6 de junho de 2011

Mastercutor Alive - U.D.O.

Postado por Ricardo Seelig

O álbum "Mastercutor", lançado por Udo Dirkschneider em 18 de maio de 2007, foi muito bem recebido mundo afora, tanto pela crítica especializada quanto pelos fãs do lendário ex-vocalista do Accept. Nada mais natural, portanto, que Udo colocasse no mercado também o registro ao vivo da turnê do disco, e é justamente isso que assistimos no DVD duplo "Mastercutor Alive".



Imagem

Contando com a mesma formação do álbum de 2007 - Udo nos vocais, Stefan Kaufmann e Igor Gianola nas guitarras, Fitty Wienhold no baixo e Francesco Jovino na bateria -, o show presente no DVD é um deleite para todo e qualquer fã de música pesada. Extremamente inspirada, certamente pelo gás extra que a ótima recepção de "Mastercutor" causou, a banda se entrega de corpo e alma naapresentação, tocando com paixão, repleta de tesão pelo som que executa.
Ainda que a presença de palco de Udo Dirkschneider não seja das mais marcantes, a simples visão de sua figura - que mais parece um duende diminuto saído de algum conto de fantasia, devidamente trajado com a indefectível roupa militar - comandando a banda com a experiência que só figuras emblemáticas para um gênero como ele possuem, é extremamente gratificante.
O principal destaque, no entanto, vai para a dupla de guitarristas formada pelo ex-parceiro de Accept Stefan Kaufmann e pelo ótimo Igor Gianola. Os dois agitam bastante, interagem com a plateia e tocam de maneira sublime, entregando bases faiscantes e solos repletos de melodia, na melhor tradição do heavy metal alemão dos anos oitenta - cena cuja qual o Acceptfoi, se não a maior figura, certamente a mais emblemática.
Outro ponto que merece menção é a participação do personagem Mastercutor, que serve de mestre de cerimônias para o show, apresentando a banda, além de voltar algumas vezes ao palco para agitar com os músicos. Sua figura, muito bem produzida, causa calafrios com um visual que cairia como uma luva em qualquer bom filme de terror. A figura que ele reproduz, a do palhaço assassino, é um clichê iconográfico do cinema e faz parte da nossa memória mesmo de maneira inconsciente, tal a assiduidade com que monstros semelhantes habitaram o cast de produções ao longo dos anos.
Entre as faixas destaque para "Mastercutor", a empolgante "24/7", "Mission No. X", "Winterdreams", "Animal House" e, é claro, para os clássicos do Accept tocados com perfeição pelo quinteto - "Breaker", a linda "Princess of the Dawn", "Metal Heart", "Balls to the Wall", "Fast as a Shark" e "I´m a Rebel". Além disso, o disco dois ainda traz diversos bônus, como imagens de bastidores, documentário, etc, além de existir também um CD duplo com o mesmo título e com as mesmas faixas mostradas no show.
Concluindo, "Mastercutor Alive" é, sem fazer muita força, um dos melhores DVDs lançados por um artista de heavy metal desde sempre. Mais que um item obrigatório, é um bálsamo para ouvidos calejados como os meus, vindos de uma época em que peso e melodia andavam juntos. E, podem crer, isso ainda faz uma enorme diferença.
Matéria original: Collector´s Room

Nenhum comentário:

Postar um comentário