27 de junho de 2010

Andreas Kisser: "Qual língua a sua música fala?"

Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura, escreveu em sua coluna no Yahoo! sobre os idiomas na música pesada. Confira abaixo alguns trechos do artigo.

Neste último mês tive a oportunidade de tocar em dois festivais diferentes. O primeiro, com o Hail, foi o Rock in Rio Madri e o segundo, com o Sepultura, foi o Interlaken, na Suíça. Nas duas oportunidades estava presente a banda alemã Rammstein, um fenômeno da música pesada dos últimos anos. Os caras fazem um show espetacular, com fogos, explosões, luzes e lasers, fazendo os efeitos pirotécnicos do show do Kiss parecerem brincadeira de criança. O Rammstein é um exemplo de banda que canta na sua língua nativa e é mundialmente conhecida, pode lotar arenas em qualquer parte do mundo, não precisou “apelar” para o inglês para conseguir tocar fora da Alemanha. É muito raro ver isso acontecer, normalmente o mundo do rock torce o nariz para as bandas que cantam em outra língua que não o inglês.

Só para dar o exemplo, outras bandas alemãs de rock optaram por cantar inglês, como o Scorpions, o Helloween, o Accept, Sodom, Kreator e Destruction. É fato que alguns artistas, antes mesmo do Rammstein, conseguiram destaque internacional cantando em alemão, como a Nina Hagen, o Falco e o Die Toten Hosen, mas em geral, seja qual for a língua, os grupos sempre escolhem o inglês. É o caso do Celtic Frost – que também escreve em inglês, apesar de ser da Suíça, onde se fala alemão, italiano e francês -, do Mercyful Fate, da Dinamarca, o Abattoir, da França, a Lacuna Coil, da Itália, e até o ABBA, que surgiu na Suécia.
Leia a matéria na íntegra no link abaixo.

Fonte desta matéria: Yahoo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário