14 de março de 2011

Magazine







O Magazine foi formado por Howard Devoto após sua saída dos Buzzcocks em 1976. Em abril de 1977 ele conheceu o guitarrista John McGeoch e eles começaram a escrever as músicas que viriam a ser o primeiro material da banda. Eles recrutaram Barry Adamson, Bob Dickinson e Martin Jackson para formar o primeiro line-up da banda, que assinou com a Virgin Records. Bob Dickinson deixou a banda pouco depois do lançamento do single “Shot By Both Sides” e foi substituído por Dave Formula. “Shot By Both Sides” alcançou o top 50 na lista de singles da Inglaterra.

Após a turnê de promoção do primeiro álbum, Real Life, Martin Jackson saiu da banda e foi substituído por Paul Spencer, e depois John Doyle. Em 1979 o segundo álbum, Secondhand Daylight foi lançado. Devoto deixou a banda em 1981, e depois de uma rápida carreira solo e dois álbuns com a banda Luxúria, ele desistiu da carreira musical e se tornou um arquivista de fotos.

Informação geral
OrigemManchesterInglaterra
País Reino Unido
GênerosPós-Punknew waveart rock
Período em atividade1978 - 1981
Ex-integrantes
Howard Devoto, Dave Formula, John McGeoch, John Doyle, Barry Adamson, Bob Dickinson, Paul Spencer, Martin Jackson
Considerado um dos grupos precursores do pós-punk, o Magazine retornou em 2009 para uma turnê pela Inglaterra que teve rapidamente seus ingressos esgotados. Os shows foram gravados e transformaram-se em um lançamento (DVD+CD) muito bacana que deixa claro por que a banda foi tão influente para músicos como Thom Yorke e Morrissey.
O Magazine foi formado em Manchester pelo vocalista Howard Devoto logo depois que ele largou o Buzzcocks. Cansado de compor apenas músicas punk, Devoto procurou formar um grupo de músicos que leveasse suas composições a novos territórios musicais. Assim, ele recrutou o guitarrista John McGeoch, o baixista Barry Adamson, o tecladista Bob Dickinson e o baterista Martin Jackson, cada um com um background musical bem diferente, indo da música clássica à experimental.
Dessa mistura, surgiu o primeiro single e, até hoje, o maior hit da banda: "Shot by Both Sides", lançado em 1978. A canção ainda trazia muita herança do punk e o seu riff crescente garantiu que a banda também ascendesse, ganhando espaço no programa Top of the Pops.


Com a entrada de Dave Formula no lugar de Bob Dickinson, a banda gravou seu primeiro álbum, "Real Life". Um clássico do que viria a ser chamado de pós-punk - um gênero com base no punk, mas voltado a experimentações, principalmente eletrônicas. O álbum, na verdade, mergulha em uma grande variedade de estilos, misturando-os com naturalidade. Cada instrumento ganha força especial graças aos excelentes músicos que formavam a banda. Desde o baixo pulsante de "Definitive Gaze" até os os teclados etéreos de "Parade", o disco prende a atenção do ouvinte com suas várias camadas de sons. As letras de Devoto são um show à parte, verdadeiras poesias que ele praticamente declama sobre os instrumentais em melodias meio cantadas, meio faladas.
Para a gravação do segundo álbum, "Secondhand Daylight", o baterista John Doyle substituiu Jackson, completando o que é considerada a formação clássica da banda. O disco saiu em 1979 com um som ainda mais experimental e eletrônico que seu antecessor. O single "Rhythm of Cruelty" não conseguiu fazer tanto barulho quanto o hit "Shot by Both Sides", mas agradou fãs e críticos. Uma resenha positiva da revista Rolling Stone assegurou uma turnê pelos Estados Unidos e Canadá.

No ano seguinte, a banda já preparava seu terceiro disco, "The Correct Use of Soap". Antes do álbum chegar às lojas, o Magazine lançou dois singles para criar expectativa: a atmosférica "A Song from Under the Floorboards", com letra inspirada no romance existencialista "Notas do Subterrâneo" de Fiódor Dostoiévski, e a inesperada e divertida cover de "Thank You (Falettinme Be Mice Elf Agin)", da banda funk Sly & the Family Stone. Logo que foi lançado, o álbum foi considerado pela crítica da revista New Musical Express como o grande clássico da banda. A recepção dos fãs e da mídia não poderia ser mais positiva, mas o som do Magazine não era digerível para um grande público e portanto não chegava muito alto nas paradas musicais. Cansado das baixas vendas, o guitarrista John McGeoch largou a banda e juntou-se a Siouxsie and The Banshees.

Em 1981, o Magazine recrutou Ben Mandelson para gravar as guitarras daquele que seria o seu último disco. "Magic, Murder and the Weather" foi lançado um mês depois do vocalista Howard Devoto anunciar que estava fora da banda. Com a saída de Devoto, o Magazine foi extinto e o álbum chegou às lojas quase como um epílogo. O ritmo funkeado explorado na cover de "Thank You (Falettinme Be Mice Elf Agin)" reaparecia com força em faixas como o single "About the Weather" e "So Lucky" enquanto o reaggae e o dub reverberavam em canções como "The Great Man's Secrets" e "This Poison". No geral, o álbum se mostrava mais ensolarado e menos sombrio que o usual, mas o clima entre os membros era de frustração e o disco acabou sendo o seu epitáfio.

No início de 2009, o silêncio de 28 anos do Magazine foi quebrado com o anúncio de uma turnê britânica. Os shows resultaram no DVD/CD "Real Life + Thereafter", que apresenta os músicos em ótima forma tocando as canções que marcaram os seus 4 anos de carreira. Junto à formação clássica da banda, temos a adição do guitarrista Noko (que tocou com Devoto no grupo Luxuria) no lugar de John McGeoch, que faleceu em 2004. O lançamento é um ótimo registro, tanto para fãs quanto para quem ainda não conhece a banda. Infelizmente, não há versão nacional do produto, mas vale a pena ir atrás dele na sua importadora preferida. A banda anda também conversando sobre a possibilidade de gravar material para um novo álbum. Então talvez essa história não termine por aqui.




Nenhum comentário:

Postar um comentário