17 de junho de 2011

Apocalipse: o fim do mundo (do Rock) em 1999

Por Lincoln Gonçalves


Profecias anunciavam que no ano de 2000 o mundo como nós conhecíamos chegaria ao fim. Infelizmente para nós Roqueiros essa profecia parece ter se concretizado. Pois o mundo do Rock n’ Roll nunca mais foi o mesmo desde que os saudosos anos 90 chegaram ao fim. Uma época de ouro para o estilo, onde mudanças definitivas ajudaram a levantar e ao mesmo tempo enterrar o Rock n’ Roll.
Os anos 90 começam com GUNS N’ ROSES e METALLICA em seu auge, como as maiores bandas de uma época. Em seguida surge de Seattle o movimento Grunge, com bandas como PEARL JAMALICE IN CHAINS e o trágico NIRVANA. O Punk Rock ganha um revival ensolarado vindo da Califórnia. O Britpop traz o velho Rock n’ Roll em roupagens modernas. Grandes álbuns são lançados, grandes turnês acontecem e novos nomes surgem. Com a cena renovada, até velhos dinossauros amadurecem sua pose e sonoridade dando fim à farofada dominante. E tudo isso inspira moleques a montarem bandas ou só viverem o estilo de vida Rock n’ Roll.
No Brasil acontece a segunda edição do Rock in Rio em Noventa e Um. Festivais gigantes como Hollywood Rock e Philips Monsters Of Rock trazem um turbilhão de grandes shows ao país. O Rock n’ Roll nacional finalmente ganha guitarras pesadas com o RAIMUNDOS. Também é quando surge ANGRASEPULTURA lança ROOTS, PLANET HEMP é preso pelo conteúdo de suas letras e as Rádios Rock têm o auge de sua popularidade. A MTV Brasil ainda valia à pena. Tínhamos na TV aberta o Programa Livre, onde bandas se apresentavam ao vivo sem se valer somente dos Hits Comerciais. Muita coisa ruim também rolava paralela a isso, mas mesmo assim o Rock n’ Roll era motivo de orgulho da juventude e terror de muitos pais.
Infelizmente com a popularização do som alternativo as coisas desviaram um pouco. Bandas fake começaram a ocupar espaço demasiado na mídia. O Rock n’ Roll sofria perdas irreparáveis: Bruce Dickinsondeixava o IRON MAIDEN, Kurt Cobain cometia suicídio, GUNS N’ ROSES se dissipava e METALLICA tentava se reinventar a cada novo lançamento. No Brasil os irmãos Cavalera se separam, o RAIMUNDOS lança “Só no Forévis” - seu maior sucesso comercial, que culminaria na saída do vocalista Rodolfo pouco tempo depois - e aquele charme dos anos 90 foi abrindo espaço para uma cena não muito interessante nos anos 2000.
A era do Nu Metal chegou e sumiu sem deixar saudades. As tais bandas tidas como “salvação do Rock”, na verdade só misturavam a sujeira do NIRVANA com o retorno as raízes feito pelo OASIS. Aliás, nenhuma delas salvou nada. O GREEN DAY inspirou o Emo e também mudou sua sonoridade, se tornando algo chato de ouvir. O retorno do GUNS N’ ROSES e a volta de Bruce Dickinson ao IRON MAIDEN seriam mais legais se ainda não tivessem acontecido. O Metal ficou insuportável, com a cena se inspirando nela mesma o tempo todo. Nada realmente novo surgiu e o que já existia foi perdendo espaço para bandas de qualidade questionável - muito devido à popularização da internet e o fim das grandes gravadoras. Uma luta que começou nos anos 90 e que culminou na queda do Rock n’ Roll.
Por nossa sorte o estilo é imortal. Seu espírito ainda ronda a juventude que há em cada um independente da idade. E espera o momento certo de renascer, fazendo sua chama arder com aquela intensidade há tempos perdida. Pois do Apocalipse em Mil Novecentos e Noventa e Nove, não sobrou muito.
Lista com 15 álbuns fundamentais dos Anos 90:
METALLICA- “Metallica”PEARL JAM- “Ten”GUNS N’ ROSES- “Use Your Illusion”RED HOT CHILI PEPPERS- “Blood Sugar Sex Magik”NIRVANA- “Nevermind”IRON MAIDEN- “Fear Of The Dark”RAGE AGAINST THE MACHINE – “Rage Against The Machine”AEROSMITH- “Get A Grip”GREEN DAY- “Dookie”THE OFFSPRING- “Smash”RANCID- “… And Out Come The Wolves”RAIMUNDOS- “Lavô Tá Novo”SEPULTURA- “Roots”ANGRA- “Holy Land”
AEROSMITH- “Nine Lives”

Nenhum comentário:

Postar um comentário