29 de agosto de 2010

Stratovarius: "a decisão de continuar com o nome é errada"

O Iron Maiden  Argentina FC conduziu recentemente uma entrevista com o músico e produtor finlandês Timo Tolkki (REVOLUTION RENAISSANCE, STRATOVARIUS). Alguns trechos da conversa podem ser conferidos abaixo:

Iron Maiden Argentina FC: O quê te fez tomar a decisão de acabar com o REVOLUTION RENAISSANCE?
Tolkki: A razão é muito simples. Em três anos, não fizemos um show sequer porque ninguém estava interessado. Era evidente que não dava para continuar mais, porque uma banda não pode existir sem o contato direto com os fãs. Musicalmente falando, talvez eu estivesse forçando demais para soar como algo que eu não sou. Não tenho certeza. Eu realmente não analiso a música o tanto que eu disse. Mas estou orgulhoso do álbum "Age Of Aquarius". Creio que ele passa muita emoção, embora seja meio obscura, mas também há alguma esperança. Sempre há esperança.

Iron Maiden Argentina FC: Por que finalmente você deixou os direitos de catálogo e do nome do Stratovarius para seus ex-companheiros?
Tolkki: Bem, a razão foi que quando eu decidi deixar o Stratovarius, eu tinha meus motivos e pensei bastante por um ano. Então, eu tinha razões racionais para sair da banda. O que eu não imaginava, nem nos meus piores pesadelos, é que eles continuariam com a banda e o nome sem mim. Continuar juntos, ok. Mas com o nome de Stratovarius, aí seria um problema para mim. Eu nunca achei que o Stratovarius fosse eu, como um guitar hero ou qualquer outra coisa. Eu era um dos cinco caras, embora tenha escrito 95% das canções e produzido todos os discos. Eu sempre disse que, se [Timo] Kotipelto [vocais], Jens [Johansson, teclados] ou Jörg [Michael, bateria] saíssem, o grupo não poderia mais se chamar Stratovarius. Então, penso que essa decisão foi, moralmente, errada. A minha filosofia é, talvez, um pouco diferente da de outras pessoas e quando eu ouvi que eles iriam continuar como Stratovarius, e eu possuia o nome e tinha os contratos com todos os músicos, decidi fazer o contrário. Eu cedi tudo. Porque eu realmente pensei, e continuo pensando, que a decisão de continuarem com o nome de Stratovarius é errada e sempre lutei pelo que acredito ser o certo. Então pensei: fiquem com tudo, então.

Fonte desta matéria (em inglês): Iron Maiden Argentina FC

Nenhum comentário:

Postar um comentário