28 de junho de 2010

Hoje na história do Rock Brasileiro - 28/06

ATENÇÃO - 1945: Nasceu, em Salvador (BA), o cantor e compositor Raul Santos Seixas. Um dos maiores nomes do rock nacional, Raul iniciou a carreira com a banda Raulzito e Os Panteras, a primeira de Salvador a usar instrumentos elétricos. A banda chegou a acompanhar artistas da Jovem Guarda que se apresentavam em Salvador como Roberto Carlos, Wandeléia e Jerry Adriane. Foi justamente Jerry Adriane que apadrinhou a banda levando-a para o Rio de Janeiro onde lançou o primeiro e único disco em 1968. De 1968 à 1972 Raul trabalhou como produtor para a gravadora CBS, produzindo para Renato e Seus Blue Caps, Trio Ternura, Jerry Adriane, entre outros. Escondido do diretor, Raul gravou o disco Sociedade da Grã Ordem Kavernista Apresenta Sessão das Dez (1971) junto com Sérgio Sampaio, Mirian Batucada e Edy Star. Seus primeiros sucessos foram gravados no disco Krig-Ha-Bandolo! (1973) como “Ouro de Tolo”, “Metamorfose Ambulante” e “Mosca na Sopa”. Lançou mais de vinte discos e compos grandes sucessos como “Há Dez Mil Anos Atrás”, “O Dia em que a Terra Parou”, “A Maçã”, “Let Me Sing, Let Me Sing”, “Maluco Beleza”, “Al Capone”, “Como Vovó Já Dizia”, “Rock das Aranhas” e “Cowboy Fora da Lei” e “Carimbador Maluco”. Seu último disco foi A Panela do Diabo (1989) gravado em parceria com Marcelo Nova (ex-Camisa de Vênus). Na época da gravação desse disco Raul já estava com sua saúde debilitada por uma pancreatite causada pelo consumo excessivo de álcool e dois dias após do lançamento Raul faleceu.


- 1968: Nasceu Otto Maximiliano Pereira de C. Ferreira, o cantor, compositor e percussionista Otto. Antes de sair em carreira solo, em 1998, Otto tocou percussão na Nação Zumbi e mundo livre s/a (com quem gravou dois discos).


- 1984: Eduardo Dusek lançou o disco Brega Chique. Os destaques são “Londrina” (Arrigo Barnabé), “Crápula” (Herbert Vianna) e a faixa título (que fez parte da trilha de uma novela da Rede Globo).


- 1989: Supla lançou o primeiro disco solo. Os destaques são “O Exibido” e “Motocicleta Endiabrada”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário