6 de maio de 2010

The United States Of America






The United States of America foi uma banda de rock psicodélico e rock experimental americana cujos trabalhos são um exemplo do início da influência da música eletrônica no rock.

História

Formada em 1967 por Joseph Byrd, a banda foi composta pelos seguintes membros: Joseph Byrd (música eletrônica, piano elétrico, órgão, caliope, e sintetizador Durrett de música eletrônica), Dorothy Moskowitz (vocais principais), Gordon Marron (violino eléctrico, e modulador de ondas), Rand Forbes (baixo elétrico) e Craig Woodson (bateria e percussão). Ed Bogas também foi creditado no primeiro álbum da banda, mas como músico ocasional, assim tocando órgão, piano, e Caliope. Ele se tornou membro oficial da banda em sua primeira e única turnê.


Álbum

Seu primeiro e único álbum intitulado com o nome da banda, começou a ser gravado em 1967, assim ficando pronto e sendo lançado em 1968.

O seu som mistura uma variedade de gêneros musicais, incluindo a avant-garde, rock psicodélico e rock progressivo. Um dos pontos mais notáveis da banda era que não tinha qualquer guitarrista, que por sua vez foram bastante radicais, como a guitarra elétrica ocupava uma posição central na música rock do momento. Em vez disso, eles usaram cordas, teclados e sons eletrônicos, incluindo sintetizadores primitivos, e vários processadores de áudio, incluindo o modulador de ondas.

Suas letras carregam um aspecto político e social. Seu som, principalmente pelo vocal de Dorothy Moskowitz, lembra bandas como Love, Velvet Underground (com Nico), Jefferson Airplane, Country Joe and the Fish, Frank Zappa, King Crimson, e The Moody Blues.


Fim

Apesar do apoio generalizado da crítica musical, o álbum vendeu mal e logo desapareceu - pelo menos no E.U.A., embora no Reino Unido manteve-se carinhosamente lembrado.

Em 1968, Os membros da banda foram presos por posse droga, e o clima entre os integrantes já não era mais o mesmo, assim levando a banda ao declínio no mesmo ano.


Após o fim

* Joseph Byrd formou o Joe Byrd and the Field Hippies que lançou o LP "The American Metaphysical Circus" em 1969. Gravou vários álbuns solo, escreveu músicas para a televisão, cinema, e trabalha como produtor musical. Dá aulas de música em um colégio na Califórnia.
* Dorothy Moskowitz trabalhou com Country Joe McDonald's All-Star Band, casou-se, assim teve duas filhas. Atualmente vive em um subúrbio de Okland, Califórnia. Escreve e dá aulas de música para crianças na rede de ensino local e desenvolve outros projetos musicais na área da Baía de São Francisco.
* Gordon Marron tornou-se musico de estúdio em Los Angeles, e atualmente vive no Havaí.
* Craig Woodson ensina percussão em Cleveland, Ohio. Anda fazendo turnê com o Kronos Quartet. Ele desenvoleu o projeto World Drumming usado em escolas americanas.
* Ed Bogas compôs trilhas sonoras para os desenhos Garfield e Peanuts e especialmente para o filme "Fritz the Cat", de Ralph Bakshi, baseado nos quadrinhos de Robert Crumb, e lançado em 1972.
* Rand Forbes trabalhou com sua própria empresa de desenvolvimento de software e continua tocando baixo clássico e eletrônico no sul da Califórnia.

Formação

* Joseph Byrd - Música eletrônica, órgão, piano, e sintetizador Durret.
* Dorothy Moskowitz - Vocal Principal
* Gordon Marron - Violino eléctrico, modulador de ondas.
* Rand Forbes - Baixo elétrico.
* Craig Woodson - Bateria e percussão.
* Ed Bogas - órgão, piano, e Caliope.

Nenhum comentário:

Postar um comentário