' mais feios da cidade



A essa altura do campeonato, quem ainda não escutou - e assistiu no Youtube, principalmente - o "web hit" "Oração", d'A Banda Mais Bonita da Cidade? O ainda pseudo-grupo lançou o clipe da referida música no dia 17 de Maio de 2011 (se não me engano) e logo adquiriu o "sucesso" instantâneo com a mesma. Então você pergunta: "por que 'sucesso' com aspas, meu colega?". Calma, meu caro, logo chegaremos lá...
Fazendo um rápido gancho com o meu mais recente 'post' (internet, redes sociais, velocidade da informação nos dias de hoje, blá blá blá...), podemos chegar a uma óbvia conclusão de que o termo "sucesso" se tornou altamente discutível, no que diz respeito à qualidade musical. E é claro que isso também atinge o mundo do rock 'n' roll, de alguma forma.
Sobre a faixa "Oração", não há muito que dizer: musiquinha repetitiva, sonífera, desafinada, pseudo-espontânea e pseudo-minimalista. No nosso belo universo 'rocker', era de se esperar que tal faixa adquirisse um status cult (não, eu não estou brincando!) entre a turminha 'indie'. Claro que, após mais alguns "views" do clipe no Youtube, essa mesma turminha descartou este belo clássico 'Avant-garde' da música brasileira...
Se você acompanhou a ascensão d'A Banda, já deve ter se deparado também com as notícias sobre o plágio feito de um clipe do Beirut. Então, isso significa que aquele "lindo" clipe d'A Banda não é uma idéia original? O que eles tem de realmente interessante então? Bem, qualquer ser pensante já pode ter uma idéia da resposta...
Com A Banda Mais Bonita da Cidade, podemos concluir que a facilidade de divulgação na internet pode incentivar o ouvinte moderno a valorizar estes "sucessos" que, nada mais são do que investidas que apenas conseguiram uma sorte - momentânea, certamente - com uma divulgação bem sucedida. Sim, meus caros, essa banda está muito longe de ser a mais bonita da cidade...
Próximo hype, por favor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário