Pere Ubu é uma banda de rock experimental vanguardista formada em Cleveland, EUA, em 1975. Ao longo da carreira, teve diversos membros diferentes com incontáveis formações, sendo que o vocalista David Thomas é o único constante. O nome da banda vem de Père Ubu ("Pai Ubu"), o protagonista de Ubu Roi ("Ubu, o Rei"), uma obra teatral e surrealista do escritor francês Alfred Jarry.
Devido a diversas brigas e desentendimentos, falta de apoio e sucesso restrito, a banda acabou se distanciando após lançarem o álbum dadaísta The Art of Walking e Song of the Bailing Man. Eles retornaram, porém, em meados dos anos 90, sendo que com o passar dos anos foram se convertendo sutilmente a uma música de inclinação mais popular, mudança essa que chegou a desagradar alguns fãs mais antigos.
Informação geral | |
---|---|
Origem | Cleveland, Ohio |
País | Estados Unidos |
Gêneros | Rock Experimental Art Rock Proto Punk Pós Punk Industrial Isolationism Punk rock |
Período em atividade | 1975 - 1982 1987 - Presente |
Gravadora(s) | Hearthan Records Blank Records Mercury Records Radar Records Chrysalis Records Rough Trade Records Fontana Records Imago Records Tim/Kerr Records Cooking Vinyl Records DGC Records Thirsty Ear Records Smog Veil Records |
Afiliações | Rocket from the Tombs The Red Krayola Home and Garden |
Integrantes | |
David Thomas Keith Moliné Michele Temple Robert Wheeler Steve Mehlman | |
Ex-integrantes | |
Peter Laughner Allen Ravenstine Tony Maimone Jim Jones Scott Krauss Eric Drew Feldman Tim Wright Mayo Thompson Anton Fier Chris Cutler Garo Yellin Tom Herman |
História
Formação
O Pere Ubu surgiu após a Rocket From the Tombs, antiga banda de David Thomas, ter sido fragmentada. Alguns integrantes fundaram os Dead Boys, influente no recém-criado cenário do punk rock, que se mudou para New York para maior reconhecimento.
No Rocket, David porém já havia tocado com uma pessoa que seria decisiva em sua carreira, o guitarrista Peter Laughner, com quem compartilhava idéias peculiares sobre como um grupo deveria soar e sobre o que deviam tratar. Os dois se juntaram com Scott Krauss que assumiu a bateria e com Tim Writh, que nunca havia tocado antes, mas aprendeu a tocar baixo comprando um Dan Electro de seis cordas usado.
Scott e Peter dividiam, na época, um apartamento não muito longe de Allen Ravenstine, um músico que fazia experimentações estranhas com sons e tinha reputação de excêntrico. Allen também morava com outra figura estranha, Tom Herman, que tinha um Morley Pedal Fuzz Wah e tocava quase todas as noites. Todos eles foram convidados e aceitaram em fazer parte do novo grupo em 1975.
Após alguns ensaios, debutaram ao vivo na véspera do Ano Novo, em um bar onde David fazia bico como porteiro. O show quase foi adiado porque Allen não podia tocar. Para a sorte da banda, Dave Taylor, um balconista de loja de discos e amigo da banda, tinha o mesmo EML sintetizador de Allen. Lá eles tocaram canções próprias, além de covers de Stooges, Velvet Underground e o clássico do grupo Seeds, "Pushin' too Hard".
Gravações
Em julho, Peter conseguiu trazer o Television, de Tom Verlaine, para Cleveland e serviram como banda-suporte. Além disso, David acabou conhecendo o novo vocalista dos Dead Boys, Stiv Bators. Dois meses depois, gravaram o primeiro compacto como Pere Ubu, 30 Seconds Over Tokyo, seguidos por Final Solution em 1976.
Ao se apresentar em alguns lugares, David Thomas, que era considerado uma pessoa fechada e tímida, começa a atrair os holofotes para sua pessoa, principalmente na maneira de teatralizar suas performances. Uma analise na época classificou a banda como "trabalho de garagem, com uma dissonância artística e estranho experimentalismo realmente único".
The Modern Dance
Em Maio de 1977, Peter, um dos mentores de toda a concepção sonora, abandona o grupo alegando que desejava fazer um som mais psicodélico. Ele foi encontrado morto dias depois, vítima de uma overdose.
Meses depois, em 1978, Tim Wright também deixa a banda, entrando Tony Maimone em seu lugar. Desta forma surge o primeiro disco do grupo, The Modern Dance, direcionando de forma simples e linear críticas ao homem de classe média industrializado e consumista. Este album acaba muito famoso dentro do circuito underground e se torna um marco na carreira do grupo.
Características Musicais
Influenciado por diversos estilos musicais distintos, a banda já chegou a misturar experimentalismo, cacofonia, barulho, jazz, rock'n roll, surf music, soul, funk, minimalismo, dentre outros. Antecipando a eferverencia do punk rock e do pós punk, acabou também sendo um dos pioneiros e fundadores do chamado "som industrial".
O objetivo do grupo de início era mostrar o lado caótico do mundo, do homem em meio ao holocausto industrializado; seus medos, rancores, paranóias, toda a convulsão social e toda a hipocrisia da modernidade. Para isso, criavam "músicas-pesadelo", que são desconcertantes e pouco melodiosas. Mesmo assim, as canções são compostas com muita técnica, precisão e os instrumentos se encaixam com muita harmonia. Sintetizadores e riffs energéticos de guitarra se misturam com técnicas que vão além da base convencional, usando desde ruídos à intervenções de música concreta, criando assim um equilíbrio entre acessibilidade e radicalismo.
A voz desesperada e enlouquecida de David Thomas adiciona uma característica paranóica, demente e ao mesmo tempo cômica na banda, uma vez que ele canta de diversas formas diferentes, explorando e experimentando características vocais (afinadas ou não) e até formas inovadoras de falar ao microfone, durante uma gravação. Ele salta, por exemplo, as oitavas no transcorrer de algumas músicas, indo do grave ao agudo em segundos e, assim, adicionando microtons de forma a oscilar inclusive na definição das notas.
Conceitos
Caracterizados por terceiros como pós-punk, o termo foi utilizado para englobar todas as bandas que se diferenciavam por guardarem uma ideologia menos imediatista e mais vanguardista, intelectualizada. As preocupações estavam para além da reutilização de fórmulas prévias.
Era necessário olhar para frente, experimentar, dilatar o escopo sônico do rock. E, para isso, o artista não precisava seguir padrões musicais ou uma determinada linha cronológica, bastava que houvesse cumplicidade estética e ideológica através de performances teatrais, músicas diretas, mas de paisagens abstratas e letras satíricas, surreais.
A exemplo de outros artistas e grupos que trilharam este caminho, segue-se Bauhaus, Talking Heads, Suicide, Frank Zappa, Sonic Youth, dentre outros. No entanto, para definir sua música (e fazer piada com os jornalistas que queriam rotular o grupo), o Pere Ubu cunhou o termo Avant Garage para refletir o interesse de toda a cena experimental vanguardista misturada com o rock underground de garagem.
Discografia
Início do Projeto (singles)
- (1975) 30 Seconds Over Tokyo/Heart Of Darkness
- (1976) Final Solution/Cloud 149
- (1976) Street Waves/My Dark Ages (I Don't Get Around)
- (1977) The Modern Dance/Heaven
Álbuns
Era Histórica:
- (1978) The Modern Dance
- (1978) Dub Housing
- (1979) New Picnic Time
- (1980) The Art of Walking
- (1982) Song of the Bailing Man
Era Fontana:
- (1988) The Tenement Year
- (1989) Cloudland
- (1991) Worlds in Collision
- (1993) Story of My Life
Era Moderna:
- (1995) Ray Gun Suitcase
- (1998) Pennsylvania
- (2002) St. Arkansas
- (2006) Why I Hate Women
- (2009) Long Live Pere Ubu!
Outros
EPs:
- (1978) Datapanik in the Year Zero
- (1996) Folly of Youth
- (1996) B Each B Oys See Dee Plus
Ao vivo:
- (1981) 390° of Simulated Stereo
- (1989) One Man Drives While the Other Man Screams
- (1999) Apocalypse Now
- (2000) The Shape of Things
- (2009) London Texas
- (2010) The Annotated Modern Dance
Coletâneas:
- (1985) Terminal Tower (coleção de singles e b-sides)
- (1996) Datapanik in Year Zero (boxed set)
Influência e Legado
- Apesar do Pere Ubu nunca ter sido uma banda popular, eles foram elevados ao título de banda cult após a produção do seu primeiro e mais famoso álbum, The Modern Dance. A partir daí, passaram a ter diversos seguidores devotados, além de influênciar diversas gerações de músicos vanguardistas do mundo inteiro.
- No dia 13 de Junho de 2006, as bandas Bauhaus, TV on the Radio e a conterrânea de Cleveland Nine Inch Nails se reuniram em Washington para executarem juntos, dentre diversas canções, uma homenagem ao Pere Ubu com um cover de Final Solution, uma das primeiras e mais emblemáticas do grupo.
- David Byrne, vocalista do Talking Heads, famosa banda new wave americana, já assumiu em entrevista ter David Thomas como grande inspiração ao cantar. Além disso, os arranjos de guitarra da banda explicitam uma forte influência dofunk rock misturado ao experimentalismo, de forma semelhante ao estilo musical do Pere Ubu.
- É considerado uma das primeiras bandas a adicionar samplers e sons eletrônicos programados para dentro do palco e das gravações de estúdio, técnica que seria altamente utilizada no rock alternativo das décadas seguintes.
- A canção mais famosa e também hino punk dos Dead Boys, Sonic Reducer, na verdade foi criada por David Thomas (junto de Gene O'Connor). A música foi usurpada para o primeiro disco dos Dead Boys sem a autorização de Thomas (e sem o qualificarem como autor da música), fato que o deixou abalado, apesar de não ter cortado os laços de amizade com a banda.
- Críticas e opniões sobre o Pere Ubu incluem, "A mais original e importante banda da geração New Wave", "A única banda de Rock 'n' Roll expressionista do mundo" e "A banda irmã de Velvet Underground, pois quem ouvir irá amar ou odiar instantâneamente.".
Nenhum comentário:
Postar um comentário